Análise | Dentures and Demons

Nota
4.5

Lançado em março de 2020, Dentures and Demons é uma aventura gráfica repleta de puzzles desenvolvida pela Sui Arts Games, uma marca indie criada por um game developer italiano (que se nomeou como Sui) e que existe em função de sua única saga: Dentures and Demons. Lançado unicamente para Android, o jogo começou como um projeto independente discreto, mas logo acabou fazendo um sucesso surpreendente e superando os 100 mil downloads no Play Store em agosto do mesmo ano, quando já possuía tradução para 15 línguas e, para surpresa até de seu criador, tinha feito sucesso absoluto com o publico brasileiro, que é responsável por 40% dos downloads do jogo.

 

ENREDO – COISAS ESTRANHAS ACONTECEM EM VAREDZE

Junior e seus amigos, Timmy, Tommy e Tony, vivem na tenebrosa cidade de Varedze, numa vizinhança onde existe uma macabra casa abandonada, que eles, juntos, decidem explorar. Depois de entrar naquela casa, uma velha maluca sequestra os garotos e começa um ritual satânico, cabendo a você salvá-los antes que ela complete esse terrível ritual, descobrindo no processo qual a sua verdadeira identidade. Os anos então se passaram, em 2020 o Detetive Junior Piccheselato resolve ir mais fundo no maior mistério da sua infância: como aconteceu o crime brutal com aquela velha e quem é o responsável por deixar aquela digital gigante na cena do crime? Cabe a você, usuário ajudar o detetive a ir mais fundo em sua investigação sobre uma perigosa seita, repleta de ação, mistério e idosos.

GRAFICOS – UMA BELA AVENTURA PIXELADA

Surfando na onda dos jogos retro, e sendo construído completamente com pixels, o jogo é simples e nos cativa com sua simplicidade, criando detalhes tão discretos mas que, em conjunto, fazem cada personagem ter sua própria identidade, deixando claro que o jogo não foi um simples trabalho para seu criador, foi um projeto de vida para o qual ele dedicou todo o seu tempo. Tudo isso é potencializado ainda mais pelo humor extremamente negro que o jogo possui, com o seu criador se humilhando a cada virada de jogo com suas mensagens implorando por dinheiro para se alimentar e poder viver humildemente, algo que dá um humor tão exageradamente controverso ao jogo mas que nos faz mais conectados e, por incrível que pareça, foi uma arrisca aposta que deu extremamente certo.

AMBIENTAÇÃO – UM LUGAR QUE JÁ É MACABRO POR SI SÓ

Os cenários do jogo são muito bem planejados, cheio de montanhas, florestas e lagos que podem te confundir se você não estiver realmente focado na jogatina, que te fazem de ingênuo e, caso você não seja forte o suficiente para impedir os assassinos, te atraem para se tornar mais uma vítima desta cidade. Com seus inúmeros cenários únicos, seus personagens envolventes, seus diálogos desenvolvidos e suas interações bastante divertidas aos fãs de jogos point-and-click, fica cada vez mais claro a enorme capacidade de Sui em unir comédia e suspense, criando um clima fantasmagórico ao mesmo tempo que nos leva a desfrutar das hilárias – e algumas vezes impróprias – alfinetadas dos protagonistas.

SOM – MEMÓRIAS TENEBROSAS DOS JOGOS DE 8-BITS

Com uma trilha bem característica que nos remete diretamente aos clássicos jogos de 8-bits, o jogo nos envolve com sua trama obscura, que vai passando por uma crescente absoluta a cada novo passo do personagem, e vai nos engolindo a cada nova fase, com seu arremates que nos fazem realmente sentir que estamos dentro de uma mansão mal assombrada, dentro de um hospital macabro, dentro de um convento diabólico ou vagando por uma cidade onde está claro para todo mundo que algo estranho vive por aqui. Com sua trilha envolvente, o jogo nos inspira a prender a respiração e mergulhar fundo nesse enredo, querendo chegar cada vez mais longe na investigação e descobrir a verdade por trás desse perigoso culto e da sádica entidade que eles cultuam.

JOGABILIDADE – CLICANDO E DESCOBRINDO SEU VERDADEIRO PODER

Com uma jogabilidade completamente intuitiva, Dentures and Demons deixa claro que o verdadeiro foco é explorar o cenário e entender o que está acontecendo em Varedze, mesmo que o seu chefe e toda a sociedade seja contra essa sua investigação. Com o decorrer do jogo, quando você vai pouco a pouco conhecendo a história, fica cada vez mais claro que, a cada capitulo, você precisa abrir sua mente e enxergar além do obvio para vencer cada um dos mini games e destrancar cada uma das passagens, usando a criatividade e a memória para avançar ao mesmo tempo que usa a paciência, para ter uma atenção a mais no que está ao seu redor, e a criatividade, para achar uma função inimaginável para os itens que você coleta no caminho.

EXTRAS – SERÁ QUE VOCÊ SERÁ PÃO-DURO?

A trama possui 6 capítulos e uma série de conquistas secretas mas, além de tudo isso, ela possui alguns conteúdos extra disponível para compra (que permitirá também a remoção de propagandas), mas não adianta só ter o conteúdo extra para se divertir, só a ausência dele já é uma das diversões do jogo, com os pop-ups que aparecem a cada passagem de fase implorando para que você compre o conteúdo extra e os diversos easter-eggs que existem durante o jogo, como a tumba onde está enterrado o cara que avaliou mal o jogo. Essa característica, apesar de parecer chata para quem vê de fora, acaba surgindo como um dos pontos fortes do jogo, que brinca com suas piadas autodepreciativas e ri de si mesmo ao mesmo tempo que envolve os jogadores, talvez por isso ele tenha ganhado tanto espaço no Brasil, o pais onde piadas autodepreciativas e humor negro são uma formula de sucesso para diversos entretenimentos.

CONCLUSÃO – UM JOGO PARA RIR E SE AMEDRONTAR AO MESMO TEMPO

Lembrando vagamente os diversos filmes de terror trash que viraram clássicos por ser autodepreciativos, engraçados e obscuros, Dentures and Demons é uma aposta pesada que deu extremamente certo. O jogo nos faz seguir o Detetive Júnior enquanto o garoto está investigando essa seita perigosa, explorando nossa destreza, reflexos, raciocínio e paciência para resolver cada um de seus quebra-cabeças, e nos fazendo perceber que nós estamos intimamente conectados com toda essa história, que nós somos o ponto de ignição e o maior catalisador para tudo o que está acontecendo, e que só o Junior não percebeu isso ainda. Parecendo um lindo amálgama de games e filmes de sucesso, Dentures and Demons traz uma pitada de It com um gostinho de Stranger Thing, tudo isso regado de uma dose desproporcional de comédia mordaz e irônica que ilumina bastante o enredo. No final, D&D é um jogo que foge do comum, se tornando uma divertida pérola indie, multilíngue e totalmente grátis, que nos conquista com seu jeitinho e nos instiga até a fazer uma pequena doação ao seu desenvolvedor, que nos deixa famintos por mais produtos fruto de seu trabalho, inclusive o, já anunciado, Dentures and Demons 2.

“Um dia, um programador ERP deprimido decide se tornar mais estúpido do que já era, então resolveu criar este jogo.
Em um mundo regrado ao um severo politicamente correto, haveria espaço para seu humor ácido?
Em um mundo em alta-definição, haveria espaço para seus desenhos pixelados feitos à mão?
Em um mundo em que… Bem, ninguém ainda tá lendo isso aqui até agora?”

Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.

1 resposta

  1. maaaano, adorei os jogos 1 e 2, to esperando o 3 heim, quem sabe o 4 kkkk.
    arruma essas letras brancas na conversa dos personagens, dificil ler elas, muito juntas, de resto impecável, parabéns!!!!

    de Jack.

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