Crítica | O Touro Ferdinando (Ferninand)

Nota
3

Ferdinando é um touro com um temperamento calmo e tranquilo, que prefere sentar-se embaixo de uma árvore e relaxar ao invés de correr por aí bufando e batendo cabeça com os outros. A medida que vai crescendo, ele se torna forte e grande, mas com o mesmo pensamento. Quando cinco homens vão até sua fazenda para escolher o melhor animal para touradas em Madri, Ferdinando é selecionado acidentalmente.

Baseada na história de 1936 escrita pelo autor americano Munro Leaf, o Touro Ferdinando chega nos cinemas em 2018 para recontar a vida de um personagem que se negava a fazer aquilo que toda a sociedade esperava que ele fizesse, e tinha suas próprias convicções e desejos, por isso mesmo, era visto de forma diferente pelos seus semelhantes, sofrendo muito por causa disso.

Bem, escrevendo dessa maneira, é fácil de entender o porquê de uma história escrita em 1936 pode ser trazida e refletida muito bem para os dias atuais.No ano em que foi lançado o conto foi classificado como pacifista, sendo proibido em muitos países que adotaram modelos fascistas de governo. Em 2018,  a animação consegue divertir, contudo, não tem o mesmo peso e profundidade do conteúdo original.

O longa tem a direção assinada por Carlos Saldanha, diretor brasileiro que tem no seu currículo a participação em grandes animações como A Era do Gelo e Rio 2. O diretor consegue muito bem trabalhar com os efeitos visuais, onde variam desde as cores até mesmo as texturas de cada personagem. Em O Touro Ferdinando ele continua mostrando total competência sobre o assunto. Todavia, o longa acaba perdendo um pouco na hora de desenvolver seus personagens secundários, que servem apenas como auxílio narrativo.

A nova animação da Fox Film consegue divertir, entreter, contudo não consegue passar a mensagem principal com a força que deveria. Mesmo assim, sem dúvidas o longa é um ótimo passatempo para os pais levarem os filhos durante as férias de começo de ano.

 

Formado em publicidade, crítico de cinema, radialista e cantor de karaokê

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *