Resenha | O Diário de uma Princesa Desastrada

Nota
4

“Oi, Diário,
Eu não sei onde eu estava com a cabeça em pensar que o resto da minha semana seria ótimo, porque é a minha vida, ou seja: tudo foi um belo de um grande e estrondoso desastre.”

Princesas são sempre graciosas, não é? Bem, nem todas. A Princesa Amora Maria Florentina de Florentia está bem longe disso. Filha de uma das Fadas mais poderosas do reino, ela nasceu sem poderes e, por isso, precisa esconder sua real identidade. Para isso, ela assume a identidade da desastrada Florentina, uma garota impopular que frequenta a Escola Preparatória para Pessoas Não Mágicas, onde ela vive um eterna guerra com Scorpio, o garoto mais popular da escola. Como se não bastasse todo seu infortúnio, Amora é um poço de derrotas. Basta sair da cama para que os desastres comecem a acontecer. Seja por sua irmã mais nova superpoderosa (que adora aprontar com ela), ou por suas aventuras cotidianas (que sempre acabam virando uma grande bagunça), tudo na vida da Amora vira um grande caos.

Mas tudo muda quando ela começa a descobrir segredos obscuros sobre o passado do reino, principalmente quando sua própria história parece não ser exatamente aquilo que lhe sempre lhe contaram… Maidy Lacerda sempre foi apaixonada por histórias mágicas. Durante anos, ela criou conteúdos voltados aos maravilhosos contos de fadas em seu canal de YouTube até que, recentemente, ela decidiu trazer a vida sua própria princesa… de uma maneira bem única.

O Diário de uma Princesa Desastrada traz muito da sua autora em sua própria jornada. Construído como um verdadeiro diário, Maidy da voz a nada confiável Amora/Florentina, com todo seu jeito estabanado e fofo de ser… afinal, nem sempre é fácil abrir seus sentimentos para alguém que acabou de conhecer, mesmo que seja um diário. Não é de se surpreender que os fãs mais antigos do canal consigam identificar várias histórias da pequena Maidy na protagonista, principalmente ao vermos as semelhanças adoráveis que ambas possuem. E, como se não bastasse, a autora ainda constrói com maestria um universo rico e bastante curioso, que nos encanta desde o primeiro segundo.

Tudo parece calculadamente pensado para nos deixar encantados, seja pelo curioso empecilho que prende o reino (afinal, como um reino tão fantástico pode ser afastado dos demais por flores venenosas?), ou pelas ótimas referencias a outros clássicos que a autora colocou ao longo da narrativa, o que torna tudo ainda mais divertido.

Maidy ainda nos apresenta personagens adoráveis que nos conquistam a cada nova virada da história. Scorpio é um dos melhores exemplos. Malvado, traiçoeiro e bem enigmático, o arqui-inimigo de Amora tinha tudo para ser detestável, mas ele se mostra adorável em vários níveis conforme a narrativa se desenvolve, nos conquistando a cada nova aparição e nos fazendo desejar mais de sua participação na história.

Lila é inteligente, leal e um amor de pessoa. Nos afeiçoamos por ela desde sua primeira aparição e aprendemos a escutar seus sábios conselhos a cada nova virada do enredo. A Princesa Olivia é implicante e cheia de vontades, construindo uma relação bem crível que só quem viveu com irmãos sabe. Olivia não precisa se esconder do reino e é bajulada por todos ao seu redor, e sempre esta disposta a pregar uma peça em sua irmã mais velha. Ainda somos apresentados à magnífica Rainha Noturna, a cantora favorita de Amora, à singular Poeirinha, uma peculiar criatura que se torna mascote da nossa protagonista e ao misterioso Floreante Viajante que é repleto de segredos.

O livro ganha vida atrás do selo Outro Planeta, que nos presenteia com uma edição belíssima. Repleto de ilustrações da maravilhosa Renata de Souza, o livro adquire tons de lilás, que nos fazem nos apaixonar ainda mais pelo seu conteúdo. Cada imagem é um deleite visual, começando como a capa que nos chama a atenção assim que avistamos pela primeira vez. Uma ótima aquisição para embelezar qualquer estante.

Leve, divertido e, como diria a própria Maidy, extremamente bombástico, O Diário de uma Desastrada é um livro encantador que seduz o leitor desde suas primeiras páginas. Não é nenhuma surpresa que a autora consiga nos prender a cada nova aventura de sua protagonista, principalmente quando notamos o carinho embutido em cada palavra aqui depositada. A grande verdade é que acabamos a obra com um gostinho de quero mais, o que é um ótimo sinal para uma saga que estamos apenas conhecendo.

“Infortúnios rastejarão pelas folhas úmidas de Florentia quando a segunda luz brilhar no céu”

 

Ficha Técnica
  Livro 1 – O Diário de uma Princesa Desastrada

Nome: O Diário de uma Princesa Desastrada

Autor: Maidy Lacerda

Editora: Planeta

Skoob

Preso em um espaço temporal, e determinado a conseguir o meu diploma no curso de Publicidade decidi interagir com o grande público e conseguir o máximo de informações para minhas pesquisas recentes além, é claro, de falar das coisas que mais gosto no mundo de uma maneira despreocupada e divertida. Ainda me pergunto se isso é a vida real ou apenas uma fantasia e como posso tomar meu destino nas minhas mãos antes que seja tarde demais...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *