Álbum Comentado | Beyoncé – RENAISSANCE

Com a vinda da pandemia, toda indústria musical teve que passar por adaptações, criando estúdios de gravação em casa e passando a produzir conteúdo a distância ou parando por um determinado tempo. Alguns artistas decidiram dar uma pausa durante a gravação de seus trabalhos solos e investir em outros mercados, ou até mesmo repensar sobre suas criações, diferente de Beyoncé, que se envolveu em diversos projetos como o Black is King, que gravou parte do visual em sua casa, e músicas para trilhas sonoras, como as de King Richard.

No ano de 2020, a indústria da música passou por mudanças e reformulações na música pop, a Era Disco, com pegada dos anos 70 e 80, estava de volta com toda força no mercado pop mundial. No entanto, todos estavam à espera de alguns nomes que não deram o ar da graça e decidiram manter-se firmes em outros projetos, aguardando o melhor momento para seus lançamentos. Muitos veículos de imprensa especulavam um possível retorno de Beyoncé, porém ela decidiu brincar com seus fãs durante as madrugadas e eis que é anunciado RENAISSANCE, o álbum que pode reformular toda a indústria musical novamente.

Beyoncé foi responsável por grandes mudanças nos lançamentos em 2013, com o visual álbum BEYONCÉ, e reformulou também a forma de lançar álbuns ao acompanha-los de produções visuais, que juntos formam uma experiência única, como é o caso de LEMONADE. As noites de lançamento para Beyoncé voltam a ser às terças-feiras, e justo numa terça à noite a mesma nos presenteia com a primeira faixa de seu novo álbum.

BREAK MY SOUL foi divulgada apenas na bio do instagram no dia de seu lançamento, sem nenhum indicie de clipe ou divulgação, é Beyoncé reformulando a indústria novamente e se mantendo nos charts. RENAISSANCE pode ser considerado algo dançante, porém ainda carrega um forte discurso político, e isto soa nítido com relação aos samples utilizados no projeto. Com os grandes samples presentes em seu novo projeto, Beyoncé transita entre nomes como Donna Summer, Grace Jones, Romil Hemnani e outros tantos grandes nomes que são uma forte referência do Disco. Os pontos de maior atenção no álbum ficam com as faixas THEQUI, Summer Renaissance e o poderoso feat em MOVE, isso nos leva a entender que um novo ato de revolução está para surgir com o “ACT 1”, primeira parte dos 3 projetos.

Se especula que os álbuns acompanhem partes visuais com uma fotografia grandiosa, tendo em vista os trabalhos anteriores de Beyoncé, porém todas as expectativas colocadas para este projeto vem sendo atendidas de uma maneira que atende uma grande massa de ouvintes da Queen B. É importante salientar que a trilogia de álbuns foi gravada durante a pandemia, período em que a mesma teve um tempo para ficar quieta e colocar toda sua criatividade em prática, na construção deste grandioso projeto. Com Renaissance, Beyoncé nos entrega novamente um projeto coeso, dançante e político, mas que também fala das suas expectativas com relação ao mundo e à dança, de como se sentiu em relação à pandemia e agradece aos pioneiros que originaram a cultura Disco, então sintam-se livres para aproveitar mais um lançamento aclamado pela indústria.

Formado em Letras, atualmente cursando Pós-graduação em Literatura Infantil, Juvenil e Brasileira. Sentindo o melhor dos medos e vivendo a arte na intensidade máxima. Busco sentir histórias, memórias, escrever detalhes e me manter atento a cada cena no imaginário dos livros ou numa grande tela de cinema.

12 respostas

  1. Uma revolução!!! E muito bem pontuado nos detalhes!!! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 uma rainha de verdade faz assim

  2. Queen B voltando com tudo, esperando o feet com a gaga enquanto escuto as músicas do albúm!!!! Amei o review~

  3. Um escritor com memória e conhecimento para descrever o melhor do assunto! Amigo vc é top realmente não tem o que falar de tudo que vem fazendo….

  4. Incrível como a Beyoncé está inovando e virando referência para todos se o 1° ato e assim imagina os demais?!

  5. Ela veio com tudoooo ameiii, mas sei lá acho que anda tá faltando algo. Mas no geral ela entregou tudo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *