Análise | Minecraft

Nota
4.5

Lançado pela Mojang, em 17 de maio de 2009, Minecraft é um famoso jogo sandbox de mundo aberto criado por Markus “Notch” Persson que chegou à sua versão Full em 18 de Novembro de 2011. Inicialmente desenvolvido em Java para PC, o game acabou expandindo a ponto de ser acessível em celular, Playstation e Xbox. Minecraft usa o conceito básico de blocos e sandbox e acabou, em 2019, superando o Tetris e se tornando o jogo mais vendido de todos os tempos, com 176 milhões de cópias vendidas.

OBS.: Esta análise foi feita se baseando na versão 1.13.2 para PC.

ENREDO – CAÇANDO O DRAGÃO

O jogo tem uma quest estritamente direta, especifica e pontual, mesmo que este não seja o atrativo principal do jogo, tendo se desenvolvido a partir dos anos como se fosse uma sidequest, a ponto de ser comum várias pessoas nem se preocuparem em cumprir esse objetivo. Nascemos em um mundo inexplorado e devemos sobreviver dia após dia enquanto juntamos os aparatos para ir ao ‘fim do mundo’, buscando os equipamentos e procurando o portal para o local habitado pelo Ender’s Dragon, o grande boss final do game. O objetivo do jogo é basicamente ir ao Ender e matar o dragão que lá habita.

GRÁFICOS – UM SHOW DE PIXELS

O jogo apresenta os gráficos bem quadrilátero formado por cubos e retângulos, usando pixels para colorir e explorando ao máximo as construções quadrangulares do jogo. Praticamente todos os materiais são construídos a partir de cubos, sendo conhecidos como blocos (seja de terra, de ouro, de ferro ou de lava), além de haver outros materiais básicos (como o ouro, ferro, redstone, carne, sementes, etc) que são usados para interações e transformações. Tudo isso fica ainda mais claro quando vemos o quando, com apenas alguns quadriláteros, é possivel criar uma enorme diversidade de monstros, animais, plantas e pessoas, tudo com apenas algumas pequenas mudanças de tamanhos e posições das peças, somado a suas skins pixelizadas.

AMBIENTAÇÃO – UM MUNDO QUADRILÁTERO

Quando criados, os cenários foram tão bem trabalhados que conseguiram surpreender da melhor forma possivel. É incrível como uma simples mudança de tons diferencia o Pantano do Oceano, o Deserto da Savana ou o Cedro do Carvalho, o mesmo acontece com os animais, são sub-especies de Cavalos, Gatos e Papagaios, podendo até pequenas diferenças visuais diferenciar os peixes. Temos ainda os Ursos Polares e Pandas, as coloridas Ovelhas e até as pequenas diferenças entra as culturais de cada vila, fazendo com que cada vila, de cada bioma, tenha um estilo próprio de construção de casas, que é expresso pelos material e cor dos blocos usados.

SOM – ESCUTE AO SEU REDOR

Seguindo um pouco o conceito da vida real, o jogo não traz trilha sonora mas investe pesado em seus efeitos sonoros. Os mobs possuem seus sons próprios, que nos ajudam a saber quando temos algum mob pacifico ou hostil por perto, além de saber qual deles é, ajudando a nos guiar para fugir/ir em direção a algo, o mesmo se dá com o ambiente, tendo barulhos específicos quando estamos perto de algum líquido derramando, ou quando temos um jogador andando, interagindo ou quebrando blocos, ajudando a saber se houver um outro jogador por perto.

JOGABILIDADE – POUCAS TECLAS E MUITA INTERAÇÃO

Apesar de o jogo ter uma pequena variedade de teclas, ele consegue nos dar possibilidades de interações da forma como a combinamos, gerando habilidades de acordo com o item usado e a tecla que se usa esse item. Com a movimentação através de WASD, o jogo traz um inventario de acesso com 9 itens que podem ser acessado a partir de seus números e podem ser utilizados com os botões direito ou esquerdo do mouse, causando ações de quebra ou de consumo/interação. Toda essa jogabilidade simples é aperfeiçoada pela forma como o jogo usa um mundo aberto, assim dando inúmeras possibilidades de jogatina e divertindo a partir de qualquer proposito que você resolva usar como guia.

EXTRAS – UM MUNDO DE POSSIBILIDADES

Por incrível que pareça, um jogo de mundo aberto que possui um proposito simples e direto não é famoso por conta de sua quest principal. Minecraft aos poucos se popularizou justamente pelas inúmeras possibilidades que ele te dá, seja por meio da busca por alcançar todos os Achievements, pela vontade de construir sua própria vila, criar uma fazendo, se tornar um guerreiro poderoso, criar um sistema de ‘Farms’ ou tantas outras possibilidades, Minecraft cresceu de uma forma que matar o Ender Dragon se tornou apenas uma coisa que muitos esquecem de fazer, dando uma possibilidade infinita de atividades.

CONCLUSÃO – TODA A JOGATINA RESUMIDA EM SEUS EXTRAS

O jogo, que é extremamente simples, se desenvolveu indo além da sua funcionalidade, se popularizando por conta de suas diversas possibilidades e indo além do objetivo de derrotar o Ender Dragon, o que também motivou o surgimento de uma expansão do Ender para permitir uma exploração maior dessa nova dimensão, com mobs agressivos únicos (além dos Endermans) e construções especiais, com itens únicos. Minecraft é, claramente, um jogo que foi criado com um objetivo e assumiu outro, e acabou fazendo seu verdadeiro sucesso através da usabilidade criada por seus usuários.

Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.

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