Geek Curioso | Teru Teru Bozu, os bonecos que trazem o sol

Como muitos sabem, o Japão é um lugar habitado por diversos amuletos, e esses itens comuns à cultura nipônica acabam sendo presentes também em diversas mídias da cultura pop, como jogos, mangás e animes, justamente por serem representações da cultura desse país, e é justamente sobre um desses amuletos que iremos falar hoje: os Teru Teru Bozu, bonecos que atraem o sol.


 

O Teru Teru Bōzu (てるてる坊主), ou Teru Teru Bozu, é muito chamado pelas crianças de “brilha, brilha amiguinho”, seu nome vem de Teru, que significa “brilhar” e Bozu, que é uma palavra usada para se referir à cabeça careca de um monge budista. Esse amuleto é normalmente feito com papel ou pano branco e pendurado nas janelas para, segundo as superstições, pedir por dias ensolarados. Esses itens são simples justamente por ser normalmente feitos pelas crianças, como se fosse uma simpatia para que no dia seguinte não chova, normalmente feita quando está chovendo ou quando tem algum evento importante no dia seguinte. Acredita-se que esse costume surgiu por conta de os não deixarem as crianças brincarem na chuva, e hoje em dia ele é usado até antes de gincanas escolares, afinal uma chuva dificultaria ou até cancelaria muitas das atividades.

Esse amuleto normalmente é muito usado durante o Tsuyu, época japonesa que dura de junho a julho, é muito chuvosa e deixa o verão local mais calorento e úmido, é uma época que muitos não gostam por conta de seu clima imprevisível, o aumento do calor e a umidade crescente. O amuleto também é usado para o efeito oposto, quando os dias estão muito quentes e secos, é possivel pendurar o Teru Teru Bõzu de ponta cabeça ou faze-lo com tecido preto, o que, segundo as crenças, fará que venha chuva no dia seguinte. Há uma lenda sobre a origem do amuleto, onde se conta que um monge budista ajudava os agricultores realizando preces para que não houvesse chuvas fortes, pois isso destruía as plantações, mas um certo dia, quando não conseguiu trazer o dia ensolarado, a população acabou o matando e cortando sua cabeça, os aldeões então envolveram sua cabeça em um pano branco e a penduraram para desejar bom tempo no dia seguinte, por conta disso existe o costume de, quando o amuleto não funciona, cortar a cabeça do Teru Teru Bõzu com uma tesoura.

Outra lenda conta que o amuleto é inspirado na deusa chinesa So-Chin-Nyan, que costumava varrer as nuvens do céu trazendo dias ensolarados à população, o que fez com que os chineses começassem a fazer bonecas com papel branco, roupas vermelhas e vassouras de palha para pendurá-las na janela para pedir por dias claros. Há também quem acredite que ele é baseado nos Hiyoribo, um tipo de yokai das montanhas que trazem dias ensolarados e não podem ser vistos em dias chuvosos. Depois de fazer o boneco, há total liberdade para se desenhar o rosto dos bonecos, criando feições sérias, fofas, engraçadas ou até assustadores, tem até quem faça o boneco com feições de personagens ou animais, a liberdade fica solta nesse momento, mas uma das regras é que, como o boneco representa monges budistas, nunca se deve desenhar cabelos, ele sempre deve ser careca. Outro detalhe é que, caso a simpatia realmente funcione, o boneco deve ter sua cabeça molhada com saquê, como agradecimento pelo amuleto ter usado seu forte poder que faz com que haja tempo bom. Em 1921, o músico japonês Shinpei Nakayama criou uma cantiga do Teru Teru Bõzu, que até os dias atuais é muito popular entre as crianças:

Teru-teru-bozu, teru bozu
Ashita tenki ni shite o-kure
Itsuka no yume no sora no yo ni
Haretara kin no suzu ageyo
Teru-teru-bozu, teru bozu
Ashita tenki ni shite o-kure
Watashi no negai wo kiita nara
Amai o-sake wo tanto nomasho
Teru-teru-bozu, teru bozu
Ashita tenki ni shite o-kure
Sorete mo kumotte naitetara
Sonata no kubi wo chon to kiru zo

Teru-teru-bozu, teru bozu
Faça amanhã um dia ensolarado
Como o céu de um sonho que tive
Se estiver sol eu te darei um sino dourado
Teru-teru-bozu, teru bozu
Faça amanhã um dia ensolarado
Se meu sonho se tornar realidade
Nos beberemos muito vinhos doces feitos de arroz
Teru-teru-bozu, teru bozu
Faça amanhã um dia ensolarado
Mas se chover você estará chorando
Então eu cortarei a sua cabeça com a tesoura

Essa é uma das simpatias nipônicas mais comuns de serem vistas em produções asiáticas, mesmo que muitas vezes passem despercebidas aos olhos do público, principalmente por essas produções se focarem mais no enredo do que em explicar as tradições, por conta disso é tão essencial termos uma pausa agora para agregar vendo alguns animes, jogos e filmes onde temos a aparição dos Teru Teru Bozu. Em Genshin Impact temos a Vila Konda, uma das vilas de Inazuma (que é inspirada no Japão), onde podemos ver bonecos Teru Teru Bozu pendurados nas portas. Na franquia Doraemon, é possivel ver um Teru Teru Bozu entre os utensílios do Doraemon, um utensilio que ele usa para parar a chuva. O objeto aparece em uma cena do clássico Detective Conan. O amuleto é usado de cabeça para baixo (para fazer chover) por Kaguya Shinomiya em uma cena de Kaguya-sama: Love is War.

Na edição “Briga Entre Irmãos“, da Turma da Mônica Jovem, Mônica e Magali ficam presos na casa de Nimbus e DC durante uma chuva, e os irmãos acabam ensinando as meninas sobre o poder do Teru Teru Bozu. Em Gudetama Tap! é possível cozinhar, como uma das receitas disponíveis, um Teru Teru Bozu. Em Fairy Tail, Juvia carrega consigo um Teru Teru Bozu, em sua roupa, para tentar afastar uma maldição de chuva caia sobre si. Em uma cena de K-On!, é possivel ver Yui Hirasawa fazendo um exemplar do boneco. Em Non Non Biyori, há um capitulo onde Renge Miyauchi se fantasia de Teru Teru Bozu. Os bonequinhos apareceram em cenas de Miss Kobayashi’s Dragon Maid. O amuleto também aparece em Kill Me Baby e em Shinryaku! Ika Musume. No filme malasiano Weathering With You é possivel ver um guarda-chuva cheio de Teru Teru Bozu. O livro Turma da Mônica – Lendas Japonesas conta, entre outras, a história do Teru Teru Bozu. Segundo Otsuka, ilustrador da novel Re:Zero, a personagem Pandora tem seu design inspirado no visual dos Teru Teru Bozu.

Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *