Resenha | Vai Sonhando!

Nota
3.5

“Para o caso de você ter enfiado a cabeça embaixo de uma pedra o ano todo, somos a galera que se diverte na mesma medida em que faz compras e agora, que já compramos nossos novos guarda-roupas de verão, está na hora de aprontar de verdade. Você nos conhece e não há problema em admitir: Você queria ser uma de nós.”

Após o apimentado baile de formatura, o verão nunca soou tão promissor. Talvez seja pelo calor incessante que banha o ultimo respiro antes da jornada na faculdade ou, quem sabe, as inúmeras festas à beira da piscina que compõem o mundo privilegiado daqueles que sempre tiveram o mundo aos seus pés. Seja como for, nada é tão quente que não possa melhorar, principalmente quando a refilmagem ultramoderna de Breakfast at Tiffany’s está sendo rodada em Manhattam, deixando todas as garotas locais loucas para entrarem no elenco.

Por sorte, uma delas já está com seu nome no topo da lista. Serena van de Woodsen se prepara para estrelar a produção, ao lado de uma cobiçado galã de Hollywood que logo desperta seu interesse. Tudo parece fantástico, se não fosse a total falta de talento de atuação da moça. Enquanto tenta se descobrir e lidar com a pressão no set, S começa a entender que seu mundo dos sonhos pode ser um verdadeiro pesadelo.

Blair Waldorf vive seu próprio conto de fadas. Visitando seu amado no seu hábitat natural, B está determinada a dar o próximo passo para conquistar seu lugar na realeza. Mas, até o mais nobre dos ambientes não esta isento de sua própria dose de escândalos e confusões. Nate Archibald está ralando em Hamptons, tentando conquistar seu diploma antes de ingressar em Yale, mas até mesmo ele pode encontrar um pouco de diversão em meio ao trabalho forçado. A pergunta é, isso seria capaz de mudar de vez o garotão? Dan e Vanessa estão preparados para dar um novo passo involuntário na relação? Mas seria esse o melhor momento? Vanessa acaba de ser expulsa de casa e Dan…. bem, ganhou um certo interesse por ioga, além de seu árduo trabalho na Stand, a maior e melhor livraria de Nova York.

Embora seja apenas o início da estação, os jovens estão borbulhando e não perdem por esperar. Repleto de intrigas, dramas e, claro, muita fofoca esse verão vai ser o mais quente de suas breves e luxuosas vidas.

Gossip Girl sempre conseguiu despertar o pior em seus personagens e leitores, nos divertindo com o infortúnio alheio enquanto nos convida a encarar o mundo luxuoso na qual estava inserido. Acontece que, após o oitavo volume, uma fase pareceu ser encerrada, levantando questionamentos latentes sobre o que mais a serie teria a nos contar.

Chegando ao seu nono volume, Gossip Girl – Vai Sonhando nos mostra que ainda temos muito pela frente, mesmo que o último ato não esteja tão longe assim. Cecily von Ziegesar aproveita a última estação, que divide a vida de qualquer adolescente americano, para criar uma serie de eventos glamorosos que só uma it girl poderia sonhar. Dividindo seu verão em três atos, a autora aproveita cada segundo para incrementar e aprimorar toda futilidade que amamos conhecer. Seja pelos inúmeros plots, ou pela acidez presente nos textos, tudo aqui é construído para parecer maior e melhor, mostrando que não estamos nem um pouco preparado para o que está por vir.

Com capítulos curtos e repletos de ironias venenosas, a autora vai tecendo uma narrativa deliciosa de se ler, extremamente fluida e divertida, que nos conduz com maestria ao longo da trama. Mesmo com inúmeras locações, conseguimos absorver os diferentes aspectos e nos encontrar na trama. O que se torna ainda mais fascinante com a constante restruturação da trama em si, que insiste em frustrar acontecimentos que pareciam certos e firmados enquanto retorna antigos aspectos de seus personagens. Não é a toa que eles voltem a cometer os mesmos erros em situações totalmente diferentes.

Nate é o perfeito exemplo disso. Por mais que viva suas próprias aventuras, o rapaz sempre procura tampar um buraco com algo vazio e sem sentido, que sempre acaba se mostrando falho no final. Chega a ser irritante a indecisão e as burradas do personagem, que comete um erro atrás do outro apenas para perceber que tudo estava perfeito no primeiro momento.

Serena sempre foi o centro das atenções mas é quando mais precisa utilizar esse seu lado que ela o perde. Interpretando o papel eternizado por Audrey Hepburn, a loira encara uma narrativa mais próxima de Marilyn Monroe, mostrando o lado negro da fama. A constante pressão e as inúmeras cobranças exigem um alto preço da personagem, que parece perder sua essência enquanto tenta cumprir com as expectativas dos outros. É interessante acompanhar sua jornada e ver a fragilidade de uma das personas mais fortes e livres da saga, mostrando que certas atitudes podem tirar aquilo que temos de melhor.

Blair sempre recebeu uma enorme atenção, tornando-se peça essencial em todos os volumes até aqui. E, como não podia ser diferente, a garota mostra todo seu poder na sua nova jornada. B tem, não só um, mais dois arcos narrativos dentro da trama, trazendo toda a reviravolta necessária para nos manter empolgados. A personagem mostra sua maturidade e traz todo o crescimento que acumulou no decorrer da serie… sem perder sua essência, é claro. B consegue tirar proveito até das piores situações e virar o jogo a seu favor, trazendo seu jeito Blair de ser e nos encantando no processo.

Vanessa é a personagem que mais sofre no novo volume, parecendo herdar não só as roupas mas todo o azar de sua antiga companheira de quarto. V se vê em um caminho oposto aos seus ideais, passando por situações humilhantes que despertam nossa empatia, além de ser colocada em um local tão diferente do que planejava por pura necessidade. A narrativa de Dan continua uma bagunça total. O personagem já passou por inúmeras fases, e continua a ser colocado em situações que não condizem com aquilo que nos foi apresentado até então. Sua jornada parece típica de Nate, mostrando que a autora simplesmente não sabe o que fazer com o personagem que criou. Jenny, embora ausente, é constantemente lembrada, mostrando que nossa pequena J marcou a série e despertando nosso interesse para suas aventuras fora da ilha.

Divertido, escandaloso e digno de um tapete vermelho, Gossip Girl – Vai Sonhando traz uma narrativa deliciosa, que nos desperta para um verão como nunca se viu. Utilizando bem seus núcleos, o livro pode sim ter seus defeitos, mas isso não diminui em nada o seu prestígio. E, acredite, ele pode até pecar no caminho, mas quando acerta é algo que te deixa de queixo caído.

“Este era seu lugar. Esta era a sua festa. É claro que o filme podia estar no fim, mas a verdade era que o verão estava apenas começando.”

 

Ficha Técnica
  Livro 9 – Gossip Girl

Nome: Vai Sonhando!

Autor: Cecily Von Ziegesar

Editora: Galera Record

Skoob

Preso em um espaço temporal, e determinado a conseguir o meu diploma no curso de Publicidade decidi interagir com o grande público e conseguir o máximo de informações para minhas pesquisas recentes além, é claro, de falar das coisas que mais gosto no mundo de uma maneira despreocupada e divertida. Ainda me pergunto se isso é a vida real ou apenas uma fantasia e como posso tomar meu destino nas minhas mãos antes que seja tarde demais...

1 resposta

  1. Adorei saber o seu blog, constantemente que vejo um artigo tão bom de forma eu palato de comentar, gostei mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *