Creepygeek | Paimon, O Obediente Rei do Inferno

Com o início de uma nova edição do Geek’oween, é o momento de retomada da série de matérias
onde serão apresentados detalhes sobre algumas figuras demoníacas que são
populares na sabedoria popular e no universo pop, a começar por
Paimon, O Obediente Rei do Inferno?


 

Paimon, também conhecido como Paimonia ou Paymon, é um ser muito famoso na demonologia, considerado com um dos reis do inferno e uma das entidades mais obedientes a Lúcifer. Segundo relatos, ele é citado listado no Ars Goetia como o nono dos 72 espíritos convocados por Salomão, sendo classificado como parte da categoria Reis, que são as entidades que devem ser seladas usando ouro, e o responsável por comandar 200 legiões de demônios. Paimon é o portador do conhecimento sobre todas as artes, ciências, e coisas secretas, sendo capaz de revelar todos os mistérios da terra, do vento e da água, o que a mente é, e tudo o que o mago que o convocar quiser saber. Segundo os relatos, Paimon é um demônio do dia e possui uma grande voz e ruge assim que chega, sendo as vezes solicitado para dar bons familiares e dignidade. Fisicamente, segundo os escritos, Paimon é retratado como um homem com um rosto afeminado que porta uma coroa e caminha montado em um dromedário, normalmente precedido por um séquito de espíritos de músicos (que remetem à época que ele era um anfitrião dos demônios e tocava trombetas, pratos, e qualquer outro tipo de instrumentos musicais).

Além da Ars Goetia, Paimon também aparece no Pseudomonarchia Daemonum, de Johann Weyer, e no Dictionnaire Infernal, de Collin de Plancy, onde é classificado como o vigésimo segundo espírito. Ele também aparece no Liber Officium Spirituum, onde é listado como o sexto espírito e como o terceiro rei, no Livre des Espiritz onde é chamado de Poymon e detalhado como o rei do oeste, e em algumas edições do Grimório do papa Honório, onde é chamado de Bayemon. Segundo alguns relatos, Paimon já foi um anjo de alto escalão, mas os relatos e traduções acabaram se perdendo com o tempo na especificação se ele era um Querubim ou um Dominion, e há ainda quem afirme que Paimon possui um comandante “bispo” chamado Sperion.

Na cultura pop, Paimon ficou mais famoso por conta de sua aparição como o ‘antagonista’ de Hereditário, onde ele aparece inicialmente como uma estátua e depois passa a possuir Peter, e por conta da personagem homônima de Genshin Impact, mas o ser já se tornou base para alguns outros personagens. Ele aparece na franquia Megami Tensei como um dos demônios que podem ser recrutados, aparecendo também no Devil Children White Book. O filme de terror Last Shift, de 2014, gira em torno de um culto liderado por um homem chamado John Michael Paymon, um homem extremamente obediente a Satã. Paimon, junto com Vepar, Procel e Astaroth, são invocados por Jonathan Graves durante os rituais do culto que protagoniza o filme, de 1984, Ghoulies. Paimon é o nome artístico de Paulo Rocha, o vocalista da banda A Ultima Theoria que, há alguns anos, abandonou o new metal para se tornar rapper, escrevendo músicas que mistura o rap com o ocultismo. Paimon é uma das entidades que tem seu ritual de invocação mostrado através do YouTube pelo canal BEHEMOTH-X. Em Magi: The Labyrinth of Magic, Paimon é a djinn controlada por Hakuei Ren, ela é uma djinn do vento, é a djinn do Amor Maníaco e do Caos e era a protetora do nono dungeon.

Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *