Clipe Comentado | Emperor’s New Clothes – Panic! at the Disco

O penúltimo dos clipes do Mês do  Geek’oween, é a terceira, e última, parte da ‘Trilogia Infernal’ do Panic! at the Disco, preparados?

A terceira parte do especial começa no exato momento em que This Is Gospel acaba, com Brendon Urie se libertando das amarras da vida e com fragmentos do refrão do segundo clipe ao fundo, o que nos permite entender que a ligação é direta, onde um acaba o outro se inicia. Emperor’s New Clothes começa com Brendon chegando às portas do paraíso, vendo as portas começarem a se abrir para ele, mas logo depois uma escuridão surge, um alçapão se abre e ele caí para um mundo muito sombrio, cheio de caveiras e ossos, claramente o submundo, um lugar onde, como o coro fala, “Quem acha guarda, quem perde chora” (será que ainda estamos falando da Chave do Diabo?).

Welcome to the end of eras
Ice has melted back to life
Done my time and served my sentence
Dress me up and watch me die
If it feels good, tastes good
It must be mine
Dynasty decapitated
You just might see a ghost tonight

Está claro que chegou o “fim das eras”, e a música fala que “O gelo derreteu”“Cumpri meu tempo e minha sentença” e sobre uma “Dinastia decapitada”, ou seja, tudo indica que o fim do mundo chegou e é justamente nesse momento que “Você poderá ver um fantasma esta noite”. Num resumo rápido da conversa até aqui, temos o Brendo, um ladrão, sendo enviado ao inferno, um lugar onde, quando ele chegou, foi iniciado o apocalipse, tanto que ele fala “Estou pegando minha coroa de volta”, o que indica que ele está prestes a se tornar o novo chefão no inferno, talvez essa seja uma indicação que ele seja o anticristo, ou até justifique por que ele roubou a Chave do Diabo no primeiro clipe, ele estava voltando ao seu posto, se tornar o Imperador do Inferno, talvez daí venha o nome ‘A Nova Roupa do Imperador’, algo que fica ainda mais significativo no final do clipe.

Lembre claramente que ele não fala que vai pegar a coroa e sim que está a pegando de volta, ou seja, ele está reassumindo o seu cargo, o que pode indicar que ele era o Imperador antes de ir para a terra como humano, e agora chegou o momento em que ele volta ao seu reino e tudo está voltando, suas memórias (o que fica claro quando ele começa a tomar uma aparência perversa a medida que vai se transformando, algo oposto à feição assustada do momento em que chegou). Chegou o momento de ele recuperar sua coroa, tanto que ele fala “Eu vejo o que é meu e pego”, e a medica que ele vai tirando a roupa humana e se transformando, ele vai ficando “completamente vestido e nu”, já que fica claro que sua aparência demoníaca não usa roupas e nem precisa. No decorrer da música vai ficando mais forte a sensação de que a coroa está predestinado a ele no momento que ele cita que tem “Puxa-sacos em sofás de veludo” e que é “muito mais que a realeza”, ele mostra que está ali para reassumir o trono e ainda brada “Bem-vindo ao meu mundo de diversão”.

I’m taking back the crown
I’m all dressed up and naked
I see what’s mine and take it
(Finders keepers, losers weepers)

A transformação feita no clipe é incrível, ela justifica todo o percurso feito pelos clipes, finaliza magistralmente a história, e nos envolve a cada passo da, extremamente gráfica, conversão de Brendon de humano a demônio, é nesse momento que a frase, dita na música, Heróis sempre são lembrados / Mas você sabe que lendas nunca morrem mais faz sentido, estamos vendo uma lenda surgir na frente dos nossos olhos e ao mesmo tempo estando cientes que ele não é um herói, ele deixa claro que não precisa ser bonzinho e heroico para chegar a ser uma lenda, até os maus elementos, até aqueles predestinados a ser o Imperador do Inferno, pode se tornar uma lenda.

Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *