Teorizando | Terremoto e o Universo Compartilhado Musical

Já faz um tempo que o cenário do funk brasileiro está cada vez mais forte e, de uns anos para cá, as funkeiras drags se destacaram muito, mas será que você já percebeu que alguns clipes desse segmento estão interligados? Não estamos falando de UCM nem UCDC. Quem lembra dos clipes interligados de Lady Gaga? Pois bem, isso chegou no Brasil e estamos extremamente ansiosos para saber onde isso vai levar. Mas antes de pensarmos onde tudo isso vai acabar, que tal darmos uma explorada nos clipes que já saíram e no que eles estão mostrando?

O primeiro grande ponto desses clipes é o Felipe Sassi. Para os que ainda não perceberam, todos os clipes desse “Universo Musical” estão sendo dirigidos por ele, que é o “Diretor do pop”. Sassi é responsável por muitos materiais de sucesso e por dirigir clipes extremamente bem feitos e bem trabalhados que rendem, na maioria das vezes, um sucesso imediato, esse é o motivo de ele ser chamado de o “diretor dos clipes de 1 bilhão de visualizações”. Sabemos então que Sassi tem uma mente brilhante na criação do material e se uniu com o o produtor Ruxell, que deu um upgrade a mais em toda a trama, o que fortalece ainda mais a expectativa de como essa história vai acabar. O maior fato em toda essa história é que nada é confirmado até o momento tudo não passa de uma teoria que parece ser bem real, mas ainda não foi confirmada por ninguém. Então vamos partir do começo com Bumbum no Ar, primeiro clipe desse “universo”?

O clipe da música de Wanessa CamargoLia Clark é o primeiro ato de toda essa história, onde vemos um dupla perigosa tentando matar Jota Palhares, um político que, segundo as manchetes mostradas no clipe, é machista, racista e LGBTQfóbico. Toda a trama leva a dupla até uma casa de massagem, onde elas tentam matar o político, mas logo descobrem que o homem sobreviveu e está hospitalizado. Assim, elas então se unem novamente e invadem o hospital, onde tentam matá-lo novamente, mas a enfermeira chama a polícia. Numa fuga desesperada, a dupla fatal sequestra o político mas acaba sendo pega pela polícia antes de acabar o serviço.

Logo depois somos jogados nas mãos da Gloria Groove, que está liderando um levante num presídio em Coisa Boa. Aqui, é possível observar o desenrolar do segundo ato e as referências sendo jogadas na nossa cara, como cartazes nas paredes com fotos de IZA e um verso da música onde Gloria fala “Sem limite, no meu Visa, pesadona tipo IZA“, citando mais um membro desse “elenco”. Em seguida, temos uma cena onde podemos ver várias celas e, numa delas, vemos Wanessa e Lia, no que é a continuação de Bumbum no Ar. Inclusive, se prestarmos atenção aos detalhes, veremos que Wanessa está olhando para uma parede, onde está escrito “Cobra > Show > Frigorífico”, o que parece ser um plano. Ao seu lado, temos Lia lendo a Revista POC, que traz como destaque de capa o manchete sobre terremotos. O clipe então se finaliza com um som que parece sirene ou alarme, o que indica que uma fuga aconteceu, e que pode ter libertado nosso trio.

Agora fazemos uma licença poética rápida e paramos no tempo para mostrar outro clipe, chegou a vez de Brisa, da Iza, onde vemos a cantora numa embarcação cantando e curtindo bastante “a brisa” enquanto usa roupas nas cores jamaicanas e dança alegremente. Eu entendo que você vai achar que esse clipe não traz nada de importante para a trama, mas ele faz parte desse universo e eu já vou mostrar o motivo.

Chegamos agora ao que podemos chamar de terceiro ato e que é separado em 2 partes. Começamos então por Yoyo, que une Gloria Groove e Iza. O clipe se inicia com a mesma sirene que toca no final de Coisa Boa. Na cena, vemos Gloria entrando num carro dirigido por Iza, e o que está tocando no rádio? Quem falou Coisa Boa está de parabéns, é nesse ponto também que temos uma conversa da dupla, e Gloria pergunta a Iza “Tu não tava na praia, não?“, fazendo a clara referência à Brisa e, por fim, indica que foi iniciada a próxima fase. Ao que parece, o plano inclui dominar a televisão, onde, no início do clipe, vemos o mesmo repórter que noticiou o atentado a Jota Palhares falar sobre terremotos atingindo vários lugares do Brasil, outra informação que vai ser muito importante mais para frente. Iza e Gloria chegam para tirar o jornal do ar e mostrar seu “yoyo”, fazendo os telespectadores, uma família tradicional, ser hipnotizada pela dança que envolve estéticas tecnológicas e teatrais. Será esse o grande plano da “próxima fase”? Tirar a atenção dos terremotos?

Na segunda parte do terceiro ato, chegamos em Loko!, da Wanessa, onde vemos o que ela fez depois que fugiu da prisão. Lembra do que ela tinha escrito no muro? Cobra > Show > Frigorífico. Agora vemos a Wanessa fazendo um show com uma cobra, uma dança para encantar os homens. A cantora vai os hipnotizando aos poucos até que, no final do clipe, vemos todos acorrentados numa câmara de um frigorífico. Ou seja, ao fim entendemos que desde a prisão ela tinha um plano ou missão a executar, mas será que essa missão tem alguma relevância para o grande plano de Gloria? Já vimos Gloria e Iza dominar a TV, agora Wanessa dominar homens, o que será que vem a seguir? O fato é que no final vemos duas mulheres fazendo hambúrgueres, será que é de carne humana?

Agora que já demos uma geral em tudo que foi lançado, podemos pensar no futuro dessa história. Outro ponto que devemos citar é que a trama não está em ordem cronológica, já que os clipes foram lançados em épocas distintas, mas trazem referências que ajudam-nos a encaixá-los. Por exemplo, Yoyo foi lançado agora em Junho, já Loko! saiu em Novembro do ano passado. O começo da história, Bumbum no Ar, também saiu ano passado, em Setembro, enquanto Coisa Boa saiu em Janeiro desse ano, e Brisa em Abril desse ano. O que fortalece ainda mais a teoria de que há uma história planejada para ser contada, afinal é  praticamente impossível os clipes se conectarem tão bem sem que tenham sido lançados em ordem cronológica se não houver um planejamento para que essa conexão aconteça. Mas vamos agora pensar nos futuros lançamentos?

O fato de Yoyo mostrar uma noticiário falando de terremotos e Lia estar lendo uma revista sobre terremoto em Coisa Boa, fez muita gente acreditar que o próximo capitulo, ou até o final da trama, pode ser no clipe de Terremoto, música de Lia Clark e Gloria Groove, mas também há quem acredite que a música final deve ser alguma das quatro cantoras juntas, unindo todas as pontas numa conclusão de sucesso do plano. Entre as teorias, há quem acredite que Pabllo Vittar possa fazer parte, baseando-se no fato de o clipe de Seu Crime lembrar bastante o ideal do “universo” criado até o momento, mas o fato de Vittar estar com outros estúdios, e o clipe não ter o envolvimento de Felipe Sassi, pode ser a maior pista para eliminar essa suspeita. Outro ponto bem relevante é a existência de Rebola, música de Iza com a participação de Gloria Groove, e que ainda não tem clipe, será que seria mais um clipe a ser lançado como peça nesse “universo musical”?

Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *