Clube dos 5 | Cinco Bruxas Reais da Ficção

As bruxas são grandes ícones na mitologia do terror, apesar de não ser uma entidade exclusiva desse gênero. Marcantes na história da humanidade, essas mulheres reais (que muitas vezes nada mais são do que mulheres empoderadas que foram mal interpretadas) as vezes fazem participações em diversas mídias do universo pop, e é justamente sobre isso que iremos conversar hoje, é chegada a hora de conhecer 5 Bruxas Reais Que Aparecem Em Produções de Ficção.


 

1- Bathseba Sherman

Bathsheba Tyler, que nasceu em 1812 em Rhode Island, era, segundo muitos relatos, parente distante de Mary Towne Eastey, uma das mulheres executadas em Salém. Em 1863, Bathsheba se casou com Judson Sherman, um rico fazendeiro, e se mudou para a fazenda Arnold, onde todos os relatos sobre ela aconteceram. Ainda é muito impreciso os detalhes, há quem diga que Bathsheba e Judson tiveram um filho, outros dizem que foram vários, mas todos os relatos contam que Judson chegou em casa e encontrou a mulher sacrificando uma das crianças em nome do Diabo. Outros relatos falam sobre uma criança que Bathsheba assassinou com uma agulha de trico enfiada em seu crânio, apesar de não haver consenso se era um de seus filhos ou o filho de um vizinho. Bathsheba foi então julgada pelo assassinato e inocentada, mudando completamente sua personalidade, passando a tratar mal todos da fazenda. Bathsheba morreu anos depois, aos 76 anos, quando sofreu um estranho caso de paralisia, que deixou seu corpo rígido como pedra, uma morte estranha que só alimentou ainda mais os rumores de bruxaria envolvendo Bathsheba. A mulher, interpretada por Joseph Bishara, é uma das antagonistas do filme Invocação do Mal (2013).

2- Tituba

Tituba Indian foi uma escrava do século XVII, ela pertencia ao Reverendo Samuel Parris e, segundo muitos acreditam, era uma nativa sul-americana vendida de Barbados para New England. Tituba foi uma das mulheres acusadas de bruxaria em Salem, mas foi a primeira a confessar, contando ter falado com o Diabo, acusando outros, falou ainda sobre animais demoníacos, acusando Sarah Osborne de possuir uma criatura com cabeça de uma mulher, duas pernas e asas, e iniciando um caos ao insinuar que Satanás estava vivendo entre eles, em Salém. A mulher é retratada na série Salem, onde é vivida por Ashley Madekwe, e no filme As Bruxas de Salem (1996).

3- Elly Kedward

Eilis Abaigeal Kedward era uma senhora que viveu no vilarejo de Blair, no estado de Maryland, durante o século XVIII. Elly, como era chamada, foi expulsa da vila no inverno de 1875, depois que várias crianças alegaram que ela havia colhido algumas gotas de sangue de seus dedos, lançando uma maldição sobre o local antes de partir. Elly acabou morrendo de frio na floresta, mas seu corpo nunca foi encontrado. Nos meses seguintes todas as crianças e adultos envolvidos na expulsão começaram a morrer, em menos de um ano outras pessoas também começaram a morrer, o que fez os habitantes fugirem do lugar. Em 1824, o lugar foi rebatizado de Burkittsville, e novas mortes misteriosas começaram a acontecer, foi quando Elly começou a ser considerada como A Bruxa de Blair. Como o título dado a Elly já diz, ela foi a inspiração para a franquia de filmes e jogos A Bruxa de Blair.

4- Abigail Williams

Abigail Williams ficou famosa por ser uma das primeiras acusadoras nos julgamentos das bruxas de Salem, ela foi a responsável por garantir a detenção e prisão de mais de 150 pessoas suspeitas de bruxaria. Toda sua história começou quando tinha doze anos, depois que ela e sua prima, Betty Parris, acusaram a escrava Tituba por bruxaria a seu tio, o Reverendo Samuel Parris, após testemunhas terem visto as garotas terem ataques, correndo em torno dos quartos batendo os braços, passando por baixo de cadeiras, e tentando subir a chaminé. Posteriormente a menina acusou mais mulheres depois de alegar ter sido possuída, o que resultou em mais de 20 mortes. Abigail morreu por volta do ano 1697 (quando tinha 17 anos), muitos acreditavam que ela era uma praticante de magia negra que se disfarçava acusando outras. A garota acabou sendo retratada como bruxa em várias mídias, inclusive os filmes As Bruxas de Salem (1996), em que foi vivida por Winona Ryder, e O Aprendiz de Feiticeiro (2010).

5- Marie Laveau

Marie Laveau foi uma das ocultista estadunidense mais conhecidas da história, chegando a receber o título de Rainha do Vodu. A mitologia em volta de Marie começa em seu nascimento, que é datado em alguns documentos como acontecendo em 1789 e em outros como 1801, e segue até seu casamento, que acabou em 1820 quando seu marido morreu. Quando ficou viúva, Marie tornou-se cabeleireira, trabalhando para famílias brancas abastadas, enquanto iniciava sua carreira como paranormal, que, segundo relatos, se baseava em uma magia que misturava as crenças católicas com espíritos de cultos africanos, iniciando sua carreira de obter informações privilegiadas de seus patrões ricos, a partir do medo que causava nos servos destes através de sua magia, criando uma rede de informantes nas casas dos figurões. Em 16 de junho de 1881 foi noticiada a sua morte, mas muitos começaram a ver a mulher transitando pelas ruas da cidade após isso, o que iniciou um rumor sobre sua volta dos mortos e um pacto para imortalidade, posteriormente chegando a surgir uma teoria de que M. Glapion, sua filha, havia assumido seu nome e prosseguiu com a prática mágica após a morte dela. Nos dias de hoje há quem diga que ainda vê Laveau pelas ruas de Nova Orleans. A bruxa foi retratada, mais notoriamente, por Angela Bassett em American Horror Story: Coven.

Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *