Crítica | Aladdin [1992]

Nota
5

Aladdin é um garoto pobre que mora na cidade de Agrabah e precisa roubar para sobreviver, seu sonho é um dia ser rico e morar no palácio. Sua vida muda completamente quando o conselheiro do sultão Jaffar, disfarçado, convence o jovem a entrar na caverna do tesouro onde está o item que o vilão deseja, a lâmpada mágica. Após quase ser preso pela eternidade, Aladdin consegue fugir com a ajuda de um tapete voador e com o poderoso item que o levou a essa jornada. A princesa de Agrabah, Jasmine, está sendo obrigada pelo seu pai a casar, mas ela deseja casar por amor, por isso decide fugir do Palácio.

Andando pela cidade ela cruza com o garoto, que a mostra uma vida diferente, mas por causa do conselheiro eles são separados. Lançado em 1992, a animação conta uma história de amor impossível, mas que com um toque de mágica tudo pode se tornar real.

O longa possui grande profundidade, a construção dos personagens é belíssima, Aladdin que é um jovem sonhador, se mostra em alguns momentos egoísta e tem vergonha de quem é, mas depois passa a sentir orgulho de si. A princesa é uma mulher determinada e poderosa e ao longo do filme nos mostra cada vez mais sua forte personalidade, um dos personagens mais marcantes de toda a animação, o Gênio sem dúvidas rouba a cena com seu carisma e sendo em várias cenas o alívio cômico, Robin Williams usou seu grande talento ao dar voz a esse personagem, tendo boa parte das suas falas improvisadas, o que diferenciou ainda mais o personagem dos demais, a sua amizade com o jovem Alladin é certamente um dos pontos altos da evolução dos personagens na trama.

Com cores quentes e traços marcantes, o longa nos leva a Arábia das mil e uma noites e trás também referencias a outras animações da Disney como Pinóquio, A Pequena Sereia, Hércules, Dumbo e Mulan, trazendo os traços característicos de cada uma nos momentos em que aparecem. A trilha sonora garantiu o Oscar de melhor trilha original e a principal musica do filme, Um Mundo Ideal, levou também o de melhor canção e de melhor canção original.

Apresentando uma belíssima história de amor, Aladdin mostra uma história empolgante e divertida, repleta de lindas músicas, paisagens deslumbrantes e fortes cenas de luta, um entretenimento de altíssima qualidade digna de uma animação Disney.

Graduado em Biológicas, antenado no mundo geek, talvez um pouco louco mas somos todos aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *