Trailer Comentado | Barbie

Considerado como um dos filmes mais esperados do ano, Barbie tem um trailer empolgante que só fez aumentar a expectativa e a vontade de muita gente ver esse filme direto nas telonas. O tempo passou, mas será que você enxergou todos os detalhes da estranha e da maravilhosa visão que Greta Gerwig e Noah Baumbach desenvolveram sobre a icônica boneca? Todos sabemos, a partir desse trailer, que a premissa básica do filme deve ser a Barbie de Margot Robbie, que estava vivendo uma vida perfeita na Barbielândia, precisar ir até o mundo real depois que as coisas começam a dar errado, o que inclui o fato de seus pés ficarem planos (algo que por si só é uma grande referência à estetica da boneca), com o entusiástico Ken de Ryan Gosling a tiracolo.

Mas não é só a trama que o trailer apresenta, ele também está cheio de referências, easter eggs e insinuações geniais, que tal fazer um mergulho investigativo em cada quadro desses breves 2:39 de vídeo e entender mais a fundo todas esses discretos acenos e pequenos momentos importantes?

O MAPA DO MUNDO REAL

Uma das primeiras piadas do trailer se encontra dentro da casa da Barbie Estranha, interpretada por Kate McKinnon, e pode ser visto quando a Barbie da Margot a faz uma visita: um mapa-múndi estranho que parece sugerir que a personagem tem uma leve obsessão pelo mundo real. Indo fundo na brincadeira, o mapa parece ser preenchido com vários boatos e teorias conspiracionais, como a Inglaterra que é representada tendo uma coroa e a Austrália sendo representada de cabeça para baixo, que pode ter conexão com uma gíria europeia que chama a Austrália de ‘Down Under’ (algo como pais de baixo, por ser um pais geograficamente abaixo da europa) e que virou um deboche reverso entre os australianos, o que se fortalece pelo fato de Robbie, uma australiana, estar profundamente envolvida no filme.

A BARBIE ESTRANHA E O MATRIX

Já foi identificado com muita clareza que a Barbie deMcKinnon, que ficou conhecida como Barbie Estranha, é a representação das bonecas mais comuns nas casas das meninas antigamente, aquela que foi abusada, pintada com canetas, teve o cabelo cortado e vivia jogada pela casa com as pernas em espacate, a versão mais autêntica que poderiamos ver de uma Barbie após um tempo de uso, talvez por isso ela seja a Barbie com maior conexão com o mundo real. No trailer, essa Barbie assume o papel do Morfeu para lhe forçar a escolher entre a pílula vermelha (o salto alto), que a levará de volta a sua vida normal, e a pílula azul (a rasteira), que a levará a saber a verdade sobre o universo, indo fundo na referência a Matrix e a poderosa escolha entre abraçar a verdade às vezes dolorosa ou a ignorância abençoada.

O MAGICO DE OZ

Desde o segundo teaser do filme, algumas cenas pareciam mostrar a importância que a trama de O Mágico de Oz (1939) poderia ter para o filme, levando muitos a acreditarem que o longa de 1939 pode ser uma grande referencia narrativa para Greta, como é o quadro onde temos a aparição de cartazes dos personagens do longa e a fachada do cinema da Barbielândia anunciando esse filme. Mas o trailer trouxe muito mais simbolismo a essa conexão, na cena onde vemos a Barbie se preparando para ir para o mundo real, a estrada que leva ao portal é uma estrada de tijolos rosa, uma clara referência à Estrada dos Tijolos Amarelos que Dorothy precisa atravessar em Oz.

VIAJANDO COM A BARBIE

Depois que sai em sua jornada para o mundo real, junto com Ken, Barbie passa por vários mundos diferentes que parecem ser inspirados em vários dos conjuntos clássicos da Barbie. Temos eles num barco que lembra o Conjunto Barco com Boneca, depois no espaço lembrando o Barbie Profissões Astronauta, temos um acampamento como em Conjunto Trailer dos Sonhos 3 em 1, um passeio de bicicleta que pode ser conectada ao Conjunto Barbie Passeio de Bicicleta e até um trajeto no gelo que lembra o Winter Sports Barbie.

É TUDO BARBIE

Depois de vermos que todas as mulheres, exceto a Midge, são Barbie, agora chegou a hora de enxergar que tudo mesmo é Barbie nesse mundo. Numa das cenas que mostra a Barbielândia podemos ver o aeroporto da cidade que exibe os letreiros BAX, já durante uma das cenas na praia, podemos ver a esquerda ao fundo uma Estátua da Liberdade da Barbie na cena da praia, e na cena onde o Ken de Kingsley Ben-Adir está tocando bateria na praia, é possivel ver ao fundo uma loja chamada Barbiedales (provavelmente uma referência à loja de departamentos Bloomingdale’s).

WARNER MARCANDO PRESENÇA

Seguindo com esse padrão de referências ao fundo das cenas, no momento em que vemos o personagem de Will Ferrell reclamando sobre a Barbie ter entrado no mundo real durante uma reunião do conselho na sede da Mattel, se olharmos ao fundo poderemos ver um arranha-céu que tem ‘Warner Bros. Discovery’ escrito nele, uma pequena homenagem ao estúdio que está produzindo o filme.

CAMEO DAS BRATZ

Para quem não conhece as Bratz, ela é uma franquia de bonecas estadunidense desenvolvida pela MGA Entertainment e lançadas em 2001. As bonecas foram criadas por Carter Bryant, ex-funcionário da Mattel, e rapidamente se tornaram uma das mais fortes concorrentes da Barbie, o que resultou em diversas controvérsias e brigas judiciais que tiraram as bonecas do mercado. Quando o trailer foi lançado, varios internautas perceberam o que parece ser um aceno bem atrevido às ‘rivais’ quando a Barbie encontra um grupo de meninas que não brincam com bonecas Barbie desde que eram mais jovens. As Bratz originais são Yasmin (uma morena), Cloe (uma loira), Jade (uma asiatica) e Sasha (uma negra), o quarteto parece claramente estar sendo representado pelas quatro garotas do filme, fora que a fala delas parece muito se conectar com o fato de que, na época do lançamento, as Bratz eram consideradas como bonecas para meninas que cresceram demais para brincar com Barbies.

A BARBIE VERDADEIRA

Uma das cenas mais icônicas do trailer é quando a narração é atribuída a uma personagem chamada Ruth e vemos uma velhinha conversando com Barbie num banco, nos fazendo acreditar que Ruth é ela, que fala que “Os humanos só têm um final”. Não há muita clareza sobre a conexão da voz com a personagem, mas rapidamente os internautas começaram a teorizar que Ruth seria uma referência a Ruth Handler, a criadora da Barbie. Handler inventou a boneca em 1959, foi a primeira chefe da Mattel e inspirou a boneca em sua filha, Barbara Handler. Outra grande descoberta dos internautas foi a de que a velhinha que aparece na cena nada mais é do que a própria Barbara Handler, a Barbie Original fazendo uma participação no filme da boneca que inspirou.

A REVOLTA DOS KEN

Essa última observação pode ser um ponto muito relevante na trama do filme, e só aparece por poucos segundos no trailer. No começo do filme, quando Barbie sai da Barbielândia, vemos um arco-íris sendo deixado para trás escrito “Barbieland”, já nesse relance que aparece no final do trailer, o nome mudou. No frame do final, onde vemos Alan (Micheal Cera) e duas Barbie na estrada de tijolos rosa, o nome da cidade foi alterado para Kendom, será que isso significa que os Ken decidiram dar um golpe e assumir o controle?

Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *