Resenha | Anjos e Demônios

Nota
5

“A ciência e a religião não estão em desacordo. É que a ciência ainda é muito jovem para compreender.”

Robert Langdon é apenas um professor de simbologia de Harvard, até que ele recebe um fax com a foto de um cadáver e uma ligação exigindo sua presença no Vaticano. O papa morreu e estamos nas vésperas do conclave que vai eleger o novo Papa, mas todo o caos começou por conta de um misterioso símbolo marcado a fogo no peito de um físico assassinado em um grande centro de pesquisas na Suíça, um ambigrama que faz referencia aos Illuminati, uma antiga sociedade secreta que jurou um dia destruir a Cidade do Vaticano.

Com medo de a vingança finalmente acontecer, Robert é convocado para ajudar a encontrar a nova arma devastadora, roubada do centro de pesquisas, que irá explodir a Cidade do Vaticano e matar os quatro cardeais mais cotados para a sucessão papal, tudo isso numa caçada frenética por criptas, igrejas e catedrais, e acompanhado de Vittoria Vetra, uma bela cientista italiana. 

“Ter fé é um dom, e Deus definitivamente não me deu esse dom.”

O livro se utiliza do histórico conflito entre ciência e religião,  representados pelos Illuminati e a Igreja Católica, contando uma história eletrizando, que se torna sufocante e angustiantes em certos momentos, que retrata uma aventura que se passa durante as 24h em que ocorre o conclave. Somos conquistados pela inteligência de Robert Langdon, deslumbrados pelos locais onde somos levados e pelas informações que nos são reveladas, somos atingidos por uma faísca de romance tolo e improvável mas que causa uma tensão palpável e gostosa.

Como se tudo isso não bastasse, o livro conta ainda com uma reviravolta inacreditável. Dan Brown tem extrema habilidade em jogar bastante suspense numa trama e ainda assim conseguir nos dar uma extraordinária aula de história por meio de suas fascinantes informações sobre ciência, religião e história da arte, aguçando nossa curiosidade e nosso conhecimento sobre o que está oculto por trás da historia de diversos monumentos e documentos históricos. Anjos e Demonios é o segundo romance policial de Brown, mas já mostra que ele tem um ótimo futuro pela frente como o grande Romancista da atualidade e com um personagem forte o bastante para ser tão lembrado quando Sherlock e Poirot.

“A água penetrou como finos punhais de gelo em seus flancos. A dor durou apenas alguns segundos. Depois veio a paz!”

 

Ficha Técnica
 

Livro 1 – Robert Langdon

Nome: Anjos e Demônios

Autor: Dan Brown

Editora: Sextante

Skoob

Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *