Resenha | Once Upon a Time: Uma Antologia de Contos de Fadas

Nota
4

“Os irmãos Grimm com certeza não podiam imaginar a imensa influência que sua antologia de contos exerceria na literatura.”

Se passaram mais de duzentos anos desde a publicação do primeiro registro dos contos dos Irmãos Grimm, um marco na história que tornou possivel que grandes lendas, como a do duende que promete sequestrar uma criança caso uma mãe não adivinhe seu nome, ou a da garotinha que passeia pela floresta para visitar sua avó e acaba cruzando com um perigoso lobo. Histórias que com o passar dos anos foi sendo difundida junto ao tecido da cultura mundial e que ganhou bordados mais graciosos quando acabou parando nas mãos da Disney, capaz de dar uma nova beleza às histórias como a de CinderelaBranca de Neve, histórias que cresceram até se tornarem onipresentes na história da humanidade.

Depois do enorme sucesso de Lost, uma série que trazia uma mitologia extremamente detalhada sendo desenvolvido por uma série de personagens detalhadamente construídos e conectados, Edward KitsisAdam Horowitz se sentiram prontos para criar um novo projeto grandioso, que trouxesse o mesmo teor denso de mitologia em paralelo com personagens profundos e cheios de camadas, foi assim que nasceu a ideia de Once Upon a Time, uma série live-action que fundia uma base clássica, bebendo dos diversos contos dos Irmãos Grimm, com uma liberdade mágica, brincando com os personagens que a Disney já tinham adquirido os direitos e até lançado filmes. Para comemorar o sucesso da série, a ABC Studios e a Disney Book Group decidiram reunir alguns dos contos que inspiraram as produções da Disney e ao show, numa busca por resgatar as origens e presentar os mais jovens com a possibilidade de ter um contato novo com essas histórias tão antigas, resgatando as versões originais escritas pelos Irmãos Grimm.

Com ilustração de Kevin Tong, a obra reúne trinta histórias trazidas diretamente do passado, reunindo as mais conhecidas com as mais esquecidas pelo tempo, o que torna a edição tão mais poderosa e preciosa. Enquanto somos levados a conhecer versões mais puras de histórias como João e MariaO Ganso de OuroRapunzelRumpelstilsequim e O Príncipe Sapo, também temos a chance de conhecer histórias menos populares, como é o caso de Seis Atravessam o Mundo InteiroO Rei Barba de MelroO Alfaiate ValenteA Guardadora de GansosO Pescador e sua Esposa. Trazido ao Brasil pelas hábeis mãos da Editora Planeta, o livro ganha uma força surpreendente com a tradução de Elisa Campos, que mantém o teor histórico de cada um dos contos ao mesmo tempo que o torna envolvente, sendo fiel à tradição oral que já habita há décadas no Brasil ao mesmo tempo que não deixa que o teor original nas obras seja afetado, afinal, como trazer a história de HanselGretel para o Brasil sem transforma-los nos, por nós conhecidos, JoãoMaria?

Once Upon a Time: Uma Antologia de Contos de Fadas é uma leitura leve, que pode ser ótimo para passar o tempo mas que não é uma grande fonte para reflexões ou surpresas, o livro pode até não parecer conectado em nada com a série da ABC, mas se mostra como um compendio aos olhos mais atentos, construindo uma base para enriquecer a experiencia daqueles que estão se aventurando na série ou que querem começar a assisti-la. Com contos de todo tipo, a obra pode parecer meio repetitiva em certos pontos, já que há histórias que podem até ser diferentes mas parecem ser apenas versões distintas de um mesmo caminho, podendo ser considerada por muitos como uma tentativa de usar o nome e o sucesso da série para vender um livro que não teria muita saída por si só, mas que após uma boa leitura deixa clara sua intenção e sua motivação, leitura que, devo salientar, será rápida, fluida e divertida na maioria dos contos.

“Esperamos que esse livro estimule as pessoas a se reunir.”

 

Ficha Técnica
 

Livro Único

Nome: Once Upon a Time: Uma Antologia de Contos de Fadas

Autor: Irmãos Grimm

Editora: Planeta

Skoob

Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *