Análise | Genshin Impact

Nota
5

Genshin Impact é um jogo gratuito de RPG em mundo aberto chinês, desenvolvido pela miHoYo, que apresenta um bem trabalho ambiente de fantasia, um elogiadíssimo sistema de batalha baseado em magia elemental e troca de personagem, e usa o sistema de jogos gacha para monetização, permindo aos jogadores obterem novos personagens, armas e outros recursos. O jogo foi lançado para Windows, iOS, Android e PlayStation 4, em 11 de novembro de 2020 foi disponibilizado para PlayStation 5 e, segundo sua desenvolvedora, será disponibilizado para Nintendo Switch em breve.

OBS.: A análise foi feita com base na versão 1.2, batizada de Giz e Dragão, para PC.

 

ENREDO – UMA HISTÓRIA DE DOIS IRMÃOS

Aether Lumine são irmãos gêmeos que têm o poder de viajar entre mundos, mas após um visita a Teyvat, eles foram impedidos de viajar para o próximo mundo por uma poderosa Deusa Desconhecida, que se autodenominou “a sustentadora dos princípios celestiais”, atacando os irmãos, sequestrando um deles e colocando o outro em um sono profundo, que durou anos. Viajante (nome que o jogador assume durante o jogo, depois de escolher jogar como Aether ou Lumine) perdeu seus poderes após o ataque da Deusa, agora ele está vagando por Teyvat e, recentemente, acabou se unindo a Paimon para iniciar uma busca para contatar Os Sete, na esperança de eles poderem ajuda-lo a encontrar a Deusa e resgatar seu irmão/irmã, mas para isso ele precisará viajar pelos sete reinos, protegidos pelos sete Arcontes e ajudar os moradores locais a enfrentar os problemas causados pelos Seres do Abismo e pela conspiração dos Fatui. Cabe agora ao viajante salvar MondstadtLiyue, Inazuma, Sumeru, Fontaine, Natlan e Snezhnaya, na busca de ter o favor de cada um dos sete ‘deuses’.

GRÁFICOS – DESIGN DE UM JOGO PAGO

Um dos maiores atrativos do jogo é o seu visual deslumbrante, ele traz um design muito bem construído e detalhado que supera até o visual de alguns jogos pagos, mas que rapidamente surpreende qualquer um dos jogadores por ser muito acima do nível da maioria dos jogos free-to-play conhecidos. Cada personagem é muito bem construído, tem sua própria identidade, sua própria personalidade e detalhes perfeitos, o mesmo se aplica aos itens do jogo, às armas e aos inimigos, eles são muito bem desenvolvidos, de forma que temos diferenças visuais até nos diferentes elementos, o que nos leva a perceber que até a roupa de certos monstros muda de acordo com seu elemento, indo muito além da clássica mudança de visual que vemos em tantos outros jogos. O gráfico de Genshin Impact é muito comparado ao de The Legend of Zelda: Breath of the Wild, principalmente por o jogo ter muitas similaridades com o sucesso da Nintendo, mas fica claro no decorrer do game o quanto a franquia japonesa pode até ter inspirado o jogo chinês, mas este último consegue criar um desenvolvimento que o diferencia bastante e conquista sua própria fanbase.

AMBIENTAÇÃO – TEYVAT: UM MUNDO COMPLETAMENTE NOVO

Teyvat é um continente dividido em sete regiões, ou países, e cada região tem características bem definidas. O trabalho visual por trás de Genshin Impact fica ainda mais evidente nesse ponto, visto que todo o jogo vai muito além da simplicidade imaginável. Até a versão 1.2, só tivemos a possibilidade de conhecer duas das regiões do jogo (Mondstadt e Liyue), mas fica claro o quanto foi primoroso o trabalho dos designer de cada cenário, e quanto podemos esperar coisas ainda melhores no futuro do jogo. Como já foi visto, Mondstadt tem seu design inspirado na Alemanha, o que fica claro por cada estrutura na cidade central, nas ruinas ao redor da região e até nas vestimentas de seus habitantes, o mesmo pode ser notado em Liyue, que é inspirado na China, e que nos imerge num cenário muito mais natural, místico e cheio de riqueza hídrica e mineral. Mas não é só no visual que o jogo mostra as diferenças das regiões, isso também pode ser notado nos elementos de cada local, visto que cada cidade tem recursos exclusivos, que nos obriga a sempre estar transitando entre as regiões caso precisamos deles para cozinhar ou ascender personagens/itens. Tudo isso aumenta ainda mais nossa expectativa sobre o que veremos a seguir, já que temos a informação de que veremos uma Inazuma inspirada no Japão, um Sumeru inspirado na Índia e Egito, uma Fontaine inspirada na França, uma Natlan inspirada na América do Sul Pré-colombiana, e um Snezhnaya inspirada na Rússia.

SOM – UM CUIDADO QUE VAI ALÉM DO ESPERADO

Como já dito anteriormente, Genshin Impact é muito acima do nível da maioria dos jogos free-to-play conhecidos e até de alguns jogos pagos, e isso também fica claro na construção sonora do jogo. O game traz uma trilha maravilhosa, que nos imerge completamente em cada momento do jogo e nos contextualiza a cada região, tendo sido composta por Yu-Peng Chen e performada pela Orquestra Sinfônica de Xangai, e, acima de tudo, o jogo nos apresenta uma dublagem extremamente bem trabalhada, com direito a um dublador para cada personagem que vemos no jogo, inclusive para os NPCs com quem interagimos, o que faz o jogo ser ainda mais valioso e, por consequência, nos surpreender em como um jogo tão bem feito pode ter sido liberado grátis para todos.

JOGABILIDADE – UMA GRANDE BATALHA ELEMENTAL

O jogo é um clássico de mundo aberto que possui uma grande variedade de opções, que vão desde o ataque básico até um ult poderoso, e todos esses elementos de interação vão sendo incluídos no jogo pelos diversos atalhos e opções, além de ser combinado com um trabalho detalhado que parece vomitar características de RPG na nossa cara e nos levar a fundo numa jogatina única, que acaba nos levando mais a fundo nas diferenças entre o jogo chinês e o japonês, e nos faz ver com um olhar diferenciado toda a construção de jogos gacha, dando aos jogadores a opção de jogar sem gastar um centavo ou investir pesado no jogo e, mesmo assim, não ter sua jogatina muito interferida (deixando claro que o fato de pagar ajuda bastante a avançar com maior facilidade, mas o fato de não pagar não impede os jogadores de avançarem ao mesmo nível). Uma grande característica que surge muito forte no jogo é a Reação Elementar, que nada mais é do que a reação que os elementos possuem e como essas reações podem ser usadas contra ou a favor do jogador. No mundo de Teyvat, temos os elementos com um força enorme, quase tudo interage com AnemoDendroPyroElectroHydroGeo ou Cryo, isso inclui botões, altares, algumas plantas e até os monstros, e usar ataques desses elementos pode ser o determinante para ativar certos botões, destravar certos obstáculos ou ter facilidade/dificuldade no combate contra algum dos inimigos, e tudo isso ganha ainda mais impacto quando consideramos a combinação dos elementos, que pode ser usada nos combates para aumentar o dano ou diminuir, como é o caso de Hydro e Cryo que, quando combinados, causam Congelamento.

EXTRAS – BUSCANDO ENCONTRAR TODOS OS TESOUROS DO MAPA

O colecionismo é uma coisa que é muito incentivado no decorrer do jogo, seja na busca pelos baús, que possuem vários tipos e formas de alcançar, ou pelas Seelies, que estão dispersas pelo mapa e precisam ser levadas de volta aos seus lares para revelar baús, há muito o que fazer nesse mundo aberto na sua busca por chegar no 100%. O jogo tem baús espalhados pelo mapa, que pode estar embaixo de pedregulhos ou em cima de telhados, e até acampamentos de monstros que protegem certo tesouro, onde precisamos derrotar todos eles para que possamos acessar o baú. Além de tudo isso temos as Conquistas, que podem ser alcançadas de diversas formas, e que são dividas entre as listadas e as secretas (sendo essas últimas as mais divertidas de cumprir). O jogo ainda possui os arquivos, onde temos uma lista de materiais, armas, livros, observatórios, artefatos e comidas, o que nos incentiva a achar todos eles só para podermos destravar suas descrições, algo parecido com o que temos nos jogos de Pokémon com as Pokédex.  Temos ainda o incentivo pela coleção de personagens e a busca por deixar todos eles no nível máximo, o que incentiva, e muito, o mercado Gacha do jogo. Por último, mas não menos importante, temos os AnemoculusGeoculusÁgatas Carmesim, que são itens essenciais para o avanço do jogo e se encontram espalhados pelo mapa, mas que traz em sua busca uma sidequest ideal.

CONCLUSÃO – UMA GRATA SURPRESA QUE ASCENDEU MAIS ALTO QUE CELESTIA

Com uma premissa que rapidamente é capaz de conquistar qualquer gamer de plantão, Genshin Impact segue uma estrutura muito similar a diversos outros RPGs famosos, onde somos pouco a pouco introduzidos à mitologia do lugar e a personagens importantes para a história, dando todo suporte ao jogador, que é dotado de uma origem misteriosa e um dom nunca visto, o que o torna um ‘herói profetizado’, sendo levado a uma jornada que irá leva-lo até seu objetivo enquanto enfrenta os desafios que podem destruir cada região e entende sua cultura, crescendo no status de confiança das populações. Não é a toa que o game é tão premiado, tendo sido eleito pela Apple como “Jogo do Ano para iPhone” na App Store Best of 2020 e pelo Google Play como “Melhor Jogo de 2020”, além de ter sido indicado pelo Google Play ao prêmio de “Melhor Jogo de Escolha do Usuário”, no The Game Awards 2020 nas categorias “Melhor RPG” e “Melhor Jogo para celular” e no Golden Joystick Awards a categoria “Ultimate Game of the Year”. O fato de a trama estar sendo liberada aos poucos é outro grande atrativo, visto que usa a curiosidade do jogador como maior forma de fidelizar seu público, que se prende ao jogo ao tentar ficar atento aos seus desdobramentos, e também fortalece ainda mais o fandom do jogo ao dar material suficiente para a criação de diversas teorias, como o mistério por trás da cidade de Khaenri’ah e de Celestia, ou da identidade da Deusa Desconhecida, ou até de quem está por trás da Ordem do Abismo ou os planos dos Fatui e o verdadeiro poder da Gnosis.

Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *