Nota
“Bruce fez a gentiliza de oferecer ao homem um sorriso. Sabia que era fotogênico. Alto e magro, os olhos azuis-escuros feito duas safiras, o cabelo preto para trás num penteado irretocável, terno sob medida, sapatos lustrosos.”
Bruce Wayne acabou de completar 18 anos e está pronto para receber a fortuna de sua família e o controle das indústrias Wayne, mas, após fugir de sua festa de aniversario, ele presencia uma atentado acontecendo e resolve intervir, ajudando a policia sem permissão. Bruce acaba causando um acidente que possibilita que a policia capture um dos membros da Criaturas da Noite, uma gangue de criminosos que aterroriza Gotham ao matar bilionários e destruir toda o legado deixado por eles.
O fato de ele se envolver, impulsivamente e sem permissão, na perseguição resulta numa condenação a prestar serviço comunitário no Asilo Arkham, uma mescla de prisão e hospital psiquiátrico onde estão detidos os criminosos mais desequilibrados da cidade. É lá que ele acaba cruzando com a misteriosa garota do subsolo, uma prisioneira que está sempre sendo interrogada pela policia e sempre calada, a garota que nunca contou nada a policia, até que tudo muda quando ela resolve falar com o faxineiro (Bruce) e joga o garoto numa investigação e num jogo de gato e rato psicológico.
“Bruce tentou repelir as imagens dos três assassinatos que Draccon mostrara. Se quisesse de fato colaborar com a investigação, se quisesse mesmo aprender sobre justiça, precisava ser capaz de enfrentar a escuridão.”
O livro traz muitos traços que lembra a série Gotham, talvez até estejamos vendo uma trama que se passe entre Gotham e os diversos filmes/series/livros/quadrinhos do Batman. Ao decorrer do livro vamos pouco a pouco vendo o homem morcego se espalhar por dentro do jovem bilionário e vagarosamente seu lado herói despertar. Mas outro grande ponto do livro é a forma como ele age na desconstrução de vilões, principalmente em 3 focos.
O primeiro é Harvey Dent, o melhor amigo de Bruce, que sofre nas mãos de um pai bêbado que o bate e, para o mais chegados nos grandes nomes da DC, irá futuramente se tornar o Duas-Caras, e dessa forma vamos vendo o jovem que foi tragado pelo sistema até virar um vilão; o segundo vilão da trama é Richard Price, amigo de infância de Bruce que se afastou com o tempo e acaba protagonizando grandes antagonismos com o jovem bilionário, Richard é filho do prefeito e vê em Bruce tudo que o seu pai ama e tudo que ele não é capaz de ser, vive sendo diminuído pelo seu pai, que ama Bruce, e sente um ódio gigantesco pelo garoto.
“Pela primeira vez Madeleine parecia tão desnorteada quanto ele. Ela se afastou, franziu o cenho e tentou se recompor. Sua habitual postura calma estava abalada.
– Eu escolhi ir pro Arkham – respondeu ela, por fim – Mas não previ que o conheceria lá.”
Mas a grande vilã da trama é Madeleine Wallace, que provavelmente é uma das lideres das Criaturas da Noite, ela tem tanto em comum com Bruce que acaba entrando facilmente na mente dele. Mas o que é verdade e o que é palavras jogadas para manipular Bruce? Madelaine parece muito lembrar a Harley Quinn, ela é tão mansa e quieta mas com palavras precisas e invasivas, há momentos que vemos claramente o quanto Marie Lu bebeu em Hannibal Lecter, principalmente quando vamos vendo as conversas de Madie e Bruce, vendo a garota dar as pistas a Bruce ao mesmo tempo que o faz falar de si mesmo, se tornar cada vez mais incontrolável e mais indeciso, sem saber em quem confiar ou o que fazer. Uma vilã que é tão maléfica quanto é doce, que é tão psicopata quanto é carinhosa e é tão criminosa quanto é inocente.
O livro foi lançado em nossas terras pelas mãos da Arqueiro, que trás uma historia pré origem do Cavaleiro das trevas, a segunda lenda da DC, um ano após conhecermos mais sobre a Princesa Guerreira, Diana Prince, e temos uma capa estupenda, onde vemos um Bruce de 18 anos próximo ao simbolo do herói que um dia ele será, um simbolo que foi desenhado de uma forma que vemos ainda o reflexo das perigosas ruas de Gotham em seu interior. O livro foi escrito por Marie Lu, autora da Saga Legends, e tem uma escrita alucinante, que nós faz querer devorar as paginas e saber qual o próximo passo de Madeleine e sua gangue, até onde a garota vai conseguir entrar na cabeça de Bruce e quão dificil é se segurar para não shippar o bilionário e a prisioneira.
“Era a detetive Draccon, acompanhada de um homem que Bruce não conhecia. […]
– Oi, Bruce – disse ela, meneando a cabeça para o homem ao seu lado – Esse é o detetive James Gordon.”
Ficha Técnica |
Livro 2 – Lendas da DC Nome: Batman: Criaturas da Noite Autor: Marie Lu Editora: Arqueiro |
Skoob |
Icaro Augusto
Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.