Review | Escola para Maridos Brasil [Season 1]

Nota
4

Sabe quando o casamento parece perdido? Quando você não vê mais aquele homem por quem se apaixonou ou quando os hábitos parecem ser sofríveis? Com apresentação de Luigi Baricelli, o programa mostra oito casais com os relacionamentos por um fio, principalmente por causa de atitudes dos maridos, e sua última chance de salvarem seus casamentos.

O programa apresentado pelo Fox Life é uma produção original da Fox Networks Group Brasil, Fox Telecolombia e Endemol Shine Group Brasil, e estreou no dia 20 de setembro de 2016 mostrando casais com a relação desgastada em busca da felicidade na vida a dois. O programa visa fazer o marido reconhecer e corrigir seus erros, além de expô-los aos mais variados sentimentos, fraquezas e fortes emoções, resumindo: serem expostos a situações extremas que o façam o homem ideal para sua esposa.

Como toda escola, o programa traz aulas teóricas, práticas e de avaliação, sempre com um tema preciso para a relação, tudo para no fim restaurar a harmonia e eliminar ou modificar certos comportamentos e vícios, que foram desgastando as relações. A escola traz como matérias diversos temas, como a comunicação; a influência dos parentes e amigos; o sexo e a necessidade da arte de negociar; a aparência que eles passam; o ciúmes, raiva e os problemas de convivência; a confiança e o ato de ser sincero para não gerar conflitos; o controle dos gastos e a cumplicidade na hora do orçamento e de enfrentar problemas; o comportamento e o respeito que se deve ter com o outro; e a transmitir esse aprendizado adiante tanto por incentivar outros casais, quanto ao mudar atitudes e ajudar a esposa a se encaixar numa relação melhor.

Quanto aos casais, temos 8 casais com 8 estigmas de marido. A lista vem com Cido, o marido e chefe de Ana, que vive pelo trabalho e acaba levando essa superioridade para casa; Adriano, o marido mulherengo de Daniela, que sempre sai com os amigos solteiros e paquera as mulheres na rua; Eduardo, o marido imaturo de Patricia, que vive gastando sem limites e prioriza o gasto com diversão acima das despesas de casa; Felipe, o marido explosivo de Isabel, que quer ser sempre forte e zelar pelo corpo, o que acaba fazendo ele sempre explodir de raiva com a esposa.

Completando o time de maridos está: Tatinho, o marido ausente de Mayara, que é está sempre ocupado com tudo, sendo um bom pai, sendo um bom torcedor, mas sempre esquece de ser um bom marido e estar próximo da esposa;  Fachini, o marido machista de Bruna, que segue ao pé da letra a regra de marido trabalha e mulher fica em casa cuidando dos filhos e subjuga o tempo todo a esposa; Willian, o marido folgado de Vanessa, que vive em casa deitado no sofá ou na praia pegando ondas, que não trabalha por não gostar de ter chefe e vive num utópico sonho de um dia virar empreendedor sendo surfista; e Luiz, o marido agressivo de Flávia, que não dá atenção a mulher, que arrumou uma amante e está sempre humilhando sua esposa com palavras dolorosas.

E com o passar dos 13 episódios, de uma hora cada, de muita conscientização e correção das más condutas, sempre aprendendo, praticando e depois tendo que provar que mudaram, o programa finda com uma formatura dos maridos e a escolha de quem levará o título de ‘Melhor Marido’ da temporada, marido este que será premiado com uma segunda lua de mel, cujo destino é ele e sua esposa quem escolhem. E com toda a certeza o programa segue cheio de brigas, descontroles, tensões, emoções, expulsões e muita coisa em jogo, pois não temos apenas um jogo rolando, mas um casamento que pode morrer ou ser salvo ao fim da temporada.

O programa, que foi lançado pela Fox Networks Group Latin America na Argentina e já tem uma versão no México e uma futura versão na Colômbia,  chega ao mercado brasileiro apresentado e comandado pelo ator Luigi Baricelli, que a anos longe das atuações passou a palestrar sobre empreendedorismo e vive a mais de 15 anos com a mesma mulher (algo raro de se ver no meio artístico), ao seu lado temos a psicoterapeuta Ana Canosa, que atua como professora dos maridos e aconselhadora das esposas, ela valida as metodologias de cada prova e ensina como usa-las pelo bem do matrimonio. Para completar o time temos Felipe Solari, que é o inspetor das esposas, responsável por cuidar das atividades que elas devem cumprir, e Diana Bouth, inspetora dos maridos, que se responsabiliza por estar sempre guiando as atividades praticas que estes devem cumprir.

Seguindo o clássico ideal de Reality Show de DR’s, como Casos de Família e Teste de Infidelidade, temos Escola de Maridos, mas dessa vez temos algo muito mais sério, totalmente baseado e guiado por escolhas de terapeutas e psicólogos, mas que em certos pontos chegam ao extremo demais, como se agindo por meio do choque extremo para impor a mudança, mas foge do clichê ao tornar o programa muito mais sério, com ensinamentos que transcendem as telas e chegam ao telespectador, ele mantem a formula de usar problemas matrimoniais para ter audiência mas não se apega a isso, usando esse chamariz para construir um programa sério, que impõe respeito e mostra que pode-se sim ter audiência, polemica e disciplina num mesmo programa.

 

https://youtu.be/QoZ5-HZLJ9w

Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.

1 resposta

  1. Muito bom, o ideal é que o casal assistam e tirem proveito dos conselhos e toques dados no decorrer do programa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *