Host Indica | Monstros do ID [TMJ #15, # 16 e #17]

Num mundo além do nosso, onde monstros perigosos vivem, um lugar cheio de seres que possuem uma poderosa ligação forte com as pessoas do nosso mundo, Akanin escuta o chamado para emergir à terra, o monstro pessoal de uma de uma famosa garota do Limoeiro e que se torna a primeira peça para um assustador plano envolvendo toda a Turma. No decorrer da trama vamos conhecendo mais a fundo quem Akanin é, sendo facilmente classificado pelo Professor Licurgo como um Monstro do ID, uma expressão materializada dos maiores defeitos dos seres humanos. Akanin chega ao Limoeiro pronto para desestabilizar psicologicamente sua humana, a Mônica, tendo nascido como materialização daquela pequena parte egoísta da protagonista, a que é brigona e está sempre sendo exposta perto do Cebola.

Aos poucos vamos avançando no enredo, que nos levar a conhecer mais sobre o mundo de onde os Monstros do ID surgem, nos apresentando Soranin, que personifica a manipulação de Cebola, Kainin, que personifica o medo de Cascão, o ID da Magali, que não têm seu nome revelado e personifica a fome da garota, além do grande vilão do arco, o Dr. Bikkuri, que se torna o chefe dos Monstros do ID e deseja levar os ID’S a dominarem a mente dos seres humanos. Aos poucos vamos conhecendo mais a fundo os medos de cada personagem e a forma como cada um aprende a controla-los, sendo a edição 17 a mais tocante, ao nos mostrar a batalha de Magali contra seu ID, uma das cenas mais gratificante e reflexivas do arco, que nós faz perceber o quanto a garota é forte e o quanto a batalha mais significante não é aquela em que temos que subjugar nossos defeitos mas sim aquela onde precisamos aprender a conviver com eles.

A trama, que foi criada pelo próprio Mauricio de Sousa em conjunto com sua filha Marina Takeda e Sousa e o roteirista Marcelo Cassaro, se desenvolve por três edições de forma a se tornar um dos arcos mais famosos da Turma da Mônica Jovem, sendo lançados de Outubro a Dezembro de 2009 e focando fundo na psicanálise dos personagens mais famosos do universo TMJ. É incrível como o trio conseguiu criar uma história tão concisa que, ao mesmo tempo que trata de um tema tão profundo, consegue se tornar tão dinâmica a ponto de beber das temáticas “Mahō shōjo” “Super Sentai” ao usar os Monstros do ID para ser aprisionáveis em cards e criar roupas coloridas e dar poderes aos seus portadores, criando uma ligação entre os IDs e seus humanos e os tornando capazes de lutar contra o Dr. Bikkuri.

Outro ponto de grande destaque na edição são os trabalhos de ilustração de Mauro Souza e Zazo Aguiar e da colorização de Jae Hyung Woo, que além de criar feições espetaculares para os Monstros de ID, criando conceitos de originalidade nas aparências, conexões com elementos e poderes, o grupo ainda foi capaz de criar cores capazes de destacar os cenários do subconsciente e dos monstros, até para nos permitir diferenciar mais facilmente os efeitos dos poderes dos Monstros dentro das artes preto e branco que já são comuns ao editorial, e até nos facilitando identificar os verdadeiros personagens e as transmutações dos IDs para fingir ser eles. No fim, a brincadeira de jogar artes vermelhas e/ou azuis em algumas imagens e cenários mostra todo um cuidado especial para tornar a experiencia ainda mais intuitiva.

Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.

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