Análise | Pocket Ants: Colony Simulator

Nota
3.5

Lançado pela Ariel Software em 28 de junho de 2020, Pocket Ants é um novo tipo de jogo, um simulador de formigueiro, onde você assume o papel de uma formiga operaria e passa a comandar as operações dentro do seu próprio formigueiro, colhendo recursos, desenvolvendo sua colônia, protegendo sua moradia, invadindo formigueiros de outros jogadores, disputando espaço com as formigas vermelhas e capturando criaturas para escravizar.

OBS.: Análise feita com base na versão 0.0538 para Android.

 

ENREDO – APRENDENDO COM O DOUTOR ZANY

Um novo formigueiro surgiu, e cabe a você gerenciar sua nova moradia. Com a ajuda do Dr. Zany, um bem conceituado entomologista (zoólogo especialista no estudo de insetos), você precisa aprender todo o funcionamento desse novo formigueiro, sendo preparado para criar uma colônia que cresça cada vez mais, tenha uma gigantesca reserva de mantimentos e crie um exercito capaz de, dia após dia, atacar os formigueiros vizinhos para garantir sua segurança, mais recursos, e mais feromônios (item que ajuda na busca por criar uma poderosa defesa de criaturas).

GRÁFICOS – UMA BELA VARIEDADE DE CRIATURAS

Fica claro que, apesar de ter uma construção extremamente simples, o jogo investiu bem nos detalhes dos seus poucos ‘objetos’, os cogumelos são simples porém visualmente agraveis, as suas formigas (pretas) são bem definidas visualmente, deixando clara a diferença estrutural entre as operarias e as soldados, além de o jogo trabalhar bem com as cores, dando um tom acinzentado característico à formiga-jogador, e criando pequenas variações de cores para o avermelhado (das formigas vermelhas), o azulado (das formigas dos jogadores que atacamos) e até para as formigas de fogo (que surgem no decorrer do jogo e possuem uma estrutura diferente e uma coloração amarelada). Além das formigas, o jogo ainda conta com as criaturas, insetos de outras especies que podem ser escravizados para reforçar seu exército, mais especificamente 12 especies de insetos, que vão desde a comum Tarântula até o raro Besouro Rinoceronte.

AMBIENTAÇÃO – UM DESCAMPADO BEM HABITADO

O cenário em volta do formigueiro é bem comum, é um simples descampado sem muitos atrativos a não ser as fontes de folhas, sementes e pulgões que surgem esporadicamente pelo cenário, para que você coordene suas operárias para minerar. Além dos recursos, há a colônia de formigas vermelhas, que surge em um ponto fixo do seu mapa e, a cada novo dia, fica ressurgindo naquele mesmo ponto, e as criaturas, que surgem em algum lugar aleatório do mapa a cada 24 horas ou quando se usa o feromônio para convocar um deles. Dentro do formigueiro o cenário é ainda mais simples, há as câmaras, que são unicamente usadas para armazenar seus recursos reunidos, além da Câmara de Processamento, onde as folhas são convertidas em fungos para alimentar a rainha (sendo usada para gerar novas trabalhadoras ou soldados) e que a cada novo nível de upgrade garante uma população cada vez maior de operárias.

SOM – O SILÊNCIO DA NATUREZA

Muitos acreditam que a natureza possui um silêncio quase absoluto, e talvez esse tenha sido o pensamento que levou o jogo a focar num ambiente completamente sem trilhas, somos colocados em um mundo onde nada externo irá interferir, com um foco único em sons que indiquem ataques e cliques, deixando de lado completamente a trilha sonora. Esse vazio pode ser sentido facilmente pelos mais atentos, justamente por não haver aquela sensação de envolvimento do jogo, que nos preenche com sua trilha e nos instiga a jogar, uma possivel melhoria que poderia ser feita mais adiante, como a inclusão do som do vento ou de passos sobre o descampado, nos deixando mais imersos na vida selvagem de ser uma formiga.

JOGABILIDADE – SEU DEDO É SEU CONTROLE

O jogo inteiro é controlado através de clicks, você pode usar seus dedos arrastando na tela para controlar o movimento da formiga-jogador ou simplesmente clicar, o mesmo é feito com as outras funções de jogo. Em Colônia, você pode controlar os níveis de cada uma das câmaras do seu formigueiro; em Trabal., você controla a quantidade de operarias que devem se dedicar a cada uma das funções de manutenção do formigueiro; em Missões, você consegue monitorar os achievements que o jogo disponibiliza, buscando cumprir os objetivos para ganhar algumas recompensas de recursos; em Exército, você controla a criação de formigas soldados e do exercito de criaturas, podendo fusiona-las para criar escravos mais fortes; em Batalha, é possivel montar uma defesa para proteger seu formigueiro dos ataques inimigos, além de buscar colônias de outros jogadores para invadir; e na Loja de Melada, é possivel comprar alguns bônus para sua aventura, seja aumentando a velocidade de suas formigas ou melhorando a capacidade de seus soldados.

EXTRAS – COLECIONE CRIATURAS

Para os que começarem a cansar da jogabilidade comum, há sempre aquele objetivo paralelo que demanda tempo e esforço, que surge para motivar a continuar jogando. Em Pocket Ants, o objetivo é completar a coleção das 12 espécies de criaturas capturadas, que leva o jogador a buscar juntar o máximo de feromônios, na tentativa de poder enfrentar mais de uma criatura por dia, e tentar capturar Tarântula, Escorpião, Louva-a-deus, Besouro Rinoceronte, Besouro Bombardeiro, Besouro Tigre, entre outros.

CONCLUSÃO – UM FORMIGUEIRO INCANSÁVEL

Pocket Ants é claramente um jogo extremamente promissor, ele consegue, de uma forma bem agradável, construir uma experiencia que praticamente pode ser definida como um “RPG de formigas” muito interessante. Durante a jogatina, somos levados a fazer parte de um formigueiro, o construindo do zero e nos orgulhando a cada avanço e a cada vitória que alcançamos com nossos soldados, mas, depois de uma primeira impressão que nos fascina, começamos a ver pequenas falhas. Não é que o jogo seja ruim, mas que ele é pouco otimizado, tendo algumas melhorias a fazer e podendo se agarrar ao seu enorme potencial a ser explorado, criando um lampejo de esperança quando vemos que há um enorme esforço dos desenvolvedores, que demandam bastante energia para criar a melhor experiencia para seus usuários, que já se fascinam desde o inicio com a forma inteligente como tudo está sempre em movimento, o que nos leva a pensar quão maravilhoso o jogo pode ficar quando chegar em sua versão final.

Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.

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