Geek Curioso | Yaksha, os espíritos da natureza hindu

Com o lançamento do Xiao em Genshin Impact, começamos a saber mais sobre os Yakshas, um subgrupo dos Adepti que protege Liyue e são liderados por Morax. Mas Yaksha não é um nome qualquer, e é justamente isso que vamos explorar na segunda postagem do Especial MitoloGeek.


 

Yaksha, nome que vem do sânscrito यक्ष (yakṣa), se refere a uma ampla classe de espíritos da natureza responsáveis ​​pela manutenção dos tesouros naturais escondidos na terra e nas raízes das árvores, eles geralmente são entidades benevolentes e costumam aparecer nas crenças Hindu, Jainista e Budista, tendo suas formas femininas batizadas de yakṣī (यक्षी) ou Yakshini (यक्षिणी). Eles normalmente são mencionados com entidades de dupla personalidade, sendo representados como fadas inofensivas, que são normalmente associadas a bosques e montanhas, ou como uma espécie de fantasma maliciosos ou caprichosos, que assombram os desertos e armam emboscadas para devorar os viajantes.

Monumentos de Yaksha são geralmente encontrados em templos da era antiga e medieval do sul da Ásia e sudeste da Ásia, servindo como divindades guardiãs, principalmente os do período do Império Mauryan. Essas estátuas geralmente possuem cerca de 2 metros de altura e costumam ter inscrições relacionadas à sua identificação como yaksha. Entre as esculturas mais conhecidas está a escultura de Manibhadra Yaksha, uma popular deidade da India, que foi descoberta a 22,5 quilômetros ao sul de Mathura, em Parkham, e a escultura de Mudgarpani Yaksha, uma divindade da India antiga, que foi descoberta em Bharana Kalan, 32 quilômetros a noroeste de Mathura. Kubera, o deus da riqueza hindu, possui o título de deus-rei dos Yaksha, tendo várias lendas que mostram entidades dessa classe como seus servos.

Os Yaksha (masculinos) são normalmente retratados como guerreiros temíveis ou como corpulentos, parecidos com anões, enquanto as Yakshini são retratadas como belas jovens com rostos redondos e felizes, seios e quadris fartos. Os Yaksha provavelmente eram as divindades ancestrais titulares das florestas e aldeias, sendo posteriormente transformados em divindades administradoras da terra e da riquezas enterradas. Foram encontradas ainda esculturas de Yaksha em Pawaya, em Bharhut, em Pitalkhora, em Vidisha, em Patna e em Besnagar. No Budismo os Yaksha são vistos ao lado de Vaiśravaṇa, o guardião do bairro norte, ou como os Doze Generais Celestiais que protegem Bhaiṣajyaguru, o Buda da Medicina. No Jainismo, Yakshas e Yakshinis são encontrados principalmente nos cultos aos Jinas, com os Yaksha aparecendo no lado direito da imagem Jina e as Yakshini no lado esquerdo, sendo vinte e quatro yakshas e vinte e quatro yakshis para os vinte e quatro tirtancaras.

Em Genshin Impact, é contado que os Yakshas eram um subgrupo de elite que existia entre os Adepti de Morax, o Arconte Geo. O grupo foi convocado para combater os demônios que se formaram a partir dos restos mortais dos deuses derrotados na Guerra dos Arcontes, um grupo formado por muitos guerreiros, mas onde cinco se destacaram, por ser os mais fortes: Bosacius (ou Marechal Vritras), Indarias (ou General Musatas), Bonanus (ou General Chizapus), Menogias (ou General Kapisas) e General Alatus. O jogo ainda não revelou muitos detalhes sobre a maioria deles, mas há um trecho que conta que um dos deuses antigos ficou sabendo da fraqueza de Alatus, usando-a para forçar o homem a servir como fantoche, e conduzir atos cruéis e sangrentos, mas tudo mudou quando, no campo de batalha da Guerra dos Archons, Morax derrotou o mestre de Alatus e o acolheu como Yaksha, posteriormente o rebatizando de Xiao. No jogo é revelado que cada um dos cinco principais possui a Visão de um elemento, sendo Alatus/Xiao o portador da Visão Anemo, Bosacius o portador da visão Electro e os outros três portadores das Visões PyroGeoHydro, talvez uma alusão aos Yaksha Hindus que são conectados com a natureza.

Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *