Resenha | O Fantasma da Ópera

Nota
4.5

Que aterrorizante segredo esconde-se nos subterrâneos da Ópera de Paris? Que mistério atormenta um dos mais majestosos palácios dedicados à arte na capital francesa? Uma das histórias de terror e amor mais famosas do século XX, O fantasma da Ópera combina romance e suspense para narrar o triângulo amoroso entre a linda e talentosa cantora lírica Christine Daaé, o frágil e apaixonado visconde Raoul de Chagny e o sinistro e obcecado gênio da música que habita os porões do teatro.

O Fantasma da Ópera é conhecido por suas diversas adaptações, seja para cinema ou teatro, misturando terror ao romântico, sem esquecer do tom de sarcasmo que toma um foco maior nessa obra, satirizando os vários clichês românticos.

Primeiramente Christine se apaixona pelo seu “Anjo da Música”, sua voz é algo celestial e puro que a transporta para perto de seu falecido pai, ele então começa a lhe dar aulas, fazendo a garota conseguir o papel de Margarida na ópera, mas ao se apresentar aparece Raoul, o amigo de infância e primeiro amor da jovem, ao perceber esse sentimento que ambos compartilhavam, o Anjo, que também é o nosso Fantasma, fica irado querendo a cantora só para ele, e seu lado implacável vem a tona.

O Fantasma é um homem chamado Erik, que com suas deformidades parece um morto vivo, mas não se engane por isso, ele é o personagem mais humano que é retratado no livro, com sua paixão pela jovem cantora lírica e sua vontade de ser amado de volta, ele por muitas vezes acaba sendo cruel e basicamente o antagonista, mas os leitores sentem algo mais por ele, sua historia deixa qualquer um pensativo e simpatizante de algumas de suas ações.

Já Christine Daaé seria a donzela em perigo, que logo muda sua perspectiva a respeito do Fantasma em vista de sua aparência deformada, esquecendo de todo e qualquer gesto bondoso que ele a tenha demonstrado. Ela é uma garota que se apaixonou pelo Visconde de Chagny desde sua infância, mas que por Erik, se afasta e ignora o jovem, se tornando um tanto infeliz. Mesmo em meio a tudo isso, ela ainda sente uma certeza pena pelo seu Anjo da Música.

Raoul é apaixonado pela cantora, mostrando sempre que pode sua devoção a ela, ficando preocupado e magoado pelas ações da garota que o rejeita, o fazendo começar a espiona-la e segui-la por onde quer que seja. Ele seria o oposto de Erik, um jovem belo e com atitude heroica.

Esse é um livro que entretém e faz o leitor pensar, a jornada de Erik faz doer o coração de qualquer um, mesmo com o rosto de um morto vivo, ele possui um coração que só deseja sentir o amor, por muitas vezes se machucando por não saber como agir. Um defeito da narrativa é como ela pode se arrastar em certas partes, fazendo o leitor se entediar se não estiver muito animado com a leitura, mas algo que deixa interessante é que o livro é contado como numa entrevista, fazendo parecer que de fato tudo ali citado aconteceu.

 


HOST LENDO O MUNDO
França
Ficha Técnica
 

Livro Único

Nome: O Fantasma da Ópera

Autor: Gaston Leroux

Editora: Ediouro

Skoob

Me chamo Lilith(RealOficial), sou do signo de Touro, escrevo a muito tempo, seja fanfic ou resenha, e amo muito todo esse universo. Assisto de tudo, acho que meus favoritos são Sci-Fi, Aventura e Medieval. Ah, claro, e Neil Gaiman,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *