Nota
A dupla mais improvável dos cartoons terá que se manter unida e em total sintonia para salvar o mundo de uma grande ameaça, mas como Patolino e Gaguinho chegaram nessa situação? Patolino e Gaguinho cresceram juntos, criados como irmãos pelo fazendeiro Jim, que deu todo o amor do mundo para os dois na sua fazenda. Mas um dia, o fazendeiro se foi e nunca mais voltou, porém deixando com seus meninos a sua casa para eles morarem e tomarem conta. Já adultos, os dois vivem numa bagunça e, ao se preparar para a inspeção mensal das condições da sua casa, eles percebem que seu telhado está com um enorme e misterioso buraco, o que leva a inspetora a lhes darem 10 dias para consertar a sua casa, senão a prefeitura irá demoli-la. Desesperados e sem dinheiro, Gaguinho resolve começar vários empregos junto de Patolino, na esperança de reunir o dinheiro da reforma do telhado, mas a dupla de desastrados não conseguem se manter em nenhum emprego. Já sem esperanças, Gaguinho conhece Petunia, uma bela porquinha que trabalha como cientista de sabores para a fábrica de chicletes, que é o patrimônio da cidade, e após conversar com ela, ela lhes oferece um emprego como operários da fábrica enquanto ela tenta descobrir um sabor perfeito para os chicletes, já que a empresa sempre fabrica o mesmo sabor. Mas nem tudo será flores nesse novo emprego, quando Patolino começa a desconfiar que alguma coisa estranha está acontecendo.
Looney Tunes – O Filme: O Dia Que A Terra Explodiu é uma divertida história Looney Tunes com os amados personagens Gaguinho e Patolino, que irão aprontar todas as trapalhadas para tentar salvar o mundo. Dirigido por Peter Browngardt, diretor que tem vasta experiência com cartoons como Futurama, As Trapalhadas de Flapjack e, sobretudo, diversos cartoons da franquia Looney Tunes, o filme é uma produção que deu início em 2019, anteriormente pensada em ser lançada para a plataforma MAX, mas que, após o sucesso do filme no festival de filmes de animação da Annecy International, os produtores enfim decidiram lançar nos cinemas. O filme, que já arrecadou 15 milhões de dólares ao redor do mundo, é uma boa surpresa para a franquia, mostrando que seus personagens ainda fazem sucesso para atrair o público para prestigiar suas histórias, mas sobretudo por apontar que os Looney Tunes ainda se mantêm relevantes.
Por ser um filme pensado para o streaming, o filme segue com uma estética dos cartoons mais recentes, como em O Show de Looney Tunes, mas agora com um orçamento visivelmente maior, elevando a qualidade da animação para um longa-metragem. Apesar da qualidade às vezes flutuar no final do filme, é inegável a disparidade de qualidade na animação, principalmente em cenas dinâmicas e pelos cenários fantasiosos digno de uma boa ficção científica. Apesar de trazer uma dupla recorrente dos cartoons, Gaguinho e Patolino estão com uma dinâmica completamente diferente nesse novo filme. Mesmo mantendo sua energia caótica, Patolino se mantém em muito mais sinergia com o seu amigo, e agora nesse filme também irmão, que em desenhos clássicos, onde o Gaguinho servia muito mais como motivos para as piadas do Patolino. Mas a maior surpresa é o protagonismo que o Gaguinho recebeu, sendo poucas vezes que ele assumiu esse papel de principal, tendo inclusive um par romântico, com a personagem super carismática da porquinha Petunia, o personagem se mostra super carismático também, para acompanhar seus companheiros de cena.
Looney Tunes – O Filme: O Dia Que A Terra Explodiu reinventa os clássicos cartoons do Looney Tunes, um pouco mais renovado para se adaptar para o público mais novo de hoje em dia, mas sem abrir mão da nostalgia que envolve o mundo de Looney Tunes. Com uma animação de qualidade superior a de episódios corriqueiros de cartoons, a história cheia de humor e fantasia traz à tona os personagens Gaguinho e Patolino para um contexto mais contemporâneo, abordando diversos temas como amizade, confiança e auto aceitação. Os personagens ganham uma nova dinâmica, passando a ser irmãos nessa ficção científica, onde eles não ficam apenas se digladiando entre si, passando por uma boa evolução dos personagens, não só para a trama, mas também pela nova representação de cada um, onde o Gaguinho assume um protagonismo nunca visto antes, sendo mais assertivo e menos alívio cômico, e o Patolino que se mostra mais empático e menos egoísta, o que também dá um toque emocional para a história. O novo filme de Looney Tunes é uma boa oportunidade para reunir fãs antigos e novos com um filme divertido para toda a família.