Análise | Merge 2 Survive: Zombie Game

Nota
3.5

Desenvolvido pela Pixodust Games e ainda em fase de acesso antecipado, Merge 2 Survive: Zombie Game é um jogo de quebra-cabeça que une o conceito de merge e jogos de sobrevivência. Atualmente disponível para dispositivos moveis, o jogo está disponível para todos que quiserem ser beta tester, ainda incompleto e com novas versões que podem ser futuramente lançadas para corrigir bugs e completar o enredo da jogabilidade.

Análise feita com base na versão 0.15.0 do jogo para Android.

ENREDO – O MUNDO EM MEIO AO ATAQUE ZUMBI

O mundo foi devastado por um apocalipse zumbi, agora Mia precisa se arriscar para, na delegacia onde seu pai trabalha, criar um refugio para se defender contra as implacáveis ​​​​hordas de zumbis e proteger os sobreviventes, acolhendo e combatendo o caos que a cidade se tornou ao mesmo tempo que tenta ajudar as pessoas ao seu redor e consegue fortalecer o grupo, numa busca altruísta em paralelo com a sua busca pessoal por descobrir para onde seu pai foi em meio ao ataque e, se possível, resgata-lo. Explorar as ruínas da delegacia também fará Mia descobrir segredos e mistérios ocultos, revelações que podem iluminar sobre os eventos que levaram ao apocalipse zumbi.

GRÁFICOS – SIMPLICIDADE GERAL UNIDA A PERSONAGENS TRABALHADOS

Apesar de todo o gráfico do jogo ser bem simples, com os personagens construídos usando formas poligonais bem desleixadas e sem muita dedicação geral, o jogo consegue transformar esse gráfico em algo útil, deixando todo o desenrolar da história em plano de fundo e dando o total enfoque nos diálogos, onde os personagens ganham uma versão estática com desenho em luz e sombra, e para a tela de merge, onde o jogo trabalha com cuidado para deixar os inúmeros estágios dos itens num contraste de fácil visualização. Fica claro que cada estágio de ferramenta, medicamento, comida, armas ou peças de roupa, o que garante que a jogabilidade seja mais eficiente e o foco seja na formação de estratégias.

AMBIENTAÇÃO – DEIXE O REFÚGIO COM A SUA CARA

Um dos motes do jogo é a personalização da delegacia, a medida que você vai avançando de estágio, vai liberando áreas novas da delegacia e recebe a missão de revitalizar cada cômodo, pedaço por pedaço, o que impulsiona o jogador a continuar fazendo fusões para cumprir tarefas que vão recompensar com as moedas necessárias para pagar os custos de cada uma das reformas necessárias. Cada setor de reforma apresenta três opções de alteração, deixando o jogador livre para compor da forma que achar mais interessante para seu trajeto de jogatina, mas sem precisar de muito esforço pra não ser um empecilho para os que não se importam com o visual final, transformando a ambientação a medida que o jogo avança.

SOM – UMA TRILHA ENVOLVENTE COM TONS DE BAIXO

A trilha que envolve o jogo lembra muito uma aventura de faroeste, tem alguns toques de se destacam em um baixo bem executado e que parecem emoldurar perfeitamente o clima que o jogo propõe. Completando ainda mais a experiência, temos efeitos de ranger de portas e grasnar de pássaros de rapina e carniceiros, que parecem complementar a ambientação que o jogo propõe ao jogador, tudo isso completa ao ponto de dispensar qualquer outro efeito sonoro, o que faz com que os sons de interação, que são mais discretos, não façam falta, evitando uma poluição sonora desnecessária.

JOGABILIDADE – COMBINANDO ITENS E CUMPRINDO PEDIDOS

É preciso usar as habilidades estratégicas para fundir diferentes itens e criar novos artefatos. O jogo usa  seu cenário pós-apocalíptico para explorar uma mecânica de quebra-cabeça que se mostra cativante, oferecendo uma experiência que pode não ser única, mas é pouco usada em jogos de sobrevivência. À medida que o jogo vai avançando, ele vai expondo novos níveis de desafios e uma variedade de novos obstáculos, seja ao colocar novas categorias de itens ou ao pedir estágios cada vez maiores de fusão, compelindo o jogador a usar cada vez mais seu arsenal e sua inteligência para ser capaz de derrotar os zumbis e sobreviver. Resolva quebra-cabeças desafiadores e desvende o mistério enquanto luta pela sobrevivência neste jogo de fusões.

EXTRAS – COMPLETAR A CADEIA EVOLUTIVA E/OU EMBELEZAR SEU REFÚGIO

Assim como diversos jogos de merge, o jogo permite ao jogador perceber toda a cadeia evolutiva que cada item possui, incentivando aos usuários a usar a jogatina para desbloquear todos os estágios de fusão e completar todas as opções. O mesmo incentivo existe para o jogo de combinações visuais na delegacia, existem combinações que funcionam bem entre as opções para cada cômodo, e aos que desejam explorar o lado visual dessa composição, o jogo incentiva que os jogadores testem e aprovem bem as combinações, formando um abrigo mais agradável visualmente.

CONCLUSÃO – UM BOM JOGO MAS FALTA AÇÃO

Apesar de Merge 2 Survive ser um bom jogo para passar o tempo, ainda dá pra sentir que falta algo, ele realmente é mais do que um simples jogo de aventura, mas deixa uma carência de ação. Jogos de sobrevivência normalmente são jogos que demandam de mais pensamento rápido, de pensar rápido e agir, lutar ou fugir? agir ou se preparar mais? Claro que não é um ponto negativo o jogo desafiar o pensamento estratégico com sua intrincada mecânica de quebra-cabeças, mas será que realmente funciona unir uma mecânica de merge com um jogo de sobrevivência? Talvez, considerando toda a proposta do jogo, seria interessante ver realmente acontecer a mecânica de mesclar itens para criar armas novas e mais poderosas, de considerar cuidadosamente quais combinações serão mais eficazes na batalha, mas na prática não é isso que o jogo entrega. Talvez esse não seja um jogo para os fãs de zumbis, mundos pós-apocalípticos e jogos de sobrevivência, mas seria mentira dizer que ele não pode ter a capacidade de encontrar espaço para conquistar seu público e agrada-lo.

Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *