Análise | New York Mysteries: Secrets of the Mafia

Nota
4

Lançado em 22 de Maio de 2015, pela Five-BN, New York Mysteries: Secrets of the Mafia é um jogo de aventura com objetos escondidos, minijogos e enigmas, que se passa na Nova York de 1955, uma cidade que está se tornando perigosa, a medida que a máfia está tentando tomar o poder, e onde uma nova força apareceu, combatendo os criminosos e levando crianças inocentes junto. Um jogo que permite explore mais de 50 locais incríveis, completando mais de 40 diferentes mini-games, ao mesmo tempo que em desafiamos a nós mesmo ao interagir com os objetos interativos da cena, juntar coleções, capturar objetos metamórficos e completar conquistas. O jogo está disponível para PC e Mobile, sendo a análise feita na versão Android do jogo.

ENREDO – OS DESAPARECIMENTOS MISTERIOSOS

Um mistério começa a assolar Nova York: os mafiosos estão começando a desaparecer num passe de mágica e, no lugar onde eles estavam antes, surge um liquido verde e uma borboleta. Um benção para a cidade? Não, o mesmo anda acontecendo com algumas crianças, sumindo em seu quarto pouco após terminar de desenhar uma borboleta em algum papel, a mesma borboleta que aparece nas cenas de desaparecimento dos mafiosos. Os jornais começam a alardear e investigar o que está acontecendo, é assim que Laura James é contratada por Lucas Bishop, a jornalista investigativa do Daily News recebe a missão de desvendar o mistério e escrever um artigo sobre isso no final, mas o que ela não esperava era terminar envolvida numa trama que envolve acontecimentos sobrenaturais e uma organização secreta chamada Ordem da Pedra Branca.

GRÁFICOS – DA ARTE AOS CUTSCENES: UM SHOW VISUAL

O jogo é todo construído em cima de construções 2D com muito empenho na luz e sombra e na coloração, que reflete bem cada cenário e cada personagem, interage bem com o todo e ainda traz uma sutil diferença de cores nos objetos a serem encontrados, uma forma de incluí-los no cenário mas destacá-los para facilitar a jogatina. Tudo fica ainda melhor quando consideramos as Cutscenes do jogo, as cenas de transição parecem ter saído de uma animação da TV, algo que encanta e nos envolve e faz com que, mesmo com o botão de pular ali do lado, acabamos enfeitiçados a assisti-las até o final.

AMBIENTAÇÃO – A ARQUITETURA DA DÉCADA DE 50

A organização secreta possui ramificações que permitem uma viagem por vários recantos de Nova York, isso nos garante explorar as diversas áreas da cidade, indo desde os casarões próximos à Golden Gate até as ruelas a beira de lagos, com píer, explorando as várias instalações e influencias da mafia local. Como se a mafia ou o ‘culto’ secreto não fossem um cenário suficiente, ainda temos pitadas fantasmagóricas do sobrenatural enquanto a investigação segue, com a beleza estonteante das presenças de Tom Laurence, o fantasma vingativo que surge como uma nevoa esverdeada nos cenários e nos ajuda a investigar a verdade por trás dos desaparecimentos.

SOM – A SINFONIA NOTURNA DE NOVA YORK

Para colocar a cereja no bolo desse visual magnífico, só faltava sons de fundo dignos, e é isso que vemos, nada da clássica trilha sonora, mas em cada lugar temos um som diferente, sons que emanam da noite nos bairros nova iorquinos e tornam possível identificar cada localidade apenas pela combinação de sons que o cenário proporciona, fora os sons de interação, onde cada objeto faz seu som correspondente quando usado na missão, um trabalho de mestre que merece ser apreciado a cada segundo.

JOGABILIDADE – CLIQUES, ZOOM E RÁPIDOS DESLIZES

New York Mysteries é inteiramente construído em cima da premissa do Click-and-Point, sendo assim o gameplay é inteiramente feito atravessando cenários, coletando objetos para avançar nas missões e os utilizando depois, tudo isso entrecortados de minijogos que servem para destravar portas, liberar baús e revelar objetos. Quebrar a cabeça, é literalmente esse o objetivo do jogo, já que você não só deve coletar objetos e usá-los como, algumas vezes, ao coletar um objeto lembrar em qual dos 35 cenários ele será necessário, e voltar para o local para seguir o gameplay, claro que tudo é facilitado pela presença do mapa, que nos ajuda a nos transportar de um cenário a outro em um pulinho.

EXTRAS – AS COLEÇÕES ESCONDIDAS

A medida que você vai jogando, você também pode completar as coleções, que vão liberar conteúdos bônus que vão desde quebra-cabeças a minijogos extras. A cada um dos 35 cenários que você passa, você irá encontrar dois objetos, sendo um deles um dos 35 Objetos Fantasmas e um dos itens colecionáveis, que são compostos por 9 Estátuas da Liberdade, 9 Gravatas, 9 Fichas de Las Vegas, 9 Maletas e 4 Medalhas, tudo isso demanda toda a sua atenção e detalhamento para achar cada um desses objetos incluídos em cada um dos cenários.

No Capítulo Bônus podemos ver Laura sendo convocada por Bishop para mais uma missão da Ordem, dessa vez a jornalista precisa explora a cidade subterrânea na busca pela cura para o envenenamento que Lucas sofreu, ao acidentalmente inalar esporos de uma planta pré-histórica. 

CONCLUSÃO – UMA INVESTIGAÇÃO NOIR

Secrets of the Mafia é mais um dos jogos de aventura cheios de perigo da Five-BN que é protagonizado por uma garota, o que torna o poder feminino mais forte à medida que vamos provando o quanto Laura é inteligente, corajosa e pode ir a fundo na história, tudo melhora com a experiencia de Bishop, que está sempre pronto para treina-la (e nos tirar dúvidas) junto ao fantasma de Tom, que nos guia nos momentos mais essenciais. No fim vemos a solução da investigação estampada nos jornais e percebemos, com orgulho, que fizemos parte de toda essa revelação e resgate.

Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *