Análise | Disney Princess: Majestic Quest

Nota
4.5

Disney Princess: Majestic Quest é um jogo de quebra-cabeça para celular, tablet e computador desenvolvido e publicado pela Gameloft, lançado em 17 de maio de 2019. O jogo está disponível para iOS, Android e Microsoft Windows, tendo como maior objetivo reconstruir os quatro reinos atingidos pela chuva de bolhas destrutivas.

OBS.: A análise foi feita com base na versão 1.7.1a para Android do game.

 

ENREDO – RECUPERE OS REINOS DESTRUÍDOS 

Uma misteriosa chuva de bolhas coloridas aconteceu e, ao atingir os chão, causou uma série de explosões mágicas de deteriorou quatro reinos ao redor do mundo: a casa de Mulan na Antiga China, o Palácio de Agrabah, o Castelo da Fera e a Atlântida, agora as quatro princesas precisam mostrar toda a sua força e persistência para combater mágica com mágica, usando as próprias bolhas que destruíram suas moradas para reconstruir cada um dos cenários ao seu redor. Agora é necessário enfrentar rodadas e mais rodadas de quebra-cabeças para acumular estrelas, que são as moedas de troca para limpar os cômodos, restaurar os danos e materializar, magicamente, moveis capazes de redecorar cada um desses cenários.

GRÁFICOS – AS PRINCESAS EM TRÊS DIMENSÕES

Nesse momento é preciso lembrar que estamos em um jogo protagonizado por princesas da Disney, por conta disso é necessário um visual o mais fiel possivel ao que conhecemos nos desenhos que marcaram nossa infância. O jogo nos apresenta a uma versão tridimensional de Mulan, Ariel, BelaJasmine que são bastante fiel às aparências 2D das personagens e, para nossa surpresa, não lembram quase nada as aparências que as personagens possuem em WiFi Ralph, quando a vimos ser transformadas em 3D junto com tantas outras princesas. A adaptação vai além das princesas, já que muitos dos personagens icônicos das quatro animações também fazem aparições no jogo através das diversas cut-scenes que vão nos mostrando o impacto que a maldição teve em cada reino e vamos moldando o comportamento de cada uma delas frente a isso.

AMBIENTAÇÃO – CENÁRIOS CAINDO AOS PEDAÇOS

Os cenários da jogatina são surpreendentes por dois grandes motivos: somos surpreendidos ao ser apresentados a uma versão destruída de cada um dos cenários magníficos que as animações já nos apresentaram e temos a chance de dar nosso toque pessoal no cenário, afinal nos momentos em que o jogo materializa os móveis ele nos permite escolher entre três opções de moveis, nos dando a chance de recriar aquele cenário do jeito que acharmos mais bonito. Talvez seja essa possibilidade, a de recriar os cenários ao nosso bel prazer, que motive tanto os jogadores a se empenharem para ir mais fundo, jogando de uma forma incansável para poder conquistar todas as revitalizações e liberar todos os moveis.

SOM – TRILHAS QUE TE LEVAM À PURA NOSTALGIA

Cada um dos cenários é especial, e o mesmo pode ser dito da trilha sonora, que não é original do jogo, mas tirada diretamente dos filmes que o inspira, trilhas que nos levam ao maior sentimento de nostalgia possivel. É magico jogar no Palácio de Agrabah ao som de “A Whole New World” ou recuperar o Salão de Baile ao som de “Beauty and the Beast”, e essa trilha é um padrão para cada um dos estágios, nos lembrando o tempo todo que estamos imersos num mundo Disney, apelando para nosso vinculo emocional para nos amarrar a jogatina, e sendo muito bem sucedido.

JOGABILIDADE – COMBINAÇÕES E UM POUCO MAIS

O jogo é praticamente um clássico quebra-cabeças de match 3, mas todo o enredo criado pelos desenvolvedores o transforma em uma verdadeira jornada imersiva  com as Princesas da Disney que vai muito além do que simplesmente combinar joias. Enquanto você está resolvendo os quebra-cabeças, você também vai explorando os incríveis mundos das princesas ao mesmo tempo que vive a jornada pra reconstruir os reinos atacados pela tempestade com poder mágico. O mais interessante é que o jogo traz centenas de níveis únicos que divertidos e desafiadores e nos prende nas cut-scenes simplesmente por nos apresentar as histórias das princesas, nos levar a fazer escolhas e fornecer pistas para entendermos o que realmente aconteceu por trás da tempestade mágica.

EXTRAS – UM REINO COMPLETAMENTE SEU

Como dito anteriormente, o jogo te permite escolher como pretende recuperar os reinos, dando opções que permitem que o reino continue com a identidade unica de cada filme e possa ter um toque pessoal do jogador, nos mostrando cores e estampas que podem ser mudadas, e até algumas peças de luxo que podem ser usadas para deixar um ambiente ainda mais requintados, mas que custam algumas moedas (das que ganhamos ao fim de cada estágio). Além da possibilidade de personalização, outro fator que empolga são os eventos, que já são um padrão em todos os jogos da Disney para celular, que te levam a ganhar bônus e presentes extras que vão te ajudar na jogatina ou que vão te permitir passar mais tempo jogando ininterruptamente.

CONCLUSÃO – UMA VERDADEIRA AVENTURA REAL

Apesar de ser bem simples, o jogo soube escolher como conquistar seu público, não é a simples proposta de tirar do tédio que nos faz jogar Disney Princess: Majestic Quest, é todo o roteiro por trás do jogo, é a possibilidade de moldar os reinos ao seu desejo, é a chance de explorar cada um dos reinos e sentir orgulho de cada camada que você adicionou durante a jogatina, é poder interagir com Mulan, Ariel, Bela e Jasmine, é a chance de viver uma nostalgia indescritível que só a magia da Disney é capaz de colocar em cada uma das suas obras. É dificil de acreditar que há um adulto por trás da frase a seguir, mas o jogo realmente faz ser divertido ajudar as princesas Disney  a se recuperar após uma tempestade mágica arruinar tudo dentro de suas histórias.

Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *