Clube dos 5 | Cinco Lendas do Cinema de Terror

Filmes de terror já são praticamente uma religião e, como tal, eles possuem diversos panteões,
sejam eles de assassinos, de monstros, de scream queens ou, principalmente, de cineastas.
É justamente esse panteão de realizadores que iremos explorar hoje na lista das
Cinco Lendas da Direção no Cinema de Terror.


 

1- John Carpenter

Carpenter é um realizador, argumentista, produtor, editor e compositor de cinema estadunidense, e com essa vastidão tão grande de cargos, é impossível não enxergar sua deidade na hora de estar por trás de filmes maravilhosos de terror. Com um currículo lotado de fracassos de crítica e público, ele acabou se destacando ao se tornar um dos diretores de terror mais elogiados do cinema norte-americano, se evidenciando sempre por seu estilo rebelde e independente que faz filmes com orçamentos limitados se tornarem sucesso de público e de critica. Carpenter lançou, em 1978, o lendário Halloween – A Noite do Horror, que se tornou um dos precursores do subgênero slasher e inspirou milhares de clássicos, mas não é só de Halloween que vive um diretor dessa porte. O currículo de Carpenter ainda traz Christine – O Carro Assassino, Vampiros de John Carpenter, Eles Vivem, A Bruma Assassina e o lendário O Enigma de Outro Mundo.


2- Mario Bava

Bava, que faleceu em 27 de abril de 1980, foi um diretor italiano, roteirista , artista de efeitos especiais e diretor de fotografia da era de ouro do cinema de terror italiano. Conhecido como Maestro do Macabro, Bava dirigiu mais de quarenta filmes durante seus trinta anos de trabalho, enfrentando diversas dificuldades para financiar seus filmes, o que o fez produzir a maioria deles e assinar a fotografia. Bava é famoso por grandes filmes como Olhos Diabólicos, que é considerado o mais antigo filme de giallo (gênero que posteriormente evoluiu para o que hoje conhecemos como slasher); Planeta dos Vampiros, que é considerado por muitos como o precursor da franquia Alien; e Banho de Sangue, que é considerado como principal inspiração para o roteiro de Sexta-Feira 13 – Parte 2. Mario Bava já foi citado como referência por Tim Burton e Quentin Tarantino, e é um dos grande ídolos de Martin Scorsese.


3- Alfred Hitchcock

Hitchcock, que faleceu em 29 de abril de 1980, foi um diretor e produtor britânico considerado como o mais reverenciado e influente cineasta de todos os tempos, sendo eleito o maior diretor da história da Grã-Bretanha pelo The Telegraph e o maior diretor do cinema mundial pela Entertainment Weekly. Hitchcock recebeu o título de Mestre do Suspense e foi responsável por dirigir mais de cinquenta filmes durante seus sessenta anos de carreira, longas que mostram um dominio absoluto sobre a linguagem cinematográfica do suspense, sendo os melhores exemplos de como criar tensão e apavorar o espectador efetivamente, o que fez ele se tornar uma das maiores referencias para diversos diretores do gênero com seus clássicos, como Psicose e Os Pássaros.


4- Wes Craven

Craven, que faleceu em 30 de agosto de 2015, foi um diretor, produtor, roteirista e editor de cinema norte-americano com uma extensa carreira irregular, cheio de filmes que foram um desastre, mas que conseguiu o grande feito de mudar o gênero não uma, mas duas vezes. Craven criou duas grandes personalidades do panteão de assassinos do gênero, cada qual com um enorme função no gênero e na cultura pop: Freddy KruegerGhostface. Craven mudou o gênero com Krueger, criando a poderosa franquia A Hora do Pesadelo a partir de uma série de crimes que ele leu nos jornais, e garantindo para o vilão o cargo de 40º maior vilão de todos os tempos, segundo o American Film Institute. Já com Ghostface, Craven criou uma das maiores homenagens/paródias dos filmes slasher e suas regras através da franquia Pânico. Mas além de tudo isso, Craven ainda foi capaz de preencher seu currículo com alguns outros grandes sucessos do gênero.


5 – James Wan

Wan é um diretor, roteirista e produtor de cinema malaio, e o mais novo da nossa lista. Wan pode facilmente ser considerado o mais bem sucedido diretor de terror da nova geração, tendo sido capaz de criar nada menos que três grandes franquias de sucesso: Jogos Mortais, Sobrenatural e Invocação do Mal. Apesar de ser bem eclético, Wan consegue dar um show quando o assunto é terror, sabendo criar tensão de uma forma surpreendente e fazendo com que o espectador não saiba o que está temendo, tendo inclusive sido o responsável por descobrir grandes nomes da nova geração do cinema de terror, como David F. Sandberg Michael Chaves.

Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *