Análise | Animal Warfare

Nota
4

Lançado pela PlaySide Studios em 28 de agosto de 2020, Animal Warfare é um clássico jogo de estratégias que une várias das características dos jogos de batalha automática com um visual clean e poligonal de personagens, que nada mais são do que animais selvagens lutando por supremacia, território e sobrevivência. O jogo é feito numa plataforma casual, sem uma linearidade definida e disponibilizado para Android iOs.

OBS.: Esta analise foi feita com base na versão 2.3.0 do jogo para Android.

 

ENREDO – UM GLORIOSO JOGO DE SOBREVIVÊNCIA

Na batalha da selva, tudo que realmente importa é sobreviver e vencer. Na busca por se fortalecer, e ganhar mais moedas, você deve montar seu exercito com dezenas de animais fofos e cruéis, cada qual com suas habilidades, para garantir um exercito infalível que reúne leões, cães, ursos e muito mais. A cada novo embate seu exercito pode ser aumentado ou fortalecido, acompanhando a evolução da dificuldade de cada rival, assim como é possivel comprar novos soldados com o dinheiro que é acumulado por seus soldados durante a atividade offline, que aumenta seus lucros para garantir o aumento do seu exercito.

GRÁFICOS – UM ZOOLOGICO POLIGONAL

O jogo é basicamente constituído de seus animais, que são bem coloridos, minimalistas e poligonais, além de ser bastante variados. A medida que o jogatina vai rolando, você vai adquirindo novas espécies para o seu esquadrão, sejam eles Leões ferozes ou Babuínos velozes, cada animal tem sua própria característica, que lhe garante uma contribuição vital para a equipe, e faz o jogo se parecer bastante com diversos outros jogos de estratégia medieval. Apesar de ser completamente poligonal, o jogo não perde em nada no seu visual, ele consegue compensar o deficit na definição com as suas cores, que são bem cleans e flats mas definem bem seus personagens.

AMBIENTAÇÃO – AS CLAREIRAS VIRARAM CAMPO DE GUERRA

Apesar de estarmos numa guerra na selva, não é exatamente na selva que enfrentamos os nosso rivais. Cada batalha ocorre em uma determinada clareira, um local onde iremos confrontar desde os animais mais simples, cada qual com sua habilidade, até os chefões, animais turbinados e gigantescos que precisam da união estratégica de todos os animais para ser derrubado. Cada clareira tem uma decoração selvagem, mas é composta basicamente de um descampado de variadas cores, seja um chão azulado, esverdeado, amarelado, arroxeado, e etc, tudo para diferenciar o avanço na jogatina.

SOM – EFEITOS ANIMALESCOS E FESTEIROS

Quando as batalhas acontecem, é possivel ouvir os sons dos animais que estiverem no campo de batalha, mas os verdadeiros efeitos sonoros surgem em outros momentos da jogatina. Sons surgem a medida que vai havendo interação com certas opções do jogo, como abrir baú ou nas batalhas offline e uma corneta surge quando a batalha termina e quando recebemos a recompensa da vitória, mas a pouca variedade de sons não prejudica em nada a jogatina, não ajudando na imersão mas também não atrapalhando em nada, as vezes sendo até dificil notar uma interferência do som no jogo. Sem a presença de uma trilha, o jogo é bastante objetivo, tendo batalhas rápidas que duram apenas alguns segundos, o que faz com que a trilha seja completamente desnecessária para a construção da jogatina.

JOGABILIDADE – MONTAR O EXÉRCITO E ASSISTIR A BATALHA

Não há muito o que fazer na jogatina de Animal Warfare, tudo que o jogo te permite é definir os membros do seu exercito, montar a formação de batalha e fortalece-los da forma que achar melhor (unindo soldados mais fracos, como se fosse um merge game, para transforma-los em soldados mais fortes). Completamente limitado, o jogo lhe captura ao te transformar num estrategista torcedor, você não pode ajudar seu exercito a lutar, mas cabe a você planejar a melhor formação e soldados a usar para garantir a vitória em cada estágio.

EXTRAS – COLECIONE TODAS AS ESPÉCIES

Cada animal luta de uma forma diferente, o que incentiva os jogadores a colecionar todas as raças de animais e explorar as evoluções de seus níveis, que vão desbloqueando novas habilidades de cada uma das raças. Infelizmente o jogo usa muito de publicidade para se manter, forçando seus jogadores a gastar aproximadamente 30 segundos com publicidade a cada dois minutos de jogo, o que se torna cansativo, apesar de ser compreensível. Além de tudo isso, há ainda a Assinatura VIP do jogo, que proporciona a seus membros um prêmio de 4.500 moedas e 100 joias por dia, desbloqueio de todas as vantagens do game e aumento de 50% na velocidade de desbloqueio de baús.

CONCLUSÃO – UMA BOA BASE QUE PODE TER MUITAS MELHORIAS

Animal Warfare tem um sistema de progressão viciante, um estilo de arte minimalista, uma enorme lista de animais para coletar, uma expansiva campanha com centenas de níveis únicos e uma série de batalhas épicas contra chefes, mas seu grande problema é justamente o excesso de publicidade e a falta de criatividade ao explorar animais fantásticos ou lendários. O jogo talvez tivesse um melhoria se permitisse que, em algumas fases ou a partir de uma determinada fase, você pudesse controlar ao menos um dos animais ou pudesse interferir em estratégias durante a batalha ou aproveitar sua facilidade na jogatina para criar partidas de batalha multiplayer, onde fosse possivel enfrentar o exercito de outros jogadores.

Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *