Análise | Among Us

Nota
5

Lançado em 15 de junho de 2018, pelo estúdio de jogos estadunidense InnerSlothAmong Us é um jogo casual multijogador para celular e computador. O jogo, que foi lançado sem muita repercussão, acabou estourando em 2020, quando muitos streamers da Twitch e YouTubers começaram a jogar bastante ele, viralizando o jogo e causando um aumento absurdo da popularidade do jogo.

 

ENREDO – HÁ IMPOSTORES ENTRE NÓS

Numa nave espacial, onde 10 tripulantes convivem, um conjunto de falhas acabou acontecendo, e cabe a esses tripulantes o papel de consertar todos os problemas e se salvar, uma tarefa que seria fácil se não tivesse um certo número de impostores entre eles, um (ou mais) ser alienígena está infiltrado dentro na nave, um ser completamente consciente que está se passando por tripulante para matar um a um dos habitantes da nave. Será que eles conseguem descobrir quem é o impostor?

GRÁFICOS – ASTRONAUTAS EM MINATURA

Com o visual dos seus personagens extremamente simples, o jogo conquistou milhões depois que explodiu a internet. Cada um dos personagens (até o impostor) é um astronautazinho comum, cada qual tendo uma cor (cada jogo só tem um personagem de cada cor) e com alguns itens de personalização que podem dar um visual próprio para cada um deles. Esse visual simples criou uma identidade original e própria para o game, fazendo justamente os astronautas icônicos logo se tornarem sua marca registrada.

AMBIENTAÇÃO – CENÁRIOS DE OUTRO PLANETA

Among Us foi lançado seguindo fielmente sua premissa, onde os desenvolvedores (Forest Willard, Amy Liu e Marcus Bromander) nos levaram diretamente até The Skeld, um cenário criado para representar uma nave com falhas que precisa ser consertada. Com a evolução do jogo, em 8 de agosto de 2019, Amy Liu desenvolveu o segundo mapa do jogo, Mira HQ, um mapa que leva os tripulantes até o quartel-general de onde a expedição saiu, tendo uma das áreas incluindo o posto de lançamento. Em 12 de Novembro de 2019, Marcus Bromander lançou Polus, o terceiro mapa do jogo, onde os tripulantes vão parar em um posto avançado no Planeta Polus, talvez até o planeta natal do alienígena impostor. Cada mapa apresenta seu próprio formato, suas próprias tarefas, suas próprias armadilhas e seus próprio metagames, o que faz a variação de cenários ser essencial para tornar a jogatina cada vez mais dinâmica.

SOM – UM CENÁRIO, VÁRIAS TRILHAS

O jogo tem um trabalho excelente com sua trilha, e isso fica evidente em cada um dos cenários que se visita. Além da trilha clássica do jogo, dos sons de efeitos de morte e de cada uma das tasks, cada sala de cada cenário tem uma trilha própria, que combina a trilha daquele cenário com alguns efeitos sonoros que identificam facilmente a função de cada uma das salas, como o característico som de rádio que soa toda vez que se entra na sala de comunicações.

JOGABILIDADE – QUEM É O IMPOSTOR?

Cada partida do jogo une de quatro a dez jogadores para explorar um devido cenário, onde de um a três deles, escolhido aleatoriamente, será o Impostor, com a missão de matar cada um dos Inocentes enquanto sabota a nave sem ser descoberto. Já os Inocentes tem a missão de descobrir quem é(são) o(s) Impostor(es) ou consertar toda a nave, o que garantirá que eles possam ganhar a partida. Cada um dos consertos do cenário é feito através de um minigame, que ficam espalhados pelo cenário e são definidos aleatoriamente para cada um dos jogadores, ou seja, cada jogado recebe um certo número de tarefas que raramente é igual ao de outro jogador. Outro grande fator do jogo é que quem morre se transforma em fantasma, não podendo mais interagir com os outros jogadores mas ainda podendo realizar suas tarefas, ganhando a vantagem de ter a visão completa, ao contrario dos outros jogadores que veem um campo limitado ao seu redor.

EXTRAS – UMA SÉRIE DE JOGOS CRIADOS PELOS USUÁRIOS

O melhor dos jogos casuais com tanta abertura multiplayer é seus usuários, e Among Us teve a sorte de ter usuários bem criativos que, não satisfeitos com a jogabilidade comum e com a ausência de sidequests, resolveram criar diversas formas alternativas de joga-lo. Hoje em dia já é possivel jogar novas formas de Among Us, que se popularizaram bastante no YouTube, como o Esconde-Esconde ou o Sala Proibida, formas de jogar que não coincidem em nada com a ideia do jogo mas que geram tanta diversão quanto, dando uma nova forma de jogar além do clássico jogo da discórdia que tanto fez sucesso.

CONCLUSÃO – AMONG US É UM JOGO COMPLETO

Com seus deliciosos cenários espaciais e sua clara simplicidade, Among Us conquistou facilmente uma legião de fãs e fez jus ao sucesso que conquistou. Ele usa o melhor do que já conhecíamos em jogos como Mafia A Cidade Dorme, que são jogos de salão, e transmite para uma excelente versão online, reunindo os jogadores de todo um país para caçar um impostor, por que a única certeza que todos possuem é que há um impostor entre nós.

Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *