Geek Curioso | O que preciso saber para colecionar Funkos Pop?

O Funko Pop já dominou o universo geek há anos. E essa mania número um dos fãs também é um dos principais objetos de coleção dos geeks de plantão.Então, se se você deseja ser um desses colecionadores, que tal conhecer mais detalhes sobre essa figura?

Para começar, se você não sabe o que é um Pop, ele é um daqueles bonecos cabeçudos medindo 9,5 cm de altura, com narizes pequenos, olhos redondos sem pupila, sem boca, mas absurdamente fofos que se tornaram um sucesso tão grande que hoje são parceiros indispensáveis nas estantes de diversos nerds e adorados pelos atores de cinema e séries.

Para começar, essas maravilhas surgiram em 2010, na New York Comic Con, quando a Funko resolveu lançar a série Pop! Vinyl. Hoje, a empresa já é autorizada por mais de 175 grandes marcas como Marvel, HBO, Disney, Warner, AMC e Warner Bros a produzir os bonecos, que podem ser baseados em  filmes, séries, desenhos, bandas e personalidades. Já existe mais de 12 mil modelos de Pops lançados, e eles variam de preço entre 10 e 15 mil dólares, isso porque com o passar do tempo esses ‘bonequinhos’ vão se valorizando, principalmente se eles fizerem parte das categorias especiais, que ajudam a valorizá-los cada vez mais, ano após ano.

Para começar, você como colecionador precisa saber as “gírias” que classificam os bonecos. A primeira delas é Pop Loose, que significa que é um Pop sem a caixa, e essa é a classificação que geralmente ajuda a diminuir o valor do item, já que ele está desprotegido e mais exposto a avarias e ao tempo. A segunda é o Pop Vaulted, que já encarece um pouco o produto; esse nome significa que, apesar de o produto ainda está em circulação, a Funko parou de fabricar esses modelos. Um bom exemplo de Pop Vaulted é a Elphaba, que hoje em dia custa por volta de 200 dólares.

A terceira categoria é a Pop Chase, que é sinalizada com um adesivo, ela surge na produção da Funko, para ser mais claro, a cada cerca de 32 bonecos produzidos. Eles colocam uma diferença no Pop, o que o torna raro e, por conta disso, a empresa marca com o adesivo. Um exemplo de Pop Chase é um Funko do Duende Verde que, quando é Chase, é metalizado e custa por volta de 50 dólares. Seguindo para a quarta categoria, temos os Pop Size, que são Pops maiores que o tamanho padrão, possuindo 6, 9 ou 10 polegas. Nesses casos, o preço aumenta de acordo com o tamanho e suas particularidades. Um exemplo de Size é o Groot, de Guardiões da Galáxia Vol 2, com 10 polegadas, que está custando cerca de 60 dólares.

Outra categoria é o Pop GITD, que são aqueles que brilham no escuro (Glow In The Dark), mas devo salientar que esses Funkos não brilham simplesmente, pois eles precisam ser “carregados” antes, em alguma fonte de energia luminosa, como sol, lâmpada ou luz negra. Um exemplo de GITD é o Flash White Lantern, que está custando por volta de 130 dólares.

Seguimos para os dois Pops sensitivos, temos o Pop Scented, que são aqueles que possuem um cheiro, e o Pop Flocked, que são Pops que possuem uma camurça para simular, geralmente, pelos. Os Scented mais famosos são os da turma da moranguinho, inclusive o Pop 131 da coleção, que é composto pela Moranguinho e o Pudim, custam por volta de 23 dólares. Já um exemplo de Flocked seria a Marie, que custa cerca 30 dólares.

Por fim chegamos aos dois mais caros, o primeiro é o Pop Movie Moments, que, como o próprio nome já diz, é um diorama representando uma cena icônica, e para exemplificar, podemos citar Harry Potter entrando na Plataforma 9 3/4, que está valendo por volta de 43 dólares. Por último, temos os Pop Exclusive, que são Pops exclusivos de certas lojas ou eventos e sempre são edição limitada. Essa coleção sempre possui um selo identificando de onde são. Outra informação importante é que eles sempre são mais caros. Um exemplo é o tal Pop que custa cerca de 15 mil dólares, o Pack Willy Wonka & Oompa Loompa Golden Ticket, que teve apenas 10 peças produzidas para a SDCC 2016.

Mas é importante lembrar que é possível haver Pops que se encaixam em mais de uma categoria, um exemplo disso é o Pop do Swamp Thing, que é Flocked e Scented, ou o Pop do Rafiki com o Simba, a versão Exclusiva da Entertaiment Earth que, além de ser Exclusive, é Flocked.

Obs: Todos os preços citados no artigo foram tirados da Pop Price Guide, um site americano para colecionadores que ajuda a administrar as coleções e a saber a faixa de preço de compra e venda dos itens.

Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *