Geek Curioso | Jason Voorhees, a assombração de Crystal Lake

Continuando as postagens especiais que irão mais a fundo nas inspirações dos cosplays do CT, vamos conhecer mais sobre Jason Voorhees, a assombração de Crystal Lake, homenageado no Geek’oween 2018.


Jason Voorhees é um assassino em série criado por Victor Miller, com contribuições de Ron Kurz, Sean S. Cunningham e Tom Savini, como maior antagonista da Franquia Sexta-Feira 13. Jason originalmente era apenas um nome, criado para ser o filho de Pamela Voorhees e Elias Voorhees, nascido em 13 de junho de 19461, que acabou morrendo afogado após uma brincadeira no Acampamento Crystal Lake. Segundo os relatos de Sexta-Feira 13, o filho de Pamela morreu afogado no acampamento em 1957 (por negligência dos monitores), o que fez a mulher se tornar uma assassina sanguinária que caça monitores do acampamento para se vingar. O filme, que teve roteiro de Miller, trazia Jason como uma vítima e sua mãe como a verdadeira vilã, mas Savini assistiu Carrie e decidiu que Sexta-Feira 13 precisava de um susto final que fizesse todos pularem da cadeira, o que resultou na icônica cena final do longa, onde Jason surge no lago e mata Alice Hardy. Depois do sucesso da cena protagonizada por Ari Lehman, o segundo longa da franquia, Sexta-Feira 13 – Parte 2, trouxe a estreia oficial de Jason como antagonista, aparecendo com um saco de pano na cabeça e sendo interpretado por Warrington Gillette (quando sem o saco) e Steve Daskawisz (nas cenas de ação). Em 1983 veio o terceiro filme da franquia, Sexta-Feira 13 – Parte 3, onde Jason (agora interpretado por Richard Brooker) acaba invadindo uma loja de beira de estrada, matando seus donos, levando um novo conjunto de roupas e voltando para Crystal Lake. No decorrer do filme, Jason acaba encontrando com ShellyVera em Crystal Lake e roubando uma máscara de hóquei que pertencia a Shelly, o que completa o novo visual do monstro e acabou se tornando a base para as muitas encarnações seguintes.

Os filmes seguiram complementando a mitologia de Jason, como Sexta-Feira 13: Parte 4 – O Capítulo Final mostrando sua morte e Sexta-Feira 13 – Parte 6: Jason Vive mostrando que Tommy Jarvis acidentalmente ressuscitou Jason (agora interpretado por C. J. Graham e Dan Bradley), que volta como uma força explicitamente sobrenatural, dotado de força sobre-humana, poderes regenerativos e invulnerabilidade, algo que o fez ser elevado ao patamar de deus no panteão do terror. Sexta-Feira 13 – Parte 7: A Matança Continua chegou marcando o primeiro dos quatro filmes onde Jason foi interpretado por Kane Hodder, sendo o longa onde os produtores decidiram colocar Jason para enfrentar uma outra personalidade do panteão do terror, o que aconteceu por meio de Tina Shepard, uma adolescente com poderes psicocinéticos livremente inspirada em Carrie, que começa o filme despertando Jason, acidentalmente, com seus poderes e, após muito treino, vive um poderoso embate no final do longa. Jason Vai para o Inferno: A Última Sexta-Feira vai mais além, mostrando Jason ser explodido em pedaços para, logo depois, seu espirito possuir o corpo do legista depois de ingerir o coração do assassino, filme que se finaliza com uma cena mostrando Jason sendo puxado para as profundezas do inferno e, logo depois, a mão de Freddy Krueger saindo do mesmo lugar onde Jason foi levado.

Jason retorna, sendo interpretado por Ken Kirzinger, algum tempo depois quando, em Freddy vs. Jason, Freddy tornou-se incapaz de assombrar os sonhos das pessoas, usando seus poderes para, do inferno, ressuscitar Jason e usa-lo, disfarçado de Pamela Voorhees, para causar pânico e medo, e reacender os rumores de que Freddy Krueger estava de volta, o filme tornou-se o filme de maior bilheteria na série Sexta-Feira 13 e marcou ao trazer um violento embate entre os dois monstros mortos-vivos. Esse filme também confunde a mitologia quando conta que Jason tem medo de água, por conta de ter morrido afogado, algo que contradiz os eventos de todos os dez filmes que o antecedem. Ao mesmo tempo que Freddy vs. Jason era produzido, foi lançado Jason X onde, após ser congelado por uma uma capsula criogênica em 2010, Jason acaba sendo despertado em 2455, numa espaçonave que está visitando um versão poluída da Terra, onde não existe mais vida. O filme mostra Jason agindo dentro da nave, matando os tripulantes até o momento em que é morto e, acidentalmente, acaba sendo trazido de volta à vida por uma estação médica danificada, que o reconstrói como um ciborgue poderoso chamado Uber Jason. Jason só volta aparecer em 2009, quando é lançado Sexta-Feira 13, o remake do filme de 1980, que traz Derek Mears no papel de Jason.

Mesmo que os doze filmes da franquia Sexta-Feira 13 não tenham tido sucesso entre os críticos, a série é considerada como uma das franquias de maior sucesso nos Estados Unidos, com direito a jogos, quadrinhos, action figures, e diversos outros produtos de merchandising, além de ter uma poderosa fanbase que já foi responsável por criar diversos fan-filmes, réplicas dos trajes e máscaras de Jason Voorhees, que se tornou um ícone mundialmente conhecido, e tatuagens de diversos tipos. Foi justamente essa fanbase que definiu oficialmente diversos dos elementos da mitologia do assassino, como o fato de Jason não matar crianças, de preferir matar jovens instrutores de acampamento e jovens que fazem sexo antes do casamento (talvez por conta de sua formação cristã), Jason não fala (mesmo sendo sabido que ele não é mudo) e costuma matar com uma machete (mesmo que isso não seja obrigatório, já que ele mata com qualquer objeto que encontrar pela frente). Segundo as observações, ele tem 1,96 metro de altura, pesa 115 kg e ama unicamente sua mãe (de quem ele guarda a cabeça decapitada como lembrança). O pai de Jason nunca apareceu nos filmes mas, como Pamela fala que Jason é seu único filho, acredita-se que Elias teve outros casamentos posteriormente, o que explicaria a aparição de sua irmã, Diana Kimble, e saus sobrinhas, Jessica KimbleStephanie Kimble. Segundo as contagens da fanbase, Jason já matou 285 pessoas (sem contar as mortes de Jason X) e levou cerca de 435 tiros, 106 facadas e 20 machadadas, além de outras armas que foram usadas contra ele.

Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *