Resenha | Inferno no Colégio Interno

Nota
5

“Para Beatrice –
Você estará sempre no meu coração,
Na minha memória
e no seu túmulo.”

Após passarem por maus bocados na Serraria Alto-Astral e conseguirem escapar por pouco das garras do Conde Olaf, os Órfãos Baudelaire se encaminham para seu novo lar: a Escola Preparatória Prufrock, um colégio interno em forma tumular com uma série de regras e normas que tornam a vida de seus estudantes insuportável e torturante. Mas tudo isso pode ser remediado por um ensino de qualidade e o conforto de uma segurança avançada que impede que qualquer malfeitor se aproxime da instituição. Correto?

Caro leitor, estamos falando da vida dos irmãos mais desafortunados que já passaram pela face da Terra, vocês já devem ter aprendido que nada funciona bem para nossos protagonistas. Enquanto tentam não enlouquecer em meio a aulas sem sentido, trabalhar em um escritório e aturar os enfadonhos e horríveis recitais de violinos que mais parecem uma serra elétrica em funcionamento, Klaus, Violet e Sunny encontram um pouco de esperança em meio ao caos. Duncan e Isadora Quagmire eram trigêmeos até perderem seu irmão e seus pais num desastroso incêndio que devastou suas vidas, sentindo uma forte ligação com os Baudelaire, os Trigêmeos Quagmire procuram tornar a vida dos seus amigos o mais tolerável possível no ambiente hostil.

Mas estamos falando dos Baudelaire e suas raras esperanças são logo supridas por desencanto e desolação, quando um curioso Instrutor aparece no colégio para transformar a vida dos nossos protagonistas em um verdadeiro inferno. Por favor, leitor, procure algo mais agradável aos seus olhos. Algo com um final feliz e que não contenha tanto desalento. Você tem uma ótima oportunidade de largar essa série repleta de sofrimento e aprofundar sua mente em algo divertido e feliz, mas se mesmo assim você insiste em prosseguir, esteja preparado para todo o desafortunado destino em mais um capítulo da vida dos Baudelaire. Não diga que não foi avisado…

Lemony Snicket retoma sua desagradável pesquisa e nos entrega mais um pedaço da desventurada história dos irmãos Baudelaire. Inferno no Colégio Interno é o quinto volume da saga e nos apresenta alguns novos conceitos que engrandecem e atiçam nossa curiosidade sobre o mundo de Desventuras em Série. Sua escrita pessimista e com leves spoilers atiça a curiosidade do leitor e nos conduz a uma trama cheia de humor negro e eventos fantasiosos.

É gratificante observar como Lemony trata respeitosamente seu leitor, mesmo voltado para o público infantil, a trama demonstra um crescimento e não procura emburrecer seu enredo por isso. Snicked trata seu leitor como ele merece ser tratado, isso que o diferencia de tantas obras do gênero. E, assim como nos livros anteriores, Snicked tem uma precisão ferina para construir críticas pesadas à nossa sociedade, como, por exemplo, um ambiente que deveria ser seguro e acolhedor possa ser tão cruel e cheio de bullying ou como os adultos não parecem dar a mínima para esses problemas, inclusive, muitas das vezes, piorando tudo. Ou como é importante o hábito da leitura e o quanto isso agrega a cada um.

Os personagens são sublimes. Klaus, Violet e, principalmente, a pequena Sunny apresentam um crescimento palpável. É gratificante acompanhar o desenvolvimento deles e fazer parte disso, nos importamos com seus destino e torcemos pelo melhor, embora saibamos que tem uma grande chance de acabar tudo de uma forma desastrosa. Duncan e Isadora são um raio de luz em meio as trevas, com suas peculiaridades e moral inabalável, os Trigêmeos Quagmire ganham nosso afeto e respeito desde sua primeira cena, mostrando o aí ao parecidos são com os Baudelaire e se mostrando amigos leais e valorosos.

Carmelita Sparks é uma tenebrosa adição a trama. Irritante e cheia de si, Carmelita é aquele tipo de personagem que você ama odiar. Seja por seu jeito impertinente ou por seu desejo de chamar a atenção para demostrar o detestável ela é, Carmelita dificilmente passa despercebida na multidão . O Vice-diretor Nero é irritante e infantil, um personagem abominável que insiste em torturar seus alunos achando que somente sua opinião é a que importa (não muito diferente de pessoas reais que talvez alguns de vocês conheçam). E temos o Conde Olaf, retornando em mais um disfarce e preparado para executar um plano maquiavélico para recuperar a fortuna dos órfãos.

A edição da Seguinte é primorosa e casa bem com os volumes anteriores. Repletos dos desenhos originais de Brett Helquist e com uma projeto gráfico maravilhoso, a obra ganha um destaque magnífico. As folhas amareladas e a fonte confortável são um deleite aos olhos, embora a obra seja cheia de tragédia sua edição é magnífica. Parabéns Seguinte.

Repleto de caranguejos mordedores, castigos duríssimos e um plot-twist magnífico, Inferno no Colégio Interno da um pontapé magistral para um novo arco na vida dos Baudelaire, criando milhares de teorias na cabeça dos fãs e nos mostrando que tudo que pensávamos entender é apenas a ponta do iceberg. Estejam preparados para a pro cima crianças, pois tudo está prestes a mudar de vez…

“ Os Órfãos Baudelaire olharam para o lema e juraram que não morreriam sem antes encontrar a solução daquele mistério soturno e intrincado que projetava uma sombra sobre a vida deles.”

Ficha Técnica
 

Livro 5 – Desventuras em Série

Nome: Inferno no Colégio Interno

Autor: Daniel Handler / Lemony Snicket

Editora: Seguinte

Skoob

Preso em um espaço temporal, e determinado a conseguir o meu diploma no curso de Publicidade decidi interagir com o grande público e conseguir o máximo de informações para minhas pesquisas recentes além, é claro, de falar das coisas que mais gosto no mundo de uma maneira despreocupada e divertida. Ainda me pergunto se isso é a vida real ou apenas uma fantasia e como posso tomar meu destino nas minhas mãos antes que seja tarde demais...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *