Review | Control Z [Season 1]

Nota
3.5

“/”

Colegio Nacional seria uma típica escola de ensino médio, se não fosse o surgimento de @_todosseussegredos_, um hacker que nasce no meio da escola e começa a estremecer a hierarquia interna, deixando os alunos a flor da pele, manipulando-os com seus segredos e punindo-os com suas postagens, que revelam os segredos mais obscuros daqueles que saem da linha. Tudo começa com Isabela, a famosinha da escola que reina de seu trono de popularidade e é derrubada quando o hacker revela seu maior segredo: Isabela nasceu Ismael, um garotinho transgênero que passou pela intervenção cirúrgica e enterrou seu passado, mas o mundo adolescente muda de cabeça para baixo aos poucos quando, um a um, cada aluno dessa escola se descobre nas mãos desse poderoso chantagista.

Mas uma aluna em especial parece ter alguma diferença, Sofía é desprezada nesse mundo, mas também tem um grande segredo que a coloca nas mãos desse contraventor, mas Sofía não fica parada, ela inicia uma investigação para descobrir a verdadeira identidade do hacker e acaba despertando a atenção dele, que começa a brincar com ela, iniciando uma brincadeira de gato e rato como só uma boa história de detetive é capaz de ter. Aos poucos vamos conhecendo cada um dos pilares dessa sociedade colegial, como Javier, o novato que é filho de um famoso jogador de futebol mas parece ter medo de seguir os passos do pai, Pablo, o namorado de Isabela que tem um caso com alguma outra garota, Raúl, o popular riquinho que é filho de um politico corrupto, Natalia, a diretora do fundo de caridade da escola que está desviando as doações para comprar bolsas de marca, Gerry, o bully briguento que esconde sua homossexualidade, além de tantas outras pessoas, como AlexLuisMaría, e tantos outros alunos que vagam pela escola e temem a revelação de seus segredos macabros.

Idealizado por Carlos Quintanilla, dirigido por Alejandro Lozano e produzido pela Lemon Studios, o show mexicano chega ao catálogo da Netflix em 22 de Maio de 2020, chamando imediatamente a atenção de seus  usuários e se consolidando, em apenas 24hs, como a produção mais assistida no Brasil. Se valendo de uma trama cheia de elementos comuns ao universo adolescente da atualidade, a série busca repetir a febre que Elite se tornou ao rechear sua trama com mistérios, tensões, além de todo o desespero pela revelação dos segredos (que fez fama em Pretty Little Liars Gossip Girl) e da dinâmica adolescente causada pelos hormônios a flor da pele (que fez fama em Sex Education). Apesar de a série ter semelhanças com todas essas séries, e até com Euphoria, aos poucos o show mexicano vai se expandindo, deixando claro que Control Z pode ser, na verdade, a aposta da Netflix para assumir o posto que será deixado por 13 Reasons Why, que terá sua temporada final estreando logo logo.

A série tem ótimas ideias, mesmo que com uma execução mediana, que se baseia numa premissa nada original mas com subtramas extremamente relevantes. A série lida com questões de sexualidade, como a transição de Ismael para Isabella ou as questões intimas de Gerry, que nos faz refletir o quanto as pessoas, mesmo sendo extremamente progressistas, podem ter uma certa dificuldade em lidar com essas questões. A subtrama de Gerry, apesar de ser deixada de lado quase a série toda, é uma das melhores da série, fazendo o valentão passar por toda uma evolução psicológica e emocional, com uma redenção linda que é seguida por uma das atitudes mais emocionantes da série, além de ser encerejada por revelações extremamente tocantes, deixando sua trama incompleta, mas com grande potencial para uma próxima temporada. Mas não é só a subtrama de Gerry que fica com um final aberto, temos muitas outras questões que ficam abertas e pedem uma segunda temporada, que pode ir mais a fundo nas consequências das revelações dos segredos e que deve expor a repercussão da descoberta da identidade do hacker.

 

Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *