Resenha | A Marca de Atena

Nota
4.5

“Annabeth agarrou-o pelo pulso e o lançou por cima do ombro. Ele caiu com força no calçamento de pedra”

Depois de meses, chegou o grande dia de Annabeth reencontrar Percy. A comitiva, composta por Annie, JasonPiperLeo, está a bordo do Argo II e adentrando o Acampamento Júpiter, o novo lar de Percy e o ponto onde a grande missão para impedir Gaia deve começar. Mesmo chegando ao terreno inimigo com uma missão de paz, a visita começa com o pé direito no momento que os romanos veem que o navio é uma arma de guerra grega com um dragão de bronze fumegante como figura de proa, e tudo piora ainda mais quando, por uma causa desconhecida, Leo começa a ser controlado por uma força misteriosa e começa a atirar contra Nova Roma, dando inicio a uma perigosa guerra civil entre gregos e romanos. Seriam os sete semideuses capazes de chegar ao objetivo, principalmente agora que os deuses estão ainda mais em colapso? Seria Hazel capaz de conviver com Leo, o garoto que parece tanto com seu amado Sammy? Seria Annabeth capaz de sustentar seu segredo, carregando em seu bolso uma moeda, um presente da mãe, e seguir a ordem intimidadora de ‘seguir a Marca de Atena‘ e vinga-la?

Depois de dois livros mornos, que nos apresentou novos personagens e novos cenários, é chegado o grande momento de Rick Riordan nos mostrar o encontro desses dois mundos, finalmente Annie, Leo, Jason e Piper se unem a Percy, Hazel e Frank para formarem o hepteto da profecia, finalmente temos uma trama de redescoberta para cada um dos envolvidos, numa aventura muito mais focada no desenvolvimento pessoal de Annabeth, mas que também mostra subenredos envolventes, como a reconexão de Annie e Percy, que depois de meses vivendo separadamente se transformaram em figuras totalmente novas, e o intenso triangulo formado por Frank, Hazel e Leo, que colide passado e presente ao mesmo tempo que desperta nossa curiosidade para sabermos mais a fundo sobre a história de Sammy e sua conexão com Leo.

“- Lá vem o Sammy – falou um dos garotos menores, com uma risadinha.
Sammy… Leo estremeceu. Quem era esse garoto?”

Numa jornada dentro de si mesma, Annabeth começa a questionar suas crenças, começa a questionar o que sua mãe realmente espera dela, começa a ficar em dúvida se deve realmente ouvir Atena, é durante esse livro que temos o maior foco na namorada de Percy, que vemos toda a evolução que ela passou nos últimos anos e o quanto ela deixou de ser a inteligente do grupo para se tornar a inabalável semideusa, uma líder nata. Indo no caminho inverso temos Jason, sendo apresentado desde O Herói Perdido como predestinado a ser um líder, o filho de Júpiter começa a perder sua força nesse livro, sua trama começa a ficar insossa e ele começa a ficar mais obtuso para os eventos ao redor, na capa do livro temos uma grande promessa na forma da promessa de uma intensa luta entre Percy e Jason, mas no decorrer do livro fica claro que fomos feitos de trouxa por John Rocco. Piper é outra personagem que perde muito a força no decorrer do livro, apesar de ainda termos muito de sua subtrama envolvendo os mistérios do Katoptris e seus segredos obscuros, ela cativa pouco aos leitores, o que faz com que sua relação com Jason fique ainda mais morna e melosa, para a decepção dos fãs.

Percy sempre foi o protagonista da saga, mas Rick consegue tirar um pouco o foco de seu astro para dar espaço para quem realmente tem uma história para contar, Percy teve seu destaque em O Filho de Netuno, dando muita evolução para o filho de Poseidon, agora precisamos ver ele baixar a guarda e realinhar sua relação com Annie, ele precisa voltar a se encaixar no papel do Cabeça de Algas agora que cresceu e se tornou o Pretor do Acampamento Júpiter. Leo está lidando com a percepção de que é a sétima vela, ele ainda precisa entender seu papel dentro do grupo, e isso se torna ainda mais pesado agora que ele busca entender o que aconteceu, quem o fez iniciar um ataque contra os romanos, e tudo só piora depois do seu amargo encontro com Nêmesis, que desperta neles medos a muito enterrados e dúvidas que ele nem havia pensado, tudo isso ainda mais alimentado pela forma como Hazel olha para ele, que o faz querer entender quem é Sammy.

“A sua mãe, a olimpiana mais equilibrada, estava transformada em uma maluca delirante e vingativa em uma estação de metrô.”

Hazel precisa voltar a se entender, agora o grupo tem novas adições e ela precisa adquirir confiança, principalmente depois de ter tido um passado tão traumático, a filho de Plutão não pertence ao nosso mundo, e talvez não devesse estar nesse grupo, mas reencontrar Sammy em Leo torna sua vida ainda mais caótica. Frank é outro que tem muito a evoluir, sua relação com Hazel fica ameaçada com a chegada de Leo, mesmo que o filho de Hefesto não entenda o motivo, agora ele precisa lidar com esse novo problema e conseguir equilibrar o fato de não ser exatamente um modelo de filho de Marte, mas ainda assim ser um grande guerreiro.

Nos levando a uma envolvente aventura pelo continente europeu, A Marca de Atena nos prende de uma maneira inesperada, criando um enredo confortável ao mesmo tempo que mostra as diferenças entre a mitologia grega e romana, e até nos surpreende ao resgatar fatos históricos e mistérios da antiguidade para compor, de uma forma completamente ficcional, um desfecho maravilhoso para a trama principal do livro e solucionar uma das maiores perguntas da antiguidade. O livro começa com a cena mais aguardada da saga, o reencontro de Annie e Percy, e evolui numa crescente agradável, sem deixar a peteca cair quase em momento nenhum (sim, estou falando de você Batalha do Campo de Trigo), ao ponto de culminar com um dos finais mais angustiantes de toda a franquia, deixando nas alturas a expectativa para o próximo livro da saga.

“A filha da sabedoria caminha solitária
A Marca de Atena por toda Roma é incendiária
Gêmeos ceifaram do anjo a vida
Que detém a chave para a morte infinita
A ruína dos gigantes se apresenta dourada e pálida
Conquistada por meio da dor de uma prisão tecida”

 

Ficha Técnica
 

Livro 3 – Os Heróis do Olimpo

Nome: A Marca de Atena

Autor: Rick Riordan

Editora: Intrínseca

Skoob

Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *