Geek Curioso | Conheça Thanos, o Titã Louco

Vingadores: Guerra Infinita” chegou aos cinemas trazendo, finalmente, toda a ameaça e ilimitado poder do grandioso antagonista Thanos, o Titã Louco, que rouba a cena do filme a ponto de se tornar o personagem principal em vez dos super-heróis.

Interpretado por Josh Brolin, Thanos ganhou muito além de tamanho, músculos, vozeirão e semblante amedrontador; ganhou um ponto de vista, motivos e objetivos capazes de causar empatia nos espectadores do novo longa-metragem da Marvel Studios.

Assistindo ao Thanos de Guerra Infinita, você passa a compreender o vilão. Mas, será que conhecemos toda a história por trás de sua magnificência?

Confira agora algumas curiosidades sobre Thanos:

 

PRIMEIRA APARIÇÃO NOS QUADRINHOS

Thanos, criado por Jim Starlin, apareceu pela primeira vez nos quadrinhos em The Invencible Iron Man #55, em fevereiro de 1973. As primeiras histórias do personagem (contra o Capitão Marvel e Adam Warlock) foram publicadas originalmente entre 1973 e 1977, nos EUA, e parte delas saiu no Brasil na revista Heróis da TV, da Editora Abril, sendo coletadas posteriormente, com outras edições inéditas no nosso país, na minissérie em cinco edições A Saga de Thanos.

 

ORIGEM

Thanos, um dos últimos filhos de A’Lars (também conhecido como Mentor), progenitor da segunda colônia dos Eternos na lua do planeta Saturno chamada Titã, nasceu com um corpo maciço e deformado e pele acinzentada devido à Síndrome do Desviante, uma condição rara em que um Eterno se assemelha mais a seus inimigos, Os Desviantes.

Seu nome de nascença é Dione, dado por sua mãe, Sui-San, antes de enlouquecer e tentar matar o próprio filho. Durante seus anos de escola, Thanos era um pacifista e só brincava com seu irmão Eros. Devido às suas deformidades e aos maus-tratos que recebia na escola e de sua própria família, ele se tornou um filho rabugento, obcecado com o conceito de morte.

Tudo isso fora responsável por alimentar a ambição de Thanos de ser mais poderoso do que qualquer um ao seu redor, além do seu desejo por destruição. Quando cresceu, acabou roubando uma das naves de seu povo e viajou pelo espaço, a procura de mercenários para criar seu exército privado. Voltando do exílio, o Titã Louco dizimou metade da população de seu planeta, incluindo sua mãe, declarando-se o líder dos sobreviventes e começando a preparar a conquista do planeta habitado mais próximo, a Terra.

 

PODERES/HABILIDADES

Como todos os Eternos, Thanos é essencialmente imortal. Porém, por conta de sua Síndrome do Desviante, ele possui habilidades especiais, superando todos os outros de sua espécie. Ele pode sintetizar o poder cósmico para qualquer uso que ele considere adequado e possui força sobre-humana, durabilidade e inteligência ilimitadas. O titã também é capaz de manipular energias e possuir teletransporte e telecinese.

Com a Manopla do Infinito, Thanos tem o controle absoluto das Joias (ou Gemas) do Infinito. São elas:

Joia da Mente: oferece aumento infinito da capacidade mental do portador e acesso simultâneo aos pensamentos e sonhos de outros seres.

Joia do Espaço: permite que o portador manipule o espaço e viaje para qualquer lugar do universo — e mova objetos entre eles também.

Joia da Realidade: realiza qualquer desejo, mesmo que este não atenda às leis da física.

Joia do Poder: dá acesso a qualquer tipo de poder ou energia que possa existir, duplica as habilidades físicas do portador e amplifica o poder das outras Joias.

Joia da Alma: rouba, manipula e altera almas de seres vivos e mortos.

Joia do Tempo: oferece total domínio aos acontecimentos do passado, presente e futuro.

Em “Vingadores: Guerra Infinita“, Thanos parte numa caçada pelas Joias do Infinito.

 

O AMANTE DA MORTE 

Sua obsessão romântica pela Morte é uma história de amor melhor do que qualquer outra. Só mesmo a Morte para fazer Thanos sentir amor pela primeira vez.

Na forma humana, a Morte se torna companheira do Titã, por sentir-se atraída por sua dedicação à aniquilação, bem como o genocídio de seu próprio povo. Para se tornar digno desse “amor”, Thanos decidiu adquirir mais poder, planejando a princípio simplesmente tomar o poder político através da conquista de mundos e, depois, procurando se tornar mais poderoso através da obtenção de itens como o Cubo Cósmico e as Joias do Infinito.

O relacionamento entre os dois teve os seus altos e baixos. Em uma ocasião, a Morte acabou seu relacionamento com Thanos, o banindo de seu reino. Em outra, o Titã acaba sendo abandonado pela entidade por ele ter falhado numa das missões de conquista. Por outro lado, eles tiveram um filho juntos, Podridão.

Nas HQs, Thanos também teve um caso com Hela, a Deusa da Morte e irmã de Thor. A relação entre os dois começou quando o Titã estava em busca do Mjölnir, mas sua Ordem Negra falha. Hela, então, aparece para ele e revela que pode lhe dar mais do que um martelo mágico e Joias do Infinito, prometendo a ele a Morte. Então, eles selam a proposta com um beijo.

 

A ORDEM NEGRA 

Nos quadrinhos, Thanos convoca um grupo de cinco alienígenas letais, transformando-os em seus Generais da Ordem Negra. O objetivo deles é ajudá-lo em sua cruzada para arrasar diferentes mundos e forçar seus habitantes a lhe pagar tributos. São eles: Fauce de Ébano, Supergigante, Próxima Meia-Noite, Corvus Glaive e Estrela Negra

No filme “Guerra Infinita”, os Generais contam com apenas 4 integrantes (Supergigante foi descartada do filme) são apresentados como “Filhos de Thanos”, uma vez que o Titã Louco possui muitos filhos adotivos.

 

FILHOS DE THANOS

Não é exagero dizer que Thanos é um tipo de Mr. Catra alienígena. Brincadeiras à parte, o Titã possui, de fato, muitos filhos, apesar de ter matado muitos deles, e adotado tantos outros, pegos por ele para serem transformados em assassinos.

A mais famosa dessa prole é Gamora, que ele constantemente revela ser sua filha favorita. Única sobrevivente da raça alienígena Zen Whoberis, um povo amante da paz cuja população foi dizimada por uma ordem religiosa que buscava estabelecer um império de toda a galáxia, ela foi resgatada por Thanos, que a criou em sua estação espacial, Sanctuary/Santuário.

Nos quadrinhos, Nebula/Nebulosa é neta de Thanos. Porém, nas telonas, é sua filha adotiva mais nova. Insensível, o Titã coloca uma contra a outra, na esperança de que Nebula (Karen Gillan) derrotaria Gamora (Zoe Saldana). Porém, quando aquela perde, ele remove parte do corpo dela e substitui por membros artificiais, com o objetivo de fazê-la mais forte e possibilitar que ela derrote a irmã.

Outro filho famoso do Titã nos quadrinhos é Thane (imagem do tópico). Depois de uma visita a uma tribo inumana, Thanos, engravidou uma das mulheres nativas. Thane cresceu entre os Inumanos e se tornou um curandeiro. Posteriormente Thanos voltou procurando o filho, porque ele havia desenvolvido poderes durante o processo de terrigênese.

 

UM INCONSCIENTE QUE ALMEJA PERDER 

Pode parecer loucura, mas os quadrinhos deixam bem claros que Thanos possui um desejo subconsciente de perder, acreditando ser incapaz e indigno de se tornar o supremo governador do universo. Por isso, ele acaba se sabotando e sempre deixa uma brecha em seus planos para que possa ser derrotado por seus inimigos.

Durante a Guerra Infinita nas HQs, ele consegue colocar todas as joias na Manopla do Infinito e muda o Universo para os seus moldes. Entretanto, permite que Nebula se aproxime e pegue a Manopla de sua mão, desfazendo tudo o que havia sido modificado.

Adam Warlock acabou recuperando a Manopla, terminando com a guerra infinita. Após o ocorrido, Thanos se afastou em um período de introspecção. Adam reconheceu então que as tentativas de Thanos para obter a onipotência acabavam sendo frustradas não só pela intervenção direta dos super-heróis, mas principalmente pela ansiedade e dúvidas interiores do próprio Titã Louco.

 

DRAX, O DESTRUIDOR DE THANOS? 

Diferente da origem no cinema, Drax, O Destruidor, foi criado por Kronos, avô de Thanos, com objetivo de acabar com o Titã.

Kronos utilizou o espírito de um humano morto por Thanos para conceber um guerreiro com um corpo poderoso e um único propósito: destruir o Titã. Como Thanos vive um ciclo de mortes e ressurreições, o Destruidor também sempre retorna à vida para cumprir a sua missão. Porém, cada novo renascimento lhe causa mudanças físicas, e até mentais, que podem ajudar ou atrapalhar sua missão.

Será que o Drax dos cinemas consegue ficar invisível por muito tempo, a ponto de enganar o Titã e pegá-lo de surpresa (quem assistiu ao filme, entenderá a referência)?

 

O que vocês acharam de Thanos em “Vingadores: Guerra Infinita”? Se já assistiram ao novo filme da Marvel Studios, dá uma olhada na nossa crítica e comente conosco suas opiniões sobre o longa e o antagonista.

Jornalista, crítico de cinema, fotógrafo amador e redator. Quando eu crescer, quero ser cineasta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *