Análise | ZOBA: Zoo Online Battle Arena

Nota
4

ZOBAZoo Online Battle Arena, é um jogo mobile desenvolvido pela TFG Games. O jogo, que combina uma boa pitada de MOBA (Battle Arena Multiplayer Online) com a premissa de Battle Royale, foi lançado em Março de 2019 e possui nove personagens jogáveis e um NPC. A versão analisada do jogo é a 0.19.1, liberada em 21 de Junho de 2019.

Enredo – Seja o Rei do Zoológico

O jogo inteiro se passa dentro de um zoológico, onde você pode nascer em alguma das áreas e deve lutar a ser o último a ficar de pé, um tipico Battle Royale. Ao nascer, você deve reunir suas armas, que são separadas em 4 categorias (Armas de Fogo, Armas Brancas, Arco e Flecha e Bombas), sendo cada personagem capaz de utilizar três tipos delas. O enredo, no final das contas, é lutar para sobreviver, se armando e matando seus oponentes, sejam eles outros animais, que também buscam ser o rei do zoológico, ou os guardas, que são NPC buscando dominar essa revolta animal.

Gráficos – Um Meio Termo entre o 2D e o 3D

ZOBA possui um visual bem interessante e nada forçado, ele usa animais cabeçudos e caricatos num 3D bem cartunesco, que em certos pontos lembra uma pegada de jogos 2D, cada animal teve o cuidado para ter um conjunto de cores próprios, um conjunto de movimentos só seus, além das características claras do jogo que farão o jogador definir qual seu melhor campeão para batalhar. O mais interessante é a forma como os desenvolvedores se preocuparam até em colocar movimentos nos pelos de alguns dos animais, assim como na crista do camaleão.

Ambientação – Um Zoológico sem Jaulas

Um ponto bem interessante no jogo é a forma como o seu cenário foi construído, sendo divido em quatro áreas e não tendo nenhuma jaula. Na área inferior esquerda temos uma floresta, cheia de áreas com matos verdes para se esconder, e até com uma caverna; Na área inferior direita temos uma geleira, com piso escorregadio, poças no meio do caminho e até um iglu gigante; Na parte superior esquerda temos uma área social, com as barracas, esculturas, piso asfaltado, pontes e pequenas ilhas; Por fim, na superior direita, temos a savana, uma área com mata mais alaranjada e cheia de matos para se esconder, com conjuntos de tufos e pequenos caminhos em seus intervalos. Além de tudo isso temos ainda o circulo móvel, uma área que muda a cada partida e que demarca as proximidades de uma das armas iluminadas, a melhor arma do jogo e que surge como uma arma randômica de uma das categorias, e o circulo vermelho, um circulo de fogo que vai se fechando, forçando você a “se misturar” com a concorrência.

Som – Tiroteios e Explosões

O som nesse jogo é simples mas extremamente importante, quando se está chegando perto de um embate, é essencial ouvir os tiros e explosões, assim como é essencial ouvir algumas expressões que os personagens fazem quando usam sua habilidade ativa, isso pode te ajudar a correr para cima ou para longe do perigo. Mas devo salientar que os sons são instigantes, eles foram feitos de forma que não incomodam a jogabilidade e nos atiça a batalhar cada vez mais. Outro ponto importante é o som de fundo, que vai acelerando a medida que o circulo de fogo vai se estreitando.

Jogabilidade – Diferentes Animais Geram Diferentes Estrategias

O jogo consiste em uma batalha onde 50 jogadores vão competir pelo sempre recomendável experimentar todos os personagens para se familiarizar com as habilidades de cada um deles. Nix, a raposa, é o campeão inicial, com o poder ativo de dar impulsos, que o ajuda a dar uma acelerada para perto ou longe de algo, e como poder passivo as mãos leves, que ajudam a pegar mais rápido os itens e armas; Larry, o camaleão, possui a invisibilidade como habilidade ativa e, como habilidade passiva, a sua língua, que puxa alguns itens próximos para tirar de junto dos adversários; Bruce, o gorila, possui um soco como ataque na habilidade ativa e, na habilidade passiva, o seu peso, que impede que ele seja empurrado quando atingido por alguma arma; Molly, o canguru, possui o pulo duplo como habilidade ativa, que a desloca mais rápido, e seu filhote como habilidade passiva, que ajuda a atacar.

Shelly, a tartaruga, possui uma carapaça mais forte, o que faz com que ela perca menos sangue quando ataca, como sua habilidade passiva, e nenhum sangue quando entocada dentro da carapaça, como habilidade ativa; Pepper, a girafa, tem uma visão mais ampla, podendo ver mais longe, como habilidade passiva, que os outros campeões, e tem a visão do alto como habilidade ativa, que permite ver até os campeões escondidos dentro dos matos; Finn, o tubarão, que possui uma mordida com um dano alto, como habilidade ativa, e que ainda consegue sentir os que estão prestes a morrer, assim que receber a mordida, como habilidade passiva; Fuzzy, o pinguim, com a capacidade passiva de deslizar, o que o torna mais veloz, e a habilidade ativa ‘Bola de Neve’, que torna os movimentos dos oponentes mais lentos; E, por fim, Duke, o leão, com um rugido, de habilidade ativa, que paralisa os oponentes, e a fúria, como habilidade passiva, que o torna mais veloz depois de ser atacado.

A gameplay é planejada para ser executada apenas com os polegares, trazendo, na parte inferior esquerda da tela, um cursor de movimento e, na parte inferior direita, as três armas do personagem e a habilidade ativa para serem utilizados.

Extras – Compre Upgrades e Jogue com seus Amigos

O jogo ainda permite fazer uma batalha particular só com amigos, basta conecta-lo com o seu Facebook e marcar para unir todos os amigos numa unica batalha, o que torna tudo ainda mais emocionante. Outro modo de jogo é o modo de duplas, onde você é jogado para fazer dupla com um jogador aleatório, com a opção de um ressuscitar o outro quando morrer, o que torna tudo ainda mais intenso, já que para eliminar um jogador da partida é preciso matar dois.

Outra particularidade extra são os upgrades, caixas e bônus de experiencia. A medida que você vai jogando, você vai ganhando experiencia para seu jogador, essa experiencia possui marcos que, quando alcançados, libera recompensas que vão desde moedas até cartas de personagens as mesmas recompensas que podem ser encontradas dentro das caixas, que podem ser de 3hs, 8hs, 12hs ou 24hs. Os upgrades são melhorias que podem ser dada aos personagens, como a capacidade de recarga mais rápida das armas e habilidades ativas, ou o aumento de dano, entre outros. Por fim, há ainda  loja diária, que dá uma recompensa grátis por dia e permite comprar 2 itens co moedas.

Conclusão – Torne-se a Estrela do Zoológico

ZOBA pode ser um jogo simples, sem muitos objetivos, sem quests complexas, sem muito enredo, mas com toda a certeza ele é um jogo viciante pelo simples fato de ser simples, ele te faz curtir cada batalha, faz ser intenso, faz ser estrategista, e te traz o melhor dos dois mundos, trazendo a dinamicidade dos MOBAs e a intensidade dos Battle Royales, é praticamente impossível não se divertir a cada partida. Claro que nem tudo são flores, com as mudanças que vão surgindo no jogo, ele acaba tendo alguns bugs e lags após cada novidade, mas nada que estrague completamente o gameplay ou prejudique a partida, outro ponto negativo é a limitação, talvez haver apenas 9 campeões seja por escolha de tornar o jogo mais sucinto e objetivo, mas confesso que o jogo seria ainda melhor se tivesse uns 15 ou 20 campeões possíveis.

Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.

2 respostas

    1. Olá Osni, o jogo foi analisado na sua versão 0.19.1, que é a de Junho de 2019, por conta disso as atualizações posteriores não foram citadas. Como o jogo segue tendo novas atualizações e não tem pretensão de chegar a uma versão final, infelizmente não temos como nos manter reavaliando ou alterando a analise a cada nova versão. Mas agradecemos a informação e fico muito feliz em saber que o jogo recebeu tantas novidades boas.

      Agradeço muitíssimo seu comentário.

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