Resenha | As Delícias da Fofoca

Nota
4

“Advertência: todos os nomes verdadeiros de lugares, pessoas e fatos foram abreviados para proteger os inocentes. Quer dizer, eu.”

Blair Waldorf está passando por uma séria crise. Após a separação de seus pais, a garota precisa lidar com o novo namorado da sua mãe, que toma conta de sua casa e se torna intimo demais em um tempo alarmante. Como se não bastasse tudo isso, sua ex-melhor amiga, Serena van der Woodsen, retorna do internato onde passou o último ano, no momento mais inoportuno possível. 

O retorno da garota deveria ser motivo de comemoração, mas Blair se acostumou com a ausência da estonteante amiga. Serena sempre roubava toda a atenção pra si, deixando Blair a sua sombra, até que a garota aprendeu a ganhar os holofotes, tornando-se o centro da seu grupo seleto. O que não contribui com a constante falta de informação que recebeu da amiga durante o período mais difícil de sua vida e o olhar embasbacado que seu namorado, Nate Archibald, atribui a garota.

Serena, por outro lado, apenas deseja retornar ao seu cotidiano. Mas, tudo parece mudado e ela se sente deslocada no seu próprio ambiente. Sem entender o por que do tratamento frio e distante de seus amigos, a loira tenta uma reaproximação apenas para se ver constantemente rejeitada e humilhada por aqueles que sempre estiveram ao seu lado. Com uma serie de fofocas sendo espalhadas sobre o real motivo do seu retorno, a garota se vê cada vez mais isolada em um local que sempre foi acolhedor e fácil de lidar, mas, nenhuma dessas informações se compara ao segredo que Serena guarda. Um segredo tão forte que pode abalar as estruturas do Upper East Side.

Cecily Von Ziegesar sempre viveu com a nata da sociedade. Frequentando as melhores escolas e convivendo com o seleto grupo de poderosos da elite nova-iorquina, a autora conheceu o melhor e o pior dos socialites que reinam soberanos na grande maçã e, utilizando esses conhecimentos, ela decidiu extrapolar esses assuntos e criar uma das series de livros que a tornaria conhecida internacionalmente.

Lançado em 1 de Abril de 2002, Gossip Girl – As Delícias da Fofoca da o pontapé inicial à serie de livros que traz uma sátira deliciosa sobre o mundo dos poderosos, que se escondem na alta sociedade nova-iorquina. Aprofundando suas garras no mundo secretos dos adolescentes mimados que possuem o mundo aos seus pés, von Ziegesar construiu uma rede animada e cheia de escândalos que vai moldando com maestria a futilidade de seus protagonistas.

São adolescentes egocêntricos que utilizam suas facilidades para humilhar e criarem uma hierarquia dentro da hierarquia. Todos com bons nomes, bem grandiosos e com uma facilidade incomparável de conseguir drogas e bebidas que os adultos fingem ignorar… se não fosse por eles passarem vexame, é claro. Mas há algo de inebriante em suas aventuras singulares, que nos da um gosto apurado da vida adolescente como ela é.

Utilizando bem as redes sociais, Celily vai construindo um uma trama rápida e ágil cheia de ironias e sarcasmos típicos da adolescência, fator que se torna ainda mais acentuado pela narradora escolhida, que não possui papas na língua ao conduzir a história. A Gossip Girl se entrelaça na historia com comentários mordazes que engrandecem ainda mais a narrativa. Tirando suas intromissões ocasionais para alfinetar os acontecimentos narrados, a blogueira ainda apresenta capítulos próprios que parecem retirados das páginas da web, onde solta as fofocas e flagras mais recentes da Elite adolescente. Irreverente, ousada e bastante venenosa, a narradora se esconde no meio de seus alvos trazendo uma magnitude ainda maior para tudo aquilo que a autora deseja nos contar.

Blair Waldorf idealiza sua vida como um grande filme, na qual ela é a mocinha. Pensando cada passo como uma cena bem executada, a patricinha entra em colapso quando algo foge do seu roteiro pré-estabelecido. Com o retorno de Serena, Blair traz de volta antigos ressentimentos com a qual não sabe lidar, além de ver o seu status comprometido pelo poder carismático de sua antiga amiga. Ela se sente acuada, ignorada e repleta de uma crueldade latente para quem ousar entrar no caminho do seu final feliz. É através dela que temas cruciais são levantados, trazendo uma dinâmica mais real à personagem que tem muito o que acrescentar a história.

Serena sempre conseguiu todas as coisas que quis com uma facilidade assustadora, então, ver se mundo totalmente alterado, e ser isolada quando costumava ser o centro de seu universo, é um baque enorme para ela. Vivendo uma vida isolada e repleta de fofocas sobre o real motivo de seu retorno, a loira tenta se adaptar a sua nova condição enquanto planeja recuperar sua antiga vida, fazendo-a explorar alternativas que nunca passariam por sua cabeça. É nesse cenário que Serena entende a urgência do período em que vive e como isso pode afetar seu futuro como um todo.

Nate Archibald é o garoto ideal. Lindo, atlético, de boa família e extremamente rico, o galã é o namorado modelo da garota mais legal da escola… Tirando o fato que ele não a ama de verdade e sempre foi apaixonado por sua melhor amiga. Vivendo quase o todo tempo todo drogado, o garoto se torna um personagem passivo, que apenas permite que as coisas aconteçam ao seu redor enquanto é levado pela maré. Indeciso e cheio de receios, o rapaz passa a ser alvo das disputas das garotas com pouca vontade própria dentro da história.

Dan Humphrey é um outsider. Com uma alma de artista, o rapaz se sente deslocado em meio a toda futilidade cotidiana de seus colegas de classe. Embora conviva com eles diariamente, Dan tem uma origem mais humilde que seus colegas de classe, o que o faz passar quase invisível em seu meio, algo que ele abraça com toda vontade exceto por um detalhe… O rapaz sempre foi perdidamente apaixonado por Serena, com quem tem sonhos ardentes e sonha construir um futuro feliz e longe de toda essa futilidade.

Jenny Humphrey é o extremo oposto do seu irmão mais velho. Tendo uma admiração crescente pelo mundo glamoroso do qual apenas pode sonhar, a garota esta determinada a se encaixar e ser aceita entre suas colegas, fazendo de tudo que estiver ao seu alcance para ser notada. Ela fica em polvorosa quando recebe a atenção de sua maior inspiração, Serena van der Woodsen, com quem sonha construir uma amizade, embora seja muito mais nova que a garota. Vanessa Abrams odeia todas suas colegas de classe. Aspirante a cineasta, a garota possui um ar rebelde, que não se encaixa no mundo onde está inserida contra a vontade. Assim como Dan e Jenny, ela não possui o mesmo berço de suas colegas, tendo como único afeto o poeta por quem é apaixonada. Chuck Bass foi criado no ciclo social mais elitista de Manhattan. Sendo um mulherengo incorrigível e tem uma personalidade mais asquerosa entre os personagens mas, devido ao poder de seu sobrenome, ele é tolerado por seus amigos.

A edição possui uma capa chamativa, que descreve todo o luxo e encantos que sua história tem a proporcionar. A Galera Record fez um ótimo trabalho na tradução, trazendo capítulos estilizados que nos colocam dentro da história. As paginas off white ajudam na leitura e nos ajudam a navegar com uma facilidade impecável pelas festas e loucuras da alta sociedade. Um mimo que merece ser aproveitado.

Repleto de intrigas, traições e muitas fofocas, Gossip Girl – As Delícias da Fofoca entrega uma trama simples e bastante cotidiana (para eles, é claro), onde nem mesmo o luxo pode esconder os defeitos das pessoas mais frívolas da sociedade. Com uma linguagem divertida e ácida, como só Cecily sabe escrever, o livro nos convida a um mundo belo e podre, que, tirando todo luxo e glamour, não é tão diferente dos conflitos adolescentes que tanto conhecemos. E, em uma sociedade tão dependente de suas redes sociais, essa história nunca pareceu tão atual.

“Vou ficar de olho. Vou ficar de olho em todos nós. Este será um ano turbulento e desagradável. Dá para sentir o cheiro dele.
Beijos,
Gossip Girl.”

 

Ficha Técnica
  Livro 1 – Gossip Girl

Nome: As Delícias da Fofoca

Autor: Cecily Von Ziegesar

Editora: Galera Record

Skoob

Preso em um espaço temporal, e determinado a conseguir o meu diploma no curso de Publicidade decidi interagir com o grande público e conseguir o máximo de informações para minhas pesquisas recentes além, é claro, de falar das coisas que mais gosto no mundo de uma maneira despreocupada e divertida. Ainda me pergunto se isso é a vida real ou apenas uma fantasia e como posso tomar meu destino nas minhas mãos antes que seja tarde demais...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *