Geek Curioso | Homúnculo, a vida humana artificial alquímica

Seguindo a seleção dos grandes mitos que permeiam a cultura pop, iremos para uma lenda que está muito mais no campo das pretensões: o Homúnculo.


 

A Alquimia sempre se desenvolveu na base de seus três grandes objetivos: transmutar metais em ouro, fabricar o Elixir da Longa Vida, ou Vida Eterna, e criar uma vida humana a partir de materiais inanimados (superando os limites da clonagem). Os homúnculos são justamente esses seres humanos nascidos de matéria inanimada, seguindo vagamente o ideal da vida artificial que a Cabala fundamenta a partir dos Golens. Homúnculo ou homunculus é uma palavra latina que significa “homem pequeno”, tendo surgido originalmente a partir dos estudos de Antonie van Leeuwenhoek que, ao observar um espermatozoide humano, pensou ter visto dentro dele uma miniatura do ser humano, de cerca de doze polegadas de altura.

Com o passar dos anos, baseado nos estudos de van Leeuwenhoek, Paracelso marcou época ao realizar as primeiras experiências de homúnculo, segundo registrou no livro De Natura Rerum, seguindo a ideia de que é possivel criar vida a partir de sêmen humano ao coloca-lo em uma redoma aquecida em esterco de cavalo durante quarenta dias, o que o fará ser transformado em um embrião. No século 18, outro cientista ficou bastante famoso ao investir seus estudos na teoria do homúnculo: Johanned Konrad Dippel. As experiências de Dippel o levaram a fecundar ovos de galinha com sêmen humano e tapar o buraco com sangue de menstruação, experiências essas que assustavam os aldeões de Darmstadt, na Alemanha, que, segundo relatos, viram várias humanos diminutos aprisionados dentro de seu laboratório. Acredita-se até hoje que a história tenebrosa relatada pelos aldeões tenha sido a grande inspiração para Mary Shelley escrever uma de suas maiores obras, Frankenstein.

Os relatos de experiências envolvendo homúnculos só ressurgiram anos depois, mais especificamente em 2015. Em 16 de novembro de 2015, o russo Korney postou no YouTube um vídeo onde mostra que começou a replicar os experimentos de Dippel, fecundando ovos de galinha com sêmen humano, e acabou resultando em uma criatura estranha que se movimentava. Após um tempo sem tocar no assunto, em 1 de março de 2016, Korney postou um novo vídeo recriando o experimento, gerando uma nova criatura estranha que chegou a cuspir um liquido nele, o que o fez se assustar e mata-la imediatamente. Em 10 de abril de 2016 surgiu o seu terceiro experimento, dessa vez sem sucesso, e seu quarto experimento foi postado em 8 de maio de 2016, quando iniciou oficialmente a série de vídeos que viralizou.

A partir do vídeo de Maio, Korney começou a postar uma série de vídeos mostrando a evolução de seu homúnculo, que ele batizou posteriormente de Pikachu, sempre crescendo, adquirindo novas características e despertando o interesse de toda a internet, e apresentando até um segundo homúnculo, que ele batizou de Slowpoke, criando uma série composta por 20 vídeos que se tornaram os mais assistidos do seu canal. O último vídeo de Korney falando sobre seus homúnculos foi postado em 20 de janeiro de 2018, Korney também sumiu do YouTube depois disso, o que fez surgir o rumor de que o youtuber havia morrido. Segundo um vídeo, que também viralizou, do youtuber venezuelano DrossRotzank, um amigo em comum entre os dois confirmou que Korney morreu de um ataque cardíaco devido a uma descarga elétrica dada por seu homúnculo (uma característica do ser que Korney revelou em vídeo e que foi o motivo de o youtuber o batizar de Pikachu), e que, alguns dias depois, a casa do youtuber foi visitada por estranhos que confiscaram todos os seus experimentos.

Mudando de assunto para a cultura pop, em Fullmetal Alchemist existe um grupo de criaturas parecidas com humanos que carregam pedaços da Pedra Filosofal dentro deles, que é o que os mantém vivos, o grupo de homúnculos foi criado por Pai e os sete primeiros homúnculos criados por ele são os Sete Pecados CapitaisHomunculus é o nome de uma série de mangá Seinen escrita e desenhada por Hideo Yamamoto, mas sua história não tem conexão direta com a ‘lenda’. Entre os anos 40 e 50, o médico neurocirurgião canadense Wield Penfield realizou alguns testes em seus pacientes para descobrir a causa da epilepsia, os testes o levaram a descobrir uma região na superfície pré e pós central do córtex cerebral responsável pelo controle motor e sensorial do corpo humano, essa descoberta acabou sendo representada por meio de uma figura humana mostrando as partes do corpo de tamanho equivalente a o potencial motor ou sensorial equivalente ao córtex, essa representação é conhecida como Homúnculo de Penfield, e é a imagem mais comum usada para personificar a ‘figura mitológica’ do Homúnculo.

Em Genshin Impact, o personagem Albedo tem uma constelação que parece fazer referencia a um homúnculo, algo que se relaciona diretamente com o personagem, que é um homúnculo criado pela civilização perdida de Khaenri’ah. Em Ragnarök Online, pode se usar o item Embrião para gerar um dos Homunculus do jogo, os Homunculus são companheiros criados por alquimistas, e que podem ser evoluídos, para ajudar o mestre nas batalhas usando uma programação semelhante aos dos assistentes. O mais famoso homúnculo conhecido é o monstro de Frankenstein, criado por Mary Shelley.

Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *