Geek Curioso | Ghostface, o assassino de Woodsboro

Seguindo a leva de postagens especiais que irá mais a fundo nas inspirações dos cosplays do CT, vamos conhecer quem é Ghostface, o assassino de Woodsboro homenageado no Geek’oween 2019.


Ghostface é um assassino em série criado originalmente por Wes Craven e Kevin Williamson para antagonizar Scream. Seu visual foi inspirado numa máscara projetada por Brigitte Sleiertin, uma empregada do Fun World, entre 1991 e 1992, como parte da série intitulada “Fantastic Faces“, que, por sua vez, criou uma máscara de Halloween inspirada na pintura O Grito de Edvard Munch, até que a máscara foi encontrada por Marianne Maddalena e Craven. O traje do assassino de Craven é composto por uma máscara de borracha branca com olhos, nariz e boca de um material preto, semelhante a um pano e um roupão com capuz, sempre sendo praticamente mudo e cometendo assassinatos em eventos que acontecem na cidade ficcional de Woodsboro, ou que se relacionam à cidade.

Durante os eventos de ScreamBilly Loomis acaba querendo se vingar de Maureen Prescott, que está tendo um caso com seu pai, e se une a Stu Macher para matar a moça e incriminar Cotton Weary, o namorado de Maureen. Um ano após o assassinato Maureen, o Ghostface surge oficialmente e começa a perseguir Sidney Prescott, filha de Maureen e namorada de Billy, projetando toda a raiva na garota e matando, um a um, as pessoas ao redor de Sidney, até que a dupla é assassinada por Sidney. Um tempo depois, quando Sidney vai para Windsor College, os assassinatos recomeçam, com as novas vítimas compartilhando nomes em comum com as vítimas originais, começando uma nova caçada que revela que o novo Ghostface é Mickey Alteri, um colega de Sidney que deseja ser um assassino famoso, e Debbie Salt, uma grande jornalista que se releva sendo a mãe de Billy Loomis, em busca de se vingar de Sidney. A história continua em Scream 3, quando Ghostface ressurge e assassina Cotton, atraindo Sidney para os estúdios onde está sendo gravado Stab 3, onde o Ghostface começou a assassinar o elenco do filme que recria os eventos de Woodsboro. Durante os eventos de Scream 3, o assassino é assumido por Roman Bridger, que se revela ser o meio irmão de Sidney que foi dado para adoção por Maureen, enquanto usava o pseudônimo de Rina Reynolds, e foi concebido quando a mulher foi estuprada em grupo. No décimo quinto aniversário do massacre feito por Billy e Stu, um novo assassino surge tentando criar um filme snuff, matando vários adolescentes e policiais antes de se revelar como Jill Roberts, a prima de Sidney, e seu amigo Charlie Walker.

Paralelamente, temos a série Scream, que segue com um Ghostface completamente independente de Sidney Prescott e de Woodsboro. Durante a primeira temporada da série, um assassinato brutal acontece depois de um incidente de bullying virtual, o que faz as ressurgir as memórias de um assassinato que aconteceu há 20 anos em Lakewood, algo que começa a perseguir Emma Duval, uma jovem estudante que começa a descobrir  que os assassinatos do presente e do passado têm uma forte conexão com Maggie Duval, sua mãe. Depois de muita caçada e luta pela vida, Emma acaba descobrindo que o Ghostface é Piper Shaw, a irmã perdida de Emma e filha de Brandon James (o homem que foi acusado pelos assassinatos de 20 anos atrás). A segunda temporada prossegue a história, revelando que Piper tinha um cumplice que resolve assumir o manto do Ghostface, seguindo a vingança da moça. Com o prosseguir da história, é revelado que esse novo Ghostface é Kieran Wilcox, o namorado de Emma que, na verdade, era o namorado de Piper. A série chegou então para uma terceira temporada, onde a história foi completamente rebootada e se desenvolve ao redor de Deion Elliot, um garoto que, há 8 anos atrás, testemunhou a morte de seu irmão gêmeo e fugiu sem prestar socorro, agora um assassino vestido de Ghostface (fantasia que o garoto usava quando morreu) surge para se vingar. No decorrer da temporada é revelado que o assassino a verdade é Jamal Elliot, o irmão mais velho de Deion, e Beth, sua namorada secreta, que estavam em busca de ser a protagonistas de sua própria história de terror.

Apesar de a identidade do assassino ser assumida por várias pessoas nos filmes, o personagem é sempre dublado por Roger L. Jackson e, quando vestido, interpretado, na maioria das vezes, por Dane Farwell, o dublê responsável por criar as principais características do assassino, como limpar a faca depois de matar e a movimentação única do personagem, além da estatura comum a ele. No universo dos filmes, a fantasia de Ghostface é uma roupa comum de Halloween, o que faz com que seja facilmente obtida e dificulta a descoberta da pessoa por trás da máscara, já sua voz, mesmo que ele muitas vezes ligue para seus alvos, é dificilmente identificável por que o assassino sempre usa um modulador de voz que esconde sua verdadeira identidade. Uma interessante curiosidade sobre os bastidores é que, apesar de Stu Macher ser um dos assassinos em Pânico, Matthew Lillard (seu interprete) nunca usou a roupa, mas Craven sim, no inicio de Pânico, sendo ele sob a roupa do assassino na cena em que Ghostface confronta Casey Becker (Drew Barrymore) e a garota o acerta com o telefone.

O personagem ficou tão marcante na cultura pop que rapidamente se difundiu como uma grande referencia nos filmes de slasher, tendo diversas cenas da franquia Pânico sido uma inspiração para os eventos de tantas outras produções, como aquele clássico “o assassino é o filho secreto da mãe da protagonista”, que foi mostrado em Pânico 3, ou as diversas cenas que foram eternizadas nas parodias da franquia Todo Mundo em Pânico (que nos EUA se chama Scary Movie, curiosamente o mesmo nome que Craven escolheu antes de resolver batizar o filme de Scream). Além disso, temos uma expansão em Dead by Daylight chamada Ghost Face, lançada em 18 de junho de 2019, onde o Ghostface é adicionado como uma das skins do assassino do jogo, e o rapper Dennis Coles, mais conhecido por Ghostface Killah, possui um álbum chamado Ghostface, onde sua capa possui o rapper com o rosto pintado semelhante ao assassino de Woodsboro.

Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *