Resenha | Alerta de Risco

Nota
5

Alerta de Risco é um rica coletânea de histórias de terror e fantasmas, de ficção científica e contos de fadas, de fábula e poesia — produzidas em diversas épocas e para diversos fins —, que exploram o poder da imaginação. Em “História de aventura”,  Gaiman pondera sobre a morte e sobre como, ao falecer, as pessoas levam consigo suas histórias. No suspense “Caso de Morte e Mel”, ele nos presenteia com sua visão genial do mundo de Sherlock Holmes. “Hora nenhuma” é um conto muito especial sobre Doctor Who, escrito para o quinquagésimo aniversário da série de TV, em 2013.

E há também um texto escrito exclusivamente para esta coletânea: “Cão Negro”, que revisita o mundo de Deuses Americanos ao narrar um episódio que envolve Shadow Moon em um Bar durante seu retorno aos Estados Unidos.

 “Certas coisas ficam à espreita, esperando pacientemente por nós, em passagens sombrias da nossa vida. Acreditamos que ficaram para trás, que as ultrapassamos, que lá vão ressecar e encolher e serão levadas pelo vento – mas estamos enganados. Elas permanecem lá na escuridão, à espera, se exercitando, praticando seus golpes mais potentes, o soco impetuoso, duro e insensível no estômago, só aguardando o momento em que voltaríamos por aquele caminho. ”

O livro já se inicia com um aviso simples para que, se o leitor for sensível a certos gatilhos, seria melhor repensar a escolha do que se ler, afinal, aqui veremos diversas histórias que posso apostar que terão um final ruim. Bem, para alguém pelo menos. Algo que também é muito interessante nesse livro é que Gaiman diz sua inspiração para cada um, nos mostrando um pouco mais do processo criativo e nos fazendo entender melhor o que se é passado.

Pode ser dito também que diversos destes contos podem mexer com você até demais, entrando a parte dos gatilhos, pode ser sutil mas quando percebe, já era. Sem falar do que pode ocorrer sem que seja de fato notado, algum personagem que lhe é familiar ou quem sabe uma frase simples que não parece ser tão importante, quem sabe quais as verdadeiras intenções de uma velha senhora que mora no castelo?

 “Estamos todos usando máscaras. É isso que nos torna interessantes. ”

Essa é a terceira coletânea de contos de Gaiman, o que significa muito para um autor, já que ter um livro inteiro de contos só seu já é algo raro, imagine três inteirinhos! Neil nos mostra a cada dia o quanto é um escritor maravilhoso que não deixa passar nada, sem falar de suas ideias intermináveis que nos rendem diversos momentos de felicidade e curiosidade. Sua escrita não deixa a desejar em nenhum instante, mudando diversas vezes o foco narrativo para que se adeque melhor ao conto da vez, sem falar dos que na verdade são poemas que podem até introduzir algum conto.

 


HOST LENDO O MUNDO
Reino Unido
Ficha Técnica
 

Livro Único

Nome: Alerta de Risco

Autor: Neil Gaiman

Editora: Intrínseca

Skoob

Me chamo Lilith(RealOficial), sou do signo de Touro, escrevo a muito tempo, seja fanfic ou resenha, e amo muito todo esse universo. Assisto de tudo, acho que meus favoritos são Sci-Fi, Aventura e Medieval. Ah, claro, e Neil Gaiman,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *