Análise | Tiny Tomb: Dungeon Explorer

Nota
4.5

Tiny Tomb: Dungeon Explorer é uma jogo de Aventura em estilo Roguelike, desenvolvido pela Mindsense Games e lançado em 26 de julho de 2019. Como todo RPG Roguelike, o jogo te leva a níveis gerados aleatoriamente que devem ser explorados na busca pelas chaves escondidas, enfrentando inimigos, para encontrar a porta que te leva a um novo cenário, buscando sempre o objetivo final, que te fará passar para a próxima “fase”, uma nova leva de cenários que mudam sua ambientação e seu objetivo final.

 

ENREDO – O MONSTRO ESTÁ FAMINTO!

Sam recebeu a complicada missão de explorar as masmorras desse fantasioso mundo, tudo para que possa salvar seus amigos enquanto encontra os itens necessários para alimentar um monstro rabugento e exigente. Cada um dos quatro mundos etéreos aprisiona um dos seus amigos, cada um deles pode te ajudar a achar um dos alimentos enquanto explora mundos que flutuam no limite do universo.

GRÁFICOS – A BELA E CLÁSSICA VOXEL ART

Bebendo da nostalgia e da tecnologia, o jogo inteiro é construído por meio de uma excelente Voxel Art, que resgata todo o teor nostálgico dos jogos de pixel e da pixel art e o transporta a um patamar mais tecnologia usando os voxels (uma arte forma por pixels tridimensionais). É interessante ver o quão longe os artísticas desse jogo foram ao criar cenas tão bem feitas, que nos lembram animações em estilo quadro a quadro semelhantes ao stop-motion usando artes em voxel que nos imergem no jogo.

AMBIENTAÇÃO – OS QUATRO MUNDOS MÍSTICOS

Enquanto você vive toda a nostalgia de rastejar em masmorras como nos bons velhos tempos, você pode se deliciar com as belas construções que seguem temas completamente distintos e contrastantes, o que prova o verdadeiro esforço visual feito para que o jogo seja curto, bonito, divertido e dinâmico, sem causar tédio hora nenhuma mas deixando um pouco de dor de cabeça as vezes. Temos uma fase praticamente tropical, onde plantas e vinhas enfrentam cada uma das masmorras, assim como temos uma fase desértica, com símbolos e enfeites egípcios por toda parte, o jogo ainda nos leva a uma fase mais sombria, lembrando mansões mal-assombradas e suas decorações com velas, e uma fase clássica de calabouço, onde temos os grandes perigos comuns ao padrão de calabouços.

SOM – UMA TRILHA DISCRETA E PONTUAL

Apesar de a trilha sonora não ser um dos grandes destaques do jogo, ela está presente de forma bem discreta em todos os níveis, com diferentes tons que nos ajudam a imergir nos ambientes de forma eficiente. Com tons de alegria, mistérios, tensão ou adrenalina, as sinfonias discretas que preenchem o fundo sonoro de cada cenário é essencial, apesar de não ser gritante, a ponto de até os efeitos sonoros, extremamente pontuais, cooperam para criar uma experiencia sonora excepcional.

JOGABILIDADE – ESTRATEGIAS E BOTÕES DIRECIONAIS

A jogabilidade da jogatina é a mais simples possivel: usar as setas direcionais para andar pelos cenários e atacar os inimigos. Com cenários extremamente simples, o jogo coloca o Sam para colher recompensas e lutar a cada passo, podendo atacar seus inimigos ao simplesmente andar em sua direção, abrir cadeados ao encostar neles e interagir com os NPC ao esbarrar com eles. Todo o jogo pode ser jogado de uma forma extremamente simples e intuitiva, permitindo andar, recuar e até correr de uma forma extremamente simples. O jogo permite, de forma rápida e fácil, se transportar para dentro desse novo mundo e explorar sessões de jogo curtas, preenchidas com uma história incomum e personagens peculiares, enquanto passeia por tumbas que mudam constantemente e remetem a uma clássica e original aventura de calabouço.

EXTRAS – ACHE TESOUROS VALIOSOS

Como todo bom calabouço, cada fase pode esconder alguns tesouros. A maioria deles pode ser encontrado dentro de baús, mas os mais valiosos são os 25 itens especiais, que ficam em altares ou podem ser comprados das lojas escondidas no cenário, são itens que adicionam habilidades ao jogador como pular precipícios, se camuflar de alguns monstros ou atacar a distancia, habilidades que podem ajudar bastante no avanço das fases e a vencer mais um dos mundos. Enquanto isso, você ainda pode investigar os segredos e descobrir a razão pela qual Birdman está tão confuso.

CONCLUSÃO – UMA ENVOLVENTE TRAMA PECULIAR

O grande segredo para tornar Tiny Tomb tão agradável é o fato de o jogo nos transportar por seus quatro mundos insanos e imaginários, para descobrir armas legais, equipamentos bobos e muita diversão doida em suas sessões longas ou curtas. Apesar de ter uma visão isométrica e uma construção geométrica que não agrada tanto, o puzzle se torna bem dinâmico e carrega um gigantesco ar onírico em seu enredo, se enriquecendo com uma velha trilha sonora que deixa o jogo ainda mais introspectivo. Se valendo de sua enorme simplicidade, o jogo nos conquista a explorar e ser surpreendido com uma obra que se eleva a uma boa dificuldade, usando seus cenários mutantes para nunca nos deixar entediados.

Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.

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