Resenha | Fortaleza Impossível

Nota
5

Até maio de 1987, Billy Marvin – um garoto de 14 anos que mora numa pequena cidade em Nova Jersey – é definitivamente um nerd feliz.

Ele e seus amigos inseparáveis, Alf e Clark, passam as noites se empanturrando de biscoitos e milk-shakes diante da TV, assistindo filmes e conversando sobre música, cinema e seriados. Com a mãe trabalhando no horário noturno e a casa toda para si, Billy vara a madrugada fazendo aquilo que mais ama: programando videogames em seu computador.

Mas então a Playboy publica as fotos escandalosas de Vanna White, a famosa apresentadora de TV por quem os três são fascinados. Como ainda não são maiores de idade para comprar a revista, eles planejam um ousado assalto para roubá-la. É quando Billy conhece a brilhante, enigmática, e também nerd, Mary Zelinsky, e tudo começa a mudar…

Um livro muito bom, cheio de reviravoltas que parecem não ter como serem resolvidas, o conflito entre amizade e um relacionamento a mais, e claro, a dificuldade de saber o que fazer do futuro quando ninguém põe fé nos seus sonhos. Essa historia tem de tudo, não vou mentir mas esperava algo bem diferente do que me foi apresentado no decorrer da leitura, fiquei surpresa com o jeito como tudo parecia tão real, a simplicidade daquilo tudo poderia ser a sua própria vida, ou até como se fosse um colega seu te contando historias loucas sobre o que aconteceu na época de escola.

Tudo começa por conta de uma playboy, os meninos começam a bolar planos mirabolantes e infalíveis (Cebolinha manda lembranças), mas tudo parece dar errado, até que um garoto mais velho que trabalhou na loja alvo fala um jeito de surrupiar a revista. Com um único problema, ele não sabe o código de segurança, o que deixa o plano inviável, mas ai que vem a ideia de um dos três meninos seduzir e arrancar os números da filha do dono da loja.

Billy Marvin é o protagonista deste livro e o próprio narrador, deixando a experiência mais divertida. Ele é um simples garoto nerd que ama programar jogos, nunca conheceu o pai e tira notas baixas por só querer saber de BASICS. Sua vida começa a mudar por conta da Playboy, mas não para por ai, pois quando Mary Zelinsky lhe oferece um panfleto de um concurso para jovens programadores nada permanece igual. Ai temos Alf, o baixinho do grupo, e o mais exagerado, sem falar das teorias malucas de padres disfarçados criadas por ele mesmo, pode se dizer que ele é o alivio cômico do grupo, mas as vezes suas piadas podem ser um pouco cansativas, o tipo engraçadão que não é tão engraçado.

“Os jogadores teriam trezentos segundos para subir uma montanha e penetrar numa gigantesca fortaleza, no meio da qual havia uma princesa presa. Havia guardas e cães de guarda por todo canto; se eles colidissem com o herói ou o tempo se esgotasse, o herói ficaria preso na fortaleza por toda a eternidade.”

Então temos Clark, um garoto lindo, forte e alto, mas totalmente inseguro por ter nascido com os dedos da mão esquerda colados, consequência de uma doença chamada de Sindactilia, por isso se fecha muito em relação a garotas e se limita aos seus dois amigos de infância. Mary Zelinsky é a filha do proprietário, uma garota esperta que consegue transformar, com o Commodore 64 da loja, músicas inteiras para melodias 8-bits, que começa a ajudar Billy a programar o melhor jogo que já imaginou, Fortaleza Impossível.

Pode por impossível nisso, pois logo começam a ter diversos problemas com os códigos e precisam aprender linguagem de computador em menos de um mês para nesse mesmo tempo terminar o jogo.

Com uma narração descontraída o livro toma um curso que muitas vezes tem uma virada no meio do caminho, se tornando algo que te faz querer terminar no mesmo dia. No meio de fantasias eróticas, roubos, códigos de programação e alguns refrigerantes, esses amigos acabam se metendo numa roubada atrás da outra, digno de um filme de sessão da tarde, Jason Rekulak entrega seu primeiro romance que retrata os anos 1980 de um jeito gostoso e de fácil compreensão.

E para quem gostou do livro e estiver interessado é só clicar aqui que será redirecionado para página do jogo que segue fielmente ao que Billy e Mary criaram, sendo um ótimo extra para aqueles que leram.

 

Ficha Técnica
 

Livro Único

Nome: Fortaleza Impossível

Autor: Jason Rekulak

Editora: Arqueiro

Skoob

Me chamo Lilith(RealOficial), sou do signo de Touro, escrevo a muito tempo, seja fanfic ou resenha, e amo muito todo esse universo. Assisto de tudo, acho que meus favoritos são Sci-Fi, Aventura e Medieval. Ah, claro, e Neil Gaiman,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *