Resenha | A Arte da Guerra

Nota
3.5

Sun Tzu, um estrategista militar, realça neste livro a importância do conhecimento, indicando que é essencial o autoconhecimento (suas próprias forças e fraquezas), o conhecimento do inimigo e o conhecimento do contexto e do ambiente envolvente (condições políticas, geográficas, culturais, etc.). Dividido em 13 capítulos, onde cada um deles aborda diferentes aspectos da estratégia bélica. Neste tratado sobre a guerra, o conflito é abordado como uma característica inseparável do ser humano. A própria guerra é mencionada como um mal necessário, mas um mal que deve ser evitado sempre que possível.

Mas sua funcionalidade vai além da militar, nele encontramos ideias, ensinamentos, estratégias e muitas filosofias de Sun Tzu. A maioria dos conceitos ali apresentados são perfeitamente aplicáveis na carreira, na vida e nossa luta diária com pessoas que tendem a fazer o mal em nossas vidas.

Sun Tzu teve ilustres seguidores que utilizaram-se de seus ensinamentos, e enquanto o seguiam a risca foram amplamente bem sucedidos, como exemplo temos o maior e melhor General da Segunda Guerra Erwim Rommel General Alemão do III Reich, da visão de infantaria montada, que seguia a risca os ensinamentos de Sun Tzu na guerra no deserto (Afrika Korps) ele foi vitorioso mesmo com desvantagem numérica de homens e de material bélico.

É literalmente um livro para todo aquele que quer está preparado para a guerra e seu campo de batalha. Afinal travamos guerras diárias e não nos damos conta disso.

 


HOST LENDO O MUNDO
China
Ficha Técnica
 

Livro Único

Nome: A Arte da Guerra

Autor: Sun Tzu

Editora: L&PM

Skoob

Nasci em 2001, pernambucana de muitos sonhos e amores que faz dos livros o portal para o conto de fadas que deseja viver.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *