Análise | Darkness and Flame: Missing Memories

Nota
4.5

Lançado em 24 de Outubro de 2017, pela Five-BN, Darkness and Flame: Missing Memories é um jogo de aventura com objetos escondidos, minijogos e enigmas, que se passa em um mundo de fantasia único, as Terras Férteis, cheio de oásis e desertos infinitos. Um jogo que permite explore mais de 50 locais incríveis, completando mais de 40 diferentes mini-games, ao mesmo tempo que em desafiamos a nós mesmo ao interagir com os objetos interativos da cena, juntar coleções, capturar objetos metamórficos e completar conquistas. O jogo está disponível para PC e Mobile, sendo a análise feita na versão Android do jogo.

ENREDO – EM BUSCA DAS LEMBRANÇAS PERDIDAS

Depois da fuga das Terras Férteis , Alice e Colin estão refugiados na Cidade Perdida, e o tio da garota começou a perceber que há informações importantes por trás do seu passado, que foi apagado depois que ele foi atacado pela Escuridão, e é justamente atrás desse passado que a dupla resolve ir, lutando contra mistérios diversos enquanto tentam entender o que de tão importante aconteceu no passado de Colin e como esse passado tem relação com o Pássaro de Fogo que reside em Alice. Qual será a relação de Colin com a garota que era a guardiã do ovo encontrado por Alice? Será ela capaz de ajudar a garota a dominar seus poderes?

 GRÁFICOS – DA ARTE AOS CUTSCENES: UM SHOW VISUAL

O jogo é todo construído em cima de construções 2D com muito empenho na luz e sombra e na coloração, que reflete bem cada cenário e cada personagem, interage bem com o todo e ainda traz uma sutil diferença de cores nos objetos a serem encontrados, uma forma de incluí-los no cenário mas destacá-los para facilitar a jogatina. Tudo fica ainda melhor quando consideramos as Cutscenes do jogo, as cenas de transição parecem ter saído de uma animação da TV, algo que encanta e nos envolve e faz com que, mesmo com o botão de pular ali do lado, acabamos enfeitiçados a assisti-las até o final.

AMBIENTAÇÃO – DESLUMBRANTES CIDADES ESCONDIDAS

O jogo explora cidades secretas, desde a cidade perdida dos Sacuums ao Templo das Montanhas, onde temos a pedra capaz de recuperar as memorias de Colin. O jogo explora mais a diversidade ao trazer todos os tipos de povos como os Sacuums Steampunks, Colin com um visual menos feudalista, as artes orientais das proximidades do templo, entre tantos outros cenários, que passam pelo apocalíptico deserto, as ruínas gélidas e cheia de beleza, tendo até o cuidado de incluir a holística floresta, uma ótima combinação de gráficos, enredo e cenários, tudo de forma harmoniosa para deleitar os olhares dos jogadores, que devem ficar sempre atentos a cada detalhe do cenário na busca de coletar os objetos necessários para a missão.

SOM – A NATUREZA SEGUE A CANTAR

O visual magnificamente diversificado pede um complemento digno, e esse complemento é encontrado nos sons de fundo, que dispensa a clássica trilha sonora, e aposta nos sons que emanam da natureza daquele local e tornam possível identificar cada ambiente apenas pela combinação de sons que o cenário proporciona, fora os sons de interação, onde cada objeto faz seu som correspondente quando usado na missão, um trabalho de mestre que merece ser apreciado a cada segundo.

JOGABILIDADE – CLIQUES, ZOOM E RÁPIDOS DESLIZES

Darkness and Flame é inteiramente construído em cima da premissa do Click-and-Point, sendo assim o gameplay é inteiramente feito atravessando cenários, coletando objetos para avançar nas missões e os utilizando depois, tudo isso entrecortados de minijogos que servem para destravar portas, liberar baús e revelar objetos. Quebrar a cabeça, é literalmente esse o objetivo do jogo, já que você não só deve coletar objetos e usá-los como, algumas vezes, ao coletar um objeto lembrar em qual dos 35 cenários ele será necessário, e voltar para o local para seguir o gameplay, claro que tudo é facilitado pela presença do mapa, que nos ajuda a nos transportar de um cenário a outro em um pulinho.

 EXTRAS – AS COLEÇÕES ESCONDIDAS

A medida que você vai jogando, você também pode completar as coleções, que vão liberar conteúdos bônus que vão desde quebra-cabeças a minijogos extras. A cada um dos 35 cenários que você passa, você irá encontrar dois objetos, sendo um deles um dos 35 Objetos Metamórficos e um dos itens colecionáveis, que são compostos por 8 Estátuas de Cachorro, 7 Placas de Trânsito, 8 Escorpiões, 7 Pinhas Douradas, 8 Cápsulas com informações e 12 Cogumelos, tudo isso demanda toda a sua atenção e detalhamento para achar cada um desses objetos incluídos em cada um dos cenários.

No Capítulo Bônus podemos ver Steve encontrando uma garota inconsciente, que posteriormente ele descobre se chamar Kiara, o que resulta numa aventura complementar narrando como a dupla que nos ajuda no jogo principal acabou se conhecendo.

CONCLUSÃO – A BUSCA PELAS RESPOSTAS DO PASSADO

A sequência de Born of Fire consegue manter toda a essência de seu capitulo inicial, trazendo uma nova trama que complementa seu capitulo anterior sem depender do mesmo, aos poucos vamos enxergando a trama se engrandecer e vemos o quanto toda a jogabilidade e a construção da Five-BN ajudam o jogo a ficar mais forte. Ao fim, Missing Memories ainda consegue deixar o ganche necessário para uma sequencia ao mesmo tempo que finaliza toda a trama inicia nesse segundo capitulo, nos ensinando cada vez mais ao construir a mitologia por trás da guerra entre a Chama e a Escuridão.

Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.

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